O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holzhausen, Natasha Gallinari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251199
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, um estudo documental que tem por objetivo comparar o Currículo do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista, especificamente nos conteúdos que se relacionem com a temática de esportes e para a etapa de ensino dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Inicialmente aborda-se a trajetória histórica da construção dos currículos seguida da contextualização do esporte na Educação Física Escolar e seus processos de curricularização, para posteriormente analisar a indicação de conteúdo, habilidades a serem desenvolvidas e conceito de avaliação presentes na estrutura destes dois documentos curriculares estaduais. Os resultados apresentaram diferenças de estrutura, conteúdo e orientação relacionados à Cultura Corporal de Movimento e às dimensões do conteúdo e do conhecimento. O valor deste estudo se expressa em perceber como tais diferenças implicam em contribuições a área e para que os professores atribuam maior significado e afinidade com os currículos e políticas públicas de educação, proporcionando maior alinhamento das atividades em aula com propostas pedagógicas que priorizem o desenvolvimento integral do aluno e que utilizem do conteúdo de esportes para o ensino.
id UNSP_f96e886cce62ac37f8c8fed2131cfe93
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251199
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulistaSports teaching in physical education: an analysis between the curriculum of the state of São Paulo and the paulista curriculumCurrículoSão PauloEducação Física EscolarEnsino FundamentalEsporteEducaçãoCurriculumEducationSchool Physical EducationElementary SchoolEsta é uma pesquisa qualitativa, um estudo documental que tem por objetivo comparar o Currículo do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista, especificamente nos conteúdos que se relacionem com a temática de esportes e para a etapa de ensino dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Inicialmente aborda-se a trajetória histórica da construção dos currículos seguida da contextualização do esporte na Educação Física Escolar e seus processos de curricularização, para posteriormente analisar a indicação de conteúdo, habilidades a serem desenvolvidas e conceito de avaliação presentes na estrutura destes dois documentos curriculares estaduais. Os resultados apresentaram diferenças de estrutura, conteúdo e orientação relacionados à Cultura Corporal de Movimento e às dimensões do conteúdo e do conhecimento. O valor deste estudo se expressa em perceber como tais diferenças implicam em contribuições a área e para que os professores atribuam maior significado e afinidade com os currículos e políticas públicas de educação, proporcionando maior alinhamento das atividades em aula com propostas pedagógicas que priorizem o desenvolvimento integral do aluno e que utilizem do conteúdo de esportes para o ensino.This is a qualitative research, a documentary study that aims to compare the Currículo do Estado de São Paulo and Currículo Paulista, making cuts for contents related to sports and for the teaching stage of the final years (6th to 9th grade) of elementary school. At first, historical trajectory of curricular construction is approached, followed by contextualization of sport in school physical education and its curricularization processes, after that it analyze the indication of content, skills to be developed and the concept of evaluation present in the structure of these two state curricular documents. The results showed differences in structure, content and orientation related to the Body Culture of Movement and the dimensions of content and knowledge. The value of this study is expressed in realizing how such differences imply contributions to the area and for teachers to attribute greater meaning and affinity with the curricula and public education policies, providing greater alignment of classroom activities with pedagogical proposals that prioritize student integral development by using sports content for teaching.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lilian AparecidaHolzhausen, Natasha Gallinari2023-11-01T18:18:59Z2023-11-01T18:18:59Z2023-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHolzhausen, Natasha Gallinari. O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo do estado de São Paulo e o currículo paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-18T17:26:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251199Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:40.323439Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
Sports teaching in physical education: an analysis between the curriculum of the state of São Paulo and the paulista curriculum
title O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
spellingShingle O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
Holzhausen, Natasha Gallinari
Currículo
São Paulo
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Esporte
Educação
Curriculum
Education
School Physical Education
Elementary School
title_short O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
title_full O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
title_fullStr O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
title_full_unstemmed O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
title_sort O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
author Holzhausen, Natasha Gallinari
author_facet Holzhausen, Natasha Gallinari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lilian Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Holzhausen, Natasha Gallinari
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
São Paulo
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Esporte
Educação
Curriculum
Education
School Physical Education
Elementary School
topic Currículo
São Paulo
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Esporte
Educação
Curriculum
Education
School Physical Education
Elementary School
description Esta é uma pesquisa qualitativa, um estudo documental que tem por objetivo comparar o Currículo do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista, especificamente nos conteúdos que se relacionem com a temática de esportes e para a etapa de ensino dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Inicialmente aborda-se a trajetória histórica da construção dos currículos seguida da contextualização do esporte na Educação Física Escolar e seus processos de curricularização, para posteriormente analisar a indicação de conteúdo, habilidades a serem desenvolvidas e conceito de avaliação presentes na estrutura destes dois documentos curriculares estaduais. Os resultados apresentaram diferenças de estrutura, conteúdo e orientação relacionados à Cultura Corporal de Movimento e às dimensões do conteúdo e do conhecimento. O valor deste estudo se expressa em perceber como tais diferenças implicam em contribuições a área e para que os professores atribuam maior significado e afinidade com os currículos e políticas públicas de educação, proporcionando maior alinhamento das atividades em aula com propostas pedagógicas que priorizem o desenvolvimento integral do aluno e que utilizem do conteúdo de esportes para o ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01T18:18:59Z
2023-11-01T18:18:59Z
2023-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Holzhausen, Natasha Gallinari. O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo do estado de São Paulo e o currículo paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251199
identifier_str_mv Holzhausen, Natasha Gallinari. O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo do estado de São Paulo e o currículo paulista. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129563678474240