Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204634
Resumo: Este trabalho objetivou estudar a formação inicial em Educação Física junto às premissas do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão no que tange à preparação profissional para o trabalho com a população idosa. Tendo em vista o processo acelerado do envelhecimento populacional, há uma ampliação do mercado de trabalho voltado ao idoso, dessa forma, é esperado que com o engajamento do público idoso nas ações do campo do lazer, cultura, educação, atividade física, os profissionais de Educação Física se encontrem com as necessárias habilidades e competências para atuação junto aos idosos. Este estudo foi realizado através da investigação de três instituições de ensino superior da cidade de Rio Claro – SP, quanto a estrutura curricular voltada a temática do trabalho com idosos e o diálogo entre o tripé universitário. O estudo apresenta uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os instrumentos de investigação são compostos por análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas. Os resultados encontrados permitiram entender que os documentos curriculares das instituições abordam poucas informações e referências acerca da temática da pesquisa, em geral, a busca por estágios é realizada para atuação em academias de musculação e locais semelhantes. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso relacionados a temática são elaborados em número pouco expressivos, por fim, apenas uma instituição apresenta projeto de extensão voltado a atuação com a população idosa. Conclui-se que os cursos tendem a ser de cunho generalista, no entanto, constata-se uma carência para as especificidades de uma formação para o trabalho e capacitação profissional e escasso diálogo entre o ensino, pesquisa e extensão no contexto de formação para atuação profissional com o público idoso.
id UNSP_fa66191ae055ac4b9873838e4ebc9ba8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204634
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação profissional em educação física para atuação com a população idosaProfessional training in physical education for the elderly populationIdososFormação inicialEducação físicaPhysical educationElderlyInitial formationInitial trainingEste trabalho objetivou estudar a formação inicial em Educação Física junto às premissas do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão no que tange à preparação profissional para o trabalho com a população idosa. Tendo em vista o processo acelerado do envelhecimento populacional, há uma ampliação do mercado de trabalho voltado ao idoso, dessa forma, é esperado que com o engajamento do público idoso nas ações do campo do lazer, cultura, educação, atividade física, os profissionais de Educação Física se encontrem com as necessárias habilidades e competências para atuação junto aos idosos. Este estudo foi realizado através da investigação de três instituições de ensino superior da cidade de Rio Claro – SP, quanto a estrutura curricular voltada a temática do trabalho com idosos e o diálogo entre o tripé universitário. O estudo apresenta uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os instrumentos de investigação são compostos por análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas. Os resultados encontrados permitiram entender que os documentos curriculares das instituições abordam poucas informações e referências acerca da temática da pesquisa, em geral, a busca por estágios é realizada para atuação em academias de musculação e locais semelhantes. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso relacionados a temática são elaborados em número pouco expressivos, por fim, apenas uma instituição apresenta projeto de extensão voltado a atuação com a população idosa. Conclui-se que os cursos tendem a ser de cunho generalista, no entanto, constata-se uma carência para as especificidades de uma formação para o trabalho e capacitação profissional e escasso diálogo entre o ensino, pesquisa e extensão no contexto de formação para atuação profissional com o público idoso.This work aimed to study the initial formation in Physical Education together with the premises of teaching, research and extension regarding the professional preparation for the work with the elderly population. In view of the accelerated process of population aging, there is na expansion of the job Market aimed at the elderly, thus, it is expected that with the engagement of the elderly public in actions in the field of leisure, culture, education, physical activity, health professionals Physical Education meet the necessary skills and competences to work with the elderly. This study was carried out through the investigation of three higher education institutuins in the city of Rio Claro – SP, regarding the curricular structure focused on the theme of working with the elderly and the dialogue between teaching, research and extension. The study presentes a qualitative, exploratory and descriptive methodology. The research isntruments consist of documentar analysis, bibliographic survey and interviews. The results found allowed us to understand that the curricular documents of the institutions address information and references on the research theme, in general, a search for internships is carried out to work in fitness centers and similar places. In addition, the conclusion works of the course related to the theme are elaborated in a small number, finally, only one institution presents an extension project aimed at working with the elderly population. It is concluded that the courses tend to be of a generalist nature, however, there is a lack for the specificities of training for work and professional training and little dialogue between teaching, research, and extension in the context of training for professional performance with the elderly public.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Mayra Matias [UNESP]2021-05-11T11:53:52Z2021-05-11T11:53:52Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20463433004137062P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:07:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:39.007091Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
Professional training in physical education for the elderly population
title Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
spellingShingle Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
Idosos
Formação inicial
Educação física
Physical education
Elderly
Initial formation
Initial training
title_short Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
title_full Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
title_fullStr Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
title_full_unstemmed Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
title_sort Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa
author Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
author_facet Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mayra Matias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Formação inicial
Educação física
Physical education
Elderly
Initial formation
Initial training
topic Idosos
Formação inicial
Educação física
Physical education
Elderly
Initial formation
Initial training
description Este trabalho objetivou estudar a formação inicial em Educação Física junto às premissas do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão no que tange à preparação profissional para o trabalho com a população idosa. Tendo em vista o processo acelerado do envelhecimento populacional, há uma ampliação do mercado de trabalho voltado ao idoso, dessa forma, é esperado que com o engajamento do público idoso nas ações do campo do lazer, cultura, educação, atividade física, os profissionais de Educação Física se encontrem com as necessárias habilidades e competências para atuação junto aos idosos. Este estudo foi realizado através da investigação de três instituições de ensino superior da cidade de Rio Claro – SP, quanto a estrutura curricular voltada a temática do trabalho com idosos e o diálogo entre o tripé universitário. O estudo apresenta uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os instrumentos de investigação são compostos por análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas. Os resultados encontrados permitiram entender que os documentos curriculares das instituições abordam poucas informações e referências acerca da temática da pesquisa, em geral, a busca por estágios é realizada para atuação em academias de musculação e locais semelhantes. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso relacionados a temática são elaborados em número pouco expressivos, por fim, apenas uma instituição apresenta projeto de extensão voltado a atuação com a população idosa. Conclui-se que os cursos tendem a ser de cunho generalista, no entanto, constata-se uma carência para as especificidades de uma formação para o trabalho e capacitação profissional e escasso diálogo entre o ensino, pesquisa e extensão no contexto de formação para atuação profissional com o público idoso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11T11:53:52Z
2021-05-11T11:53:52Z
2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204634
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/204634
identifier_str_mv 33004137062P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128315092893696