A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Detregiachi Filho, Edson [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109214
Resumo: Edson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar.
id UNSP_f9b814010f7e0515aae4c8aac1b0bcd5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109214
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivasCentro Paula SouzaTecnologia educacionalTecnologia - Aspectos sociaisInovações educacionaisEducação - Finalidades e objetivosEvasão escolarEdson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Detregiachi Filho, Edson [UNESP]2014-09-03T17:52:31Z2014-09-03T17:52:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfDETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963.9788579832963http://hdl.handle.net/11449/109214000773673ISBN9788579832963.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144886info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
title A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
spellingShingle A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
Detregiachi Filho, Edson [UNESP]
Centro Paula Souza
Tecnologia educacional
Tecnologia - Aspectos sociais
Inovações educacionais
Educação - Finalidades e objetivos
Evasão escolar
title_short A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
title_full A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
title_fullStr A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
title_full_unstemmed A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
title_sort A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas
author Detregiachi Filho, Edson [UNESP]
author_facet Detregiachi Filho, Edson [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Detregiachi Filho, Edson [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Centro Paula Souza
Tecnologia educacional
Tecnologia - Aspectos sociais
Inovações educacionais
Educação - Finalidades e objetivos
Evasão escolar
topic Centro Paula Souza
Tecnologia educacional
Tecnologia - Aspectos sociais
Inovações educacionais
Educação - Finalidades e objetivos
Evasão escolar
description Edson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-09-03T17:52:31Z
2014-09-03T17:52:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963.
9788579832963
http://hdl.handle.net/11449/109214
000773673
ISBN9788579832963.pdf
identifier_str_mv DETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963.
9788579832963
000773673
ISBN9788579832963.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/109214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128183858364416