Escolha profissional: aspectos valorativos do processo de decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Rela__o_Universidade-Mundo_do_Trabalho/Trabalho11.htm http://hdl.handle.net/11449/148147 |
Resumo: | Pudemos constatar, em nossas pesquisas anteriores, que o adolescente chega ao final do processo de escolha da profissão quando tem clareza dos determinantes; quando pode suportar a ambigüidade do futuro, sabendo reconhecer que o futuro é incerto; quando puder tolerar as frustrações implícitas no processo da escolha; quando puder resolver conflitos; quando for capaz de postergar ou graduar a ação que envolve basicamente a dinâmica do seu tempo interno e, por fim, quando puder tolerar a ansiedade provocada pelo processo a que está submetido. Embora consideremos que a ideologia familiar tem um peso significativo na estruturação ocupacional do indivíduo, entendemos que o processo decisório, construído desde o processo de socialização primária, possui aspectos que ainda não foram devidamente pesquisados. Portanto, os fatores que intervêm no desenvolvimento da capacidade que o sujeito tem para decidir entre as várias escolhas, tendo em vista as exigências sociais, e em especial, as mudanças estruturais na família, devem ser investigados. Portanto é importante verificar como o indivíduo se organiza para enfrentar essa decisão - que é concebida como sendo a mais importante de sua vida - que advém da forma como se constrói o processo decisório, a partir dos aspectos valorativos das múltiplas influências e determinismos. A partir dos indicadores de que a decisão é um processo pelo qual o indivíduo passa, tendo por base as relações que estabelece com o meio social, e, que muito embora na sua aparência seja interpretado como algo individual, porque é declarado pelo indivíduo, entendemos que a decisão é social já que o indivíduo, em sua essência, é o conjunto das relações sociais. Dada a multiplicidade de fatores que intervêm no processo decisório, tivemos de definir alguns de nossos objetivos e parâmetros que norteiam a pesquisa-ação. Objetivando, fundamentalmente, investigar alguns dos fatores que condicionam ou interferem na tomada de decisão para a escolha do curso em nível de 3º grau, que caracterizamos como aspectos valorativos, tivemos aqui de delimitar algumas questões norteadoras do presente estudo. Portanto é necessário delinear algumas diretrizes para o procedimento da coleta de informações que dêem sustentação à hipótese principal deste estudo. Temos clareza, a partir dos estudos realizados, de que há uma série de determinantes internos e externos que interferem na escolha da profissão. Portanto, o que buscamos avaliar tem como premissa o fato de que o processo decisório, que culmina na escolha de um curso superior ou profissão, só pode ocorrer à medida em que o adolescente possa tolerar frustrações, lidar com as tensões, ansiedades e ambigüidades próprias deste momento de suas vidas. Pelo fato de considerarmos a multiplicidade de fatores, centramos nosso estudo basicamente naqueles que advêm da relação que os sujeitos da pesquisa estabelecem com a escola, a família e a sociedade em que vivem. Entendendo que a maior ou menor capacidade para tomar decisões está intimamente relacionada ao processo de construção, pelo adolescente, de sua própria identidade*, naturalmente poderemos investigar apenas aspectos parciais da inter-relação acima mencionada. Considerando, em hipótese, que os aspectos psicossociais familiares e a vivência escolar, vinculados à incorporação de valores, poderão estar interferindo na maior ou menor capacidade do sujeito tomar decisões relativas à escolha da profissão, será importante verificar: a- quais fatores psicossociais familiares podem ser considerados como relevantes no desenvolvimento ou inibição da capacidade decisória dos indivíduos? b- que aspectos valorativos incorporados durante a vivência escolar dos sujeitos estariam associados à busca ou não da realização e do desenvolvimento da auto-confiança relativos à escolha de curso ou projeto de carreira? c- considerando que os sistemas de valores construídos nas relações familiares e vivências escolares são reflexos daqueles existentes na sociedade, é possível que se promovam mudanças de atitudes, a partir da modificação no sistema de valores? A intervenção proposta deverá permitir que se trace um quadro no qual se possa identificar o sistema de valores advindos da estrutura familiar e da vivência escolar bem como a inclusão de novos conceitos visando a modificação no sistema de valores que estão associados à insegurança no processo decisório. |
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Portanto, os fatores que intervêm no desenvolvimento da capacidade que o sujeito tem para decidir entre as várias escolhas, tendo em vista as exigências sociais, e em especial, as mudanças estruturais na família, devem ser investigados. Portanto é importante verificar como o indivíduo se organiza para enfrentar essa decisão - que é concebida como sendo a mais importante de sua vida - que advém da forma como se constrói o processo decisório, a partir dos aspectos valorativos das múltiplas influências e determinismos. A partir dos indicadores de que a decisão é um processo pelo qual o indivíduo passa, tendo por base as relações que estabelece com o meio social, e, que muito embora na sua aparência seja interpretado como algo individual, porque é declarado pelo indivíduo, entendemos que a decisão é social já que o indivíduo, em sua essência, é o conjunto das relações sociais. Dada a multiplicidade de fatores que intervêm no processo decisório, tivemos de definir alguns de nossos objetivos e parâmetros que norteiam a pesquisa-ação. Objetivando, fundamentalmente, investigar alguns dos fatores que condicionam ou interferem na tomada de decisão para a escolha do curso em nível de 3º grau, que caracterizamos como aspectos valorativos, tivemos aqui de delimitar algumas questões norteadoras do presente estudo. Portanto é necessário delinear algumas diretrizes para o procedimento da coleta de informações que dêem sustentação à hipótese principal deste estudo. Temos clareza, a partir dos estudos realizados, de que há uma série de determinantes internos e externos que interferem na escolha da profissão. Portanto, o que buscamos avaliar tem como premissa o fato de que o processo decisório, que culmina na escolha de um curso superior ou profissão, só pode ocorrer à medida em que o adolescente possa tolerar frustrações, lidar com as tensões, ansiedades e ambigüidades próprias deste momento de suas vidas. Pelo fato de considerarmos a multiplicidade de fatores, centramos nosso estudo basicamente naqueles que advêm da relação que os sujeitos da pesquisa estabelecem com a escola, a família e a sociedade em que vivem. Entendendo que a maior ou menor capacidade para tomar decisões está intimamente relacionada ao processo de construção, pelo adolescente, de sua própria identidade*, naturalmente poderemos investigar apenas aspectos parciais da inter-relação acima mencionada. Considerando, em hipótese, que os aspectos psicossociais familiares e a vivência escolar, vinculados à incorporação de valores, poderão estar interferindo na maior ou menor capacidade do sujeito tomar decisões relativas à escolha da profissão, será importante verificar: a- quais fatores psicossociais familiares podem ser considerados como relevantes no desenvolvimento ou inibição da capacidade decisória dos indivíduos? b- que aspectos valorativos incorporados durante a vivência escolar dos sujeitos estariam associados à busca ou não da realização e do desenvolvimento da auto-confiança relativos à escolha de curso ou projeto de carreira? c- considerando que os sistemas de valores construídos nas relações familiares e vivências escolares são reflexos daqueles existentes na sociedade, é possível que se promovam mudanças de atitudes, a partir da modificação no sistema de valores? A intervenção proposta deverá permitir que se trace um quadro no qual se possa identificar o sistema de valores advindos da estrutura familiar e da vivência escolar bem como a inclusão de novos conceitos visando a modificação no sistema de valores que estão associados à insegurança no processo decisório.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP]2017-01-18T15:46:02Z2017-01-18T15:46:02Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Rela__o_Universidade-Mundo_do_Trabalho/Trabalho11.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148147PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:19:39.990330Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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