Aprendizagem de conteúdos da astronomia em uma perspectiva piagetiana: intervenção pedagógica e desenvolvimento cognitivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152445 |
Resumo: | A presente pesquisa insere-se na temática do ensino de Astronomia na Educação Básica, sob a ótica da teoria piagetiana. Assim, decorrem desta investigação dois estudos: o primeiro, realizado com 35 professores da disciplina de Ciências da rede pública do Estado de São Paulo, participantes de uma entrevista que buscou identificar a perspectiva docente sobre os conteúdos mais difíceis de ensinar e, igualmente, mais difíceis para os alunos aprenderem. Os resultados dessas entrevistas mostraram que os conteúdos de Astronomia foram considerados, pelos professores de Ciências, como os mais difíceis tanto para ensinar quanto para aprender. A partir disso, foi efetuado um segundo estudo com o objetivo de verificar os impactos de uma intervenção pedagógica, pautada em princípios da teoria piagetiana, a respeito da compreensão dos conteúdos: fases da Lua e Eclipses, ligados à Astronomia. Desse segundo momento, participaram 20 alunos regularmente matriculados no 8º ano de uma escola estadual paulista. A investigação deu-se em quatro etapas: a primeira centrou-se na realização de um pré-teste, que constou de uma entrevista inspirada no método clínico-crítico acerca dos fenômenos das fases da Lua e dos Eclipses e, ainda, a duas provas operatórias, as quais buscavam investigar a construção de perspectivas espaciais. Na segunda etapa, efetuou-se uma intervenção pedagógica fundamentada nos princípios piagetianos que explicam a construção dos conhecimentos. A terceira etapa foi marcada por um primeiro pós-teste, de modo que os instrumentos descritos na primeira etapa foram reaplicados e, por fim, 30 dias após a aplicação do primeiro pós-teste, na quarta etapa, utilizou-se um segundo pós-teste, que consistiu na aplicação de um simulado envolvendo os conteúdos abordados na intervenção. Os dados coletados foram analisados de acordo com suas especificidades, sendo a entrevista clínico-crítica submetida à análise de conteúdo, pela qual foi possível a criação de categorias de respostas, e as provas operatórias avaliadas em consonância com estádios cognitivos. As variáveis, categorias e estádios passaram por tratamento estatístico. Desta maneira, os resultados da entrevista clínico-crítica em pré-teste revelaram que quase a metade dos estudantes não sabia explicar os motivos para ocorrência das fases lunares e, quando o faziam, apresentavam muitas dúvidas, bem como concepções alternativas ao modelo científico. Quanto aos Eclipses, boa parte dos alunos foi capaz de explicá-lo por meio de elementos científicos, mas com ideias confusas e incompletas. Quanto às provas operatórias, nas duas situações aplicadas, os alunos, em sua maioria, mostraram desempenho correspondente às operações concretas. Após o trabalho pedagógico sistematizado, no pós-teste 1 notou-se na entrevista uma melhor compreensão acerca dos fenômenos astronômicos investigados, ao passo que na provas operatórias o observado em pré-teste manteve-se, à exceção de uma das situações, na qual constatou-se um maior número de sujeitos com condutas relacionadas à entrada nas operações formais. Em relação ao pós-teste 2, obteve-se maior índice de acertos em questões que solicitavam informações e descrição dos fenômenos pesquisados. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para as áreas de educação em Astronomia e do ensino de Ciências, especificamente, em questões que perpassam o ensino e a aprendizagem. |
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Aprendizagem de conteúdos da astronomia em uma perspectiva piagetiana: intervenção pedagógica e desenvolvimento cognitivoLearning astronomy contents in a Piagetian perspective: pedagogical intervention and cognitive development RemoverTeoria piagetianaConstrutivismoDesenvolvimento cognitivoEnsino de ciênciasEducação em astronomiaPiagetian theoryConstructivismCognitive developmentScience teachingEducation in astronomyA presente pesquisa insere-se na temática do ensino de Astronomia na Educação Básica, sob a ótica da teoria piagetiana. Assim, decorrem desta investigação dois estudos: o primeiro, realizado com 35 professores da disciplina de Ciências da rede pública do Estado de São Paulo, participantes de uma entrevista que buscou identificar a perspectiva docente sobre os conteúdos mais difíceis de ensinar e, igualmente, mais difíceis para os alunos aprenderem. Os resultados dessas entrevistas mostraram que os conteúdos de Astronomia foram considerados, pelos professores de Ciências, como os mais difíceis tanto para ensinar quanto para aprender. A partir disso, foi efetuado um segundo estudo com o objetivo de verificar os impactos de uma intervenção pedagógica, pautada em princípios da teoria piagetiana, a respeito da compreensão dos conteúdos: fases da Lua e Eclipses, ligados à Astronomia. Desse segundo momento, participaram 20 alunos regularmente matriculados no 8º ano de uma escola estadual paulista. A investigação deu-se em quatro etapas: a primeira centrou-se na realização de um pré-teste, que constou de uma entrevista inspirada no método clínico-crítico acerca dos fenômenos das fases da Lua e dos Eclipses e, ainda, a duas provas operatórias, as quais buscavam investigar a construção de perspectivas espaciais. Na segunda etapa, efetuou-se uma intervenção pedagógica fundamentada nos princípios piagetianos que explicam a construção dos conhecimentos. A terceira etapa foi marcada por um primeiro pós-teste, de modo que os instrumentos descritos na primeira etapa foram reaplicados e, por fim, 30 dias após a aplicação do primeiro pós-teste, na quarta etapa, utilizou-se um segundo pós-teste, que consistiu na aplicação de um simulado envolvendo os conteúdos abordados na intervenção. Os dados coletados foram analisados de acordo com suas especificidades, sendo a entrevista clínico-crítica submetida à análise de conteúdo, pela qual foi possível a criação de categorias de respostas, e as provas operatórias avaliadas em consonância com estádios cognitivos. As variáveis, categorias e estádios passaram por tratamento estatístico. Desta maneira, os resultados da entrevista clínico-crítica em pré-teste revelaram que quase a metade dos estudantes não sabia explicar os motivos para ocorrência das fases lunares e, quando o faziam, apresentavam muitas dúvidas, bem como concepções alternativas ao modelo científico. Quanto aos Eclipses, boa parte dos alunos foi capaz de explicá-lo por meio de elementos científicos, mas com ideias confusas e incompletas. Quanto às provas operatórias, nas duas situações aplicadas, os alunos, em sua maioria, mostraram desempenho correspondente às operações concretas. Após o trabalho pedagógico sistematizado, no pós-teste 1 notou-se na entrevista uma melhor compreensão acerca dos fenômenos astronômicos investigados, ao passo que na provas operatórias o observado em pré-teste manteve-se, à exceção de uma das situações, na qual constatou-se um maior número de sujeitos com condutas relacionadas à entrada nas operações formais. Em relação ao pós-teste 2, obteve-se maior índice de acertos em questões que solicitavam informações e descrição dos fenômenos pesquisados. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para as áreas de educação em Astronomia e do ensino de Ciências, especificamente, em questões que perpassam o ensino e a aprendizagem.The present research is inserted in the thematic of Astronomy teaching in Basic Education, from the Piagetian theory perspective. Thus, two studies are the result of this research: the first one, carried out with 35 science discipline teachers of the São Paulo State public network, participants in an interview who aimed to identify teaching perspective on the most difficult contents to teach and, also, more difficult for students to learn. Results of these interviews showed that the Astronomy contents were considered by the science teachers as the most difficult to teach as much as to learn. From this, a second study was carried out in order to verify the impacts of a pedagogical intervention, based on principles of Piagetian theory, regarding the understanding of the contents: phases of the Moon and Eclipses, linked to Astronomy. From that second moment, were participated 20 students regularly enrolled in the 8th year of a state school in São Paulo. The research was carried out in four stages: the first one focused on the realization of a pre-test, which consisted of an interview inspired by the clinical-critical method about the phases of the Moon and the Eclipses phenomena, and two operative tests, which sought to investigate the construction of spatial perspectives. In the second stage, an educational intervention based on Piagetian principles who explain the construction of knowledge was carried out. The third step was marked by a first post-test, so that the instruments described in the first step were reapplied and, finally, 30 days after the application of the first post-test, on fourth step a second post-test was used, which consisted of in the application of a simulation involving the contents addressed in the intervention. Data collected were analyzed according to their specificities, and the clinical-critical interview was submitted to content analysis, through which it was possible to create categories of responses, and the operative tests evaluated in consonance with cognitive stages. Variables, categories and stages were treated statistically. Thus, the results of pre-test clinical-critical interview revealed that almost half of the students did not know the reasons for the occurrence of the lunar phases, and when they did, presented many doubts as well as alternative conceptions to the scientific model. As for the Eclipses, a good part of the students were able to explain it through scientific elements, but with confused and incomplete ideas. Regarding the operative tests, in the two situations applied, the students, in the majority, showed performance corresponding to the concrete operations. After the systematized pedagogical work, in the post-test 1, a better understanding of the astronomical phenomena investigated was observed in the interview, whereas in the pre-test, the one observed in the pre-test remained, except for one of the situations, in which a greater number of subjects with conduct related to entry into formal operations were found. In relation to post-test 2, we obtained a higher index of correct answers in questions that asked for information and description of the phenomena studied. It is hoped, with this research, to contribute to the astronomy and science teaching education areas, specifically in questions that concern teaching and learning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)6258/15-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mano, Amanda de Mattos Pereira [UNESP]2018-01-09T15:37:03Z2018-01-09T15:37:03Z2017-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15244500089567333004110040P573778124513473930000-0003-1259-6027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa insere-se na temática do ensino de Astronomia na Educação Básica, sob a ótica da teoria piagetiana. Assim, decorrem desta investigação dois estudos: o primeiro, realizado com 35 professores da disciplina de Ciências da rede pública do Estado de São Paulo, participantes de uma entrevista que buscou identificar a perspectiva docente sobre os conteúdos mais difíceis de ensinar e, igualmente, mais difíceis para os alunos aprenderem. Os resultados dessas entrevistas mostraram que os conteúdos de Astronomia foram considerados, pelos professores de Ciências, como os mais difíceis tanto para ensinar quanto para aprender. A partir disso, foi efetuado um segundo estudo com o objetivo de verificar os impactos de uma intervenção pedagógica, pautada em princípios da teoria piagetiana, a respeito da compreensão dos conteúdos: fases da Lua e Eclipses, ligados à Astronomia. Desse segundo momento, participaram 20 alunos regularmente matriculados no 8º ano de uma escola estadual paulista. A investigação deu-se em quatro etapas: a primeira centrou-se na realização de um pré-teste, que constou de uma entrevista inspirada no método clínico-crítico acerca dos fenômenos das fases da Lua e dos Eclipses e, ainda, a duas provas operatórias, as quais buscavam investigar a construção de perspectivas espaciais. Na segunda etapa, efetuou-se uma intervenção pedagógica fundamentada nos princípios piagetianos que explicam a construção dos conhecimentos. A terceira etapa foi marcada por um primeiro pós-teste, de modo que os instrumentos descritos na primeira etapa foram reaplicados e, por fim, 30 dias após a aplicação do primeiro pós-teste, na quarta etapa, utilizou-se um segundo pós-teste, que consistiu na aplicação de um simulado envolvendo os conteúdos abordados na intervenção. Os dados coletados foram analisados de acordo com suas especificidades, sendo a entrevista clínico-crítica submetida à análise de conteúdo, pela qual foi possível a criação de categorias de respostas, e as provas operatórias avaliadas em consonância com estádios cognitivos. As variáveis, categorias e estádios passaram por tratamento estatístico. Desta maneira, os resultados da entrevista clínico-crítica em pré-teste revelaram que quase a metade dos estudantes não sabia explicar os motivos para ocorrência das fases lunares e, quando o faziam, apresentavam muitas dúvidas, bem como concepções alternativas ao modelo científico. Quanto aos Eclipses, boa parte dos alunos foi capaz de explicá-lo por meio de elementos científicos, mas com ideias confusas e incompletas. Quanto às provas operatórias, nas duas situações aplicadas, os alunos, em sua maioria, mostraram desempenho correspondente às operações concretas. Após o trabalho pedagógico sistematizado, no pós-teste 1 notou-se na entrevista uma melhor compreensão acerca dos fenômenos astronômicos investigados, ao passo que na provas operatórias o observado em pré-teste manteve-se, à exceção de uma das situações, na qual constatou-se um maior número de sujeitos com condutas relacionadas à entrada nas operações formais. Em relação ao pós-teste 2, obteve-se maior índice de acertos em questões que solicitavam informações e descrição dos fenômenos pesquisados. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para as áreas de educação em Astronomia e do ensino de Ciências, especificamente, em questões que perpassam o ensino e a aprendizagem. |
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