A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109214 |
Resumo: | Edson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar. |
id |
UNSP_f9b814010f7e0515aae4c8aac1b0bcd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109214 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivasCentro Paula SouzaTecnologia educacionalTecnologia - Aspectos sociaisInovações educacionaisEducação - Finalidades e objetivosEvasão escolarEdson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Detregiachi Filho, Edson [UNESP]2014-09-03T17:52:31Z2014-09-03T17:52:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfDETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963.9788579832963http://hdl.handle.net/11449/109214000773673ISBN9788579832963.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144886info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
title |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
spellingShingle |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas Detregiachi Filho, Edson [UNESP] Centro Paula Souza Tecnologia educacional Tecnologia - Aspectos sociais Inovações educacionais Educação - Finalidades e objetivos Evasão escolar |
title_short |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
title_full |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
title_fullStr |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
title_full_unstemmed |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
title_sort |
A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas |
author |
Detregiachi Filho, Edson [UNESP] |
author_facet |
Detregiachi Filho, Edson [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Detregiachi Filho, Edson [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro Paula Souza Tecnologia educacional Tecnologia - Aspectos sociais Inovações educacionais Educação - Finalidades e objetivos Evasão escolar |
topic |
Centro Paula Souza Tecnologia educacional Tecnologia - Aspectos sociais Inovações educacionais Educação - Finalidades e objetivos Evasão escolar |
description |
Edson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-09-03T17:52:31Z 2014-09-03T17:52:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963. 9788579832963 http://hdl.handle.net/11449/109214 000773673 ISBN9788579832963.pdf |
identifier_str_mv |
DETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963. 9788579832963 000773673 ISBN9788579832963.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144886 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128183858364416 |