Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101986
Resumo: A expectativa deste estudo é exercitar possibilidades de análise no campo da Educação a partir de um dispositivo estratégico que além de despontar como um caminho teórico possível para o estudo sistemático das formas de poder que controlam, exploram, devastam e exaurem as possibilidades da Educação, ao mesmo tempo permite perceber como estas formas de poder vinculam-se a uma lógica de poder global. Para isso, optamos por utilizar entrevistas com professores de Matemática que possuem posições de comando em instituições de ensino superior na cidade de Maringá (PR). A História Oral, utilizada como método dessa nossa investigação, possibilitou a utilização da memória mais como meio para a análise das ações por ela governadas e menos pelo conhecimento que, pela memória, foi possível registrar. A interconexão entre as opções metodológica e teórica presentes neste estudo possibilitaram a articulação de três elementos que julgamos fundamentais para compreender a Educação como instrumento de distribuição de poderes e saberes: o controle da natureza, o controle social e o autocontrole dos indivíduos
id UNSP_fa1750bc4ac91f6434346b1beb56a3f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101986
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)Historia oralEducação - Maringa (PR)Articulação saber-poderSaberes táticos e estratégicosEducationPower-knowledge articulationStrategic and tactical knowledgeA expectativa deste estudo é exercitar possibilidades de análise no campo da Educação a partir de um dispositivo estratégico que além de despontar como um caminho teórico possível para o estudo sistemático das formas de poder que controlam, exploram, devastam e exaurem as possibilidades da Educação, ao mesmo tempo permite perceber como estas formas de poder vinculam-se a uma lógica de poder global. Para isso, optamos por utilizar entrevistas com professores de Matemática que possuem posições de comando em instituições de ensino superior na cidade de Maringá (PR). A História Oral, utilizada como método dessa nossa investigação, possibilitou a utilização da memória mais como meio para a análise das ações por ela governadas e menos pelo conhecimento que, pela memória, foi possível registrar. A interconexão entre as opções metodológica e teórica presentes neste estudo possibilitaram a articulação de três elementos que julgamos fundamentais para compreender a Educação como instrumento de distribuição de poderes e saberes: o controle da natureza, o controle social e o autocontrole dos indivíduosThe expectation of this study is to exercise possibilities of analysis in the field of Education based on a strategic approach that, in addition to pointing to a possible theoretical path for the systematic study of forms of power that control, exploit, devastate, and exhaust the possibilities of education, make it possible to perceive how these forms of power are linked to a logic of global power. We opted to use interviews with mathematics professors who are in positions of authority in higher education institutions in the city of Maringá (PR). The method used was oral history, which enabled us to use memory more as a means of analyzing the actions governed by memory, and less for the knowledge it allows us to record. The interconnection between the theoretical and the methodological options in the study made it possible to articulate three elements we judge to be fundamental for understanding education as an instrument of distributing power and knowledge: the control of nature; social control; and individual self-controlCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2009-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis376 f. : il.application/pdfBERNARDES, Marisa Rezende. Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR). 2009. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.http://hdl.handle.net/11449/101986000589826bernardes_mr_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:21:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101986Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:06:46.546207Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
title Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
spellingShingle Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
Historia oral
Educação - Maringa (PR)
Articulação saber-poder
Saberes táticos e estratégicos
Education
Power-knowledge articulation
Strategic and tactical knowledge
title_short Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
title_full Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
title_fullStr Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
title_full_unstemmed Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
title_sort Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR)
author Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
author_facet Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Marisa Rezende [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Historia oral
Educação - Maringa (PR)
Articulação saber-poder
Saberes táticos e estratégicos
Education
Power-knowledge articulation
Strategic and tactical knowledge
topic Historia oral
Educação - Maringa (PR)
Articulação saber-poder
Saberes táticos e estratégicos
Education
Power-knowledge articulation
Strategic and tactical knowledge
description A expectativa deste estudo é exercitar possibilidades de análise no campo da Educação a partir de um dispositivo estratégico que além de despontar como um caminho teórico possível para o estudo sistemático das formas de poder que controlam, exploram, devastam e exaurem as possibilidades da Educação, ao mesmo tempo permite perceber como estas formas de poder vinculam-se a uma lógica de poder global. Para isso, optamos por utilizar entrevistas com professores de Matemática que possuem posições de comando em instituições de ensino superior na cidade de Maringá (PR). A História Oral, utilizada como método dessa nossa investigação, possibilitou a utilização da memória mais como meio para a análise das ações por ela governadas e menos pelo conhecimento que, pela memória, foi possível registrar. A interconexão entre as opções metodológica e teórica presentes neste estudo possibilitaram a articulação de três elementos que julgamos fundamentais para compreender a Educação como instrumento de distribuição de poderes e saberes: o controle da natureza, o controle social e o autocontrole dos indivíduos
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-26
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDES, Marisa Rezende. Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR). 2009. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/101986
000589826
bernardes_mr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv BERNARDES, Marisa Rezende. Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringa (PR). 2009. 376 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
000589826
bernardes_mr_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/101986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 376 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129286054346752