“Alfagrafia”: o desenvolvimento da consciência da percepção do som e das relações letra-som como instrumento para alcançar o estágio da alfabetização consolidada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Valdene Moura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252502
Resumo: A presente tese se constituiu em um desdobramento da dissertação de Mestrado da autora. Buscou-se investigar a pertinência da seguinte hipótese: A dificuldade na identificação da representação ortográfica das palavras, em estudantes do 6º ano, está relacionada a uma lacuna no desenvolvimento da consciência da percepção do som e das relações letra-som durante o processo de ensino-aprendizagem. A verificação dessa hipótese foi feita através da aplicação de dois testes orais e dois testes escritos a 31 estudantes, divididos em quatro turmas de quatro escolas diferentes, sendo duas da rede pública e duas da rede privada de ensino. Foi observado se os estudantes conseguiam identificar com clareza as relações entre o som e o seu respectivo sinal gráfico (letra) e se essa percepção resultou na produção de uma escrita utilizando as regras ortográficas da língua portuguesa, e ainda se esse resultado se alterou em relação ao tempo decorrido, e à abordagem feita pelo professor. Os testes foram aplicados em dois momentos distintos. Foram observadas, ainda, até três aulas dos professores de Língua Portuguesa (LP) em cada instituição, a fim de verificar a abordagem que as professoras fizeram sobre o ensino da escrita ortográfica, pois, acredita-se que o ensino das relações letra-som, baseado em pressupostos fonético-fonológicos é capaz de desenvolver a consciência da percepção do som e das relações letra-som, levando os estudantes a uma produção escrita utilizando com maior desenvoltura das regras ortográficas da língua portuguesa. Foi feito um levantamento da formação das quatro docentes, através de uma entrevista estruturada, a fim de averiguar se elas tiveram as disciplinas de Fonética e Fonologia em sua formação profissional, pois, considera-se que, para trabalhar as questões ortográficas de maneira a não tolher o aprendiz em sua criatividade, mas ao mesmo tempo instrumentalizá-lo para utilizar a escrita padrão da língua portuguesa, em situações de comunicação em que a mesma seja exigida, é necessário ao, docente, conhecimentos linguísticos, principalmente nas áreas de fonética e fonologia (Cagliari, 1998, 2002, 2003). Desta forma, ao final deste trabalho, pretende-se que as discussões e análises realizadas sejam capazes de auxiliar professores de LP a levarem seus estudantes a se apropriarem do conhecimento necessário para a compreensão das relações letra-som e o desenvolvimento da escrita ortográfica.
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spelling “Alfagrafia”: o desenvolvimento da consciência da percepção do som e das relações letra-som como instrumento para alcançar o estágio da alfabetização consolidada“Alfagrafia”: the development of awareness of sound perception and letter-sound relationships as an instrument to reach the stage of consolidated literacyOrtografiaRelações letra-somEnsino-aprendizagemFonéticaFonologiaSpellingLetter-sound relationshipTeaching-learningPhoneticsPhonologyA presente tese se constituiu em um desdobramento da dissertação de Mestrado da autora. Buscou-se investigar a pertinência da seguinte hipótese: A dificuldade na identificação da representação ortográfica das palavras, em estudantes do 6º ano, está relacionada a uma lacuna no desenvolvimento da consciência da percepção do som e das relações letra-som durante o processo de ensino-aprendizagem. A verificação dessa hipótese foi feita através da aplicação de dois testes orais e dois testes escritos a 31 estudantes, divididos em quatro turmas de quatro escolas diferentes, sendo duas da rede pública e duas da rede privada de ensino. Foi observado se os estudantes conseguiam identificar com clareza as relações entre o som e o seu respectivo sinal gráfico (letra) e se essa percepção resultou na produção de uma escrita utilizando as regras ortográficas da língua portuguesa, e ainda se esse resultado se alterou em relação ao tempo decorrido, e à abordagem feita pelo professor. Os testes foram aplicados em dois momentos distintos. Foram observadas, ainda, até três aulas dos professores de Língua Portuguesa (LP) em cada instituição, a fim de verificar a abordagem que as professoras fizeram sobre o ensino da escrita ortográfica, pois, acredita-se que o ensino das relações letra-som, baseado em pressupostos fonético-fonológicos é capaz de desenvolver a consciência da percepção do som e das relações letra-som, levando os estudantes a uma produção escrita utilizando com maior desenvoltura das regras ortográficas da língua portuguesa. Foi feito um levantamento da formação das quatro docentes, através de uma entrevista estruturada, a fim de averiguar se elas tiveram as disciplinas de Fonética e Fonologia em sua formação profissional, pois, considera-se que, para trabalhar as questões ortográficas de maneira a não tolher o aprendiz em sua criatividade, mas ao mesmo tempo instrumentalizá-lo para utilizar a escrita padrão da língua portuguesa, em situações de comunicação em que a mesma seja exigida, é necessário ao, docente, conhecimentos linguísticos, principalmente nas áreas de fonética e fonologia (Cagliari, 1998, 2002, 2003). Desta forma, ao final deste trabalho, pretende-se que as discussões e análises realizadas sejam capazes de auxiliar professores de LP a levarem seus estudantes a se apropriarem do conhecimento necessário para a compreensão das relações letra-som e o desenvolvimento da escrita ortográfica.The present thesis was constituted of an unfolding of the author's Master's dissertation. We sought to investigate the pertinence of the following hypothesis: The difficulty in identifying the orthographic representation of words in 6th grade students is related to a gap in the development of awareness of sound perception and the letter-sound relationship. The verification of this hypothesis was carried out through the application of two oral tests and two written tests, to 31 students, divided into four classes, from four different schools, two from the public network and two from the private network. It was observed whether the students were able to clearly identify the relationships between the sound and its respective graphic sign (letter) and whether this perception resulted in the production of writing using the spelling rules of the Portuguese language, and whether this result changed in relation to to the elapsed time and the approach taken by the teacher. The tests were applied at two different times. Up to three classes of Portuguese Language (PL) teachers in each institution were also observed, in order to verify the approach that the teachers took on the teaching of orthographic writing, since it is believed that the teaching of the letter-sound relationship based on phonetic-phonological assumptions, it is able to develop awareness of sound perception and the letter-sound relationship, leading students to a written production using the spelling rules of the Portuguese language. A survey of the training of the four professors was carried out in order to find out whether they had the subjects of Phonetics and Phonology in their professional training, since, it is considered that, in order to work with spelling issues in a way that does not hinder the learner in his creativity, but at the same time to equip it to use the standard writing of the Portuguese language, in communication situations in which it is required, it is necessary for the teacher, linguistic knowledge, mainly in the areas of phonetics and phonology (CAGLIARI, 1998; 2002; 2003 ). Therefore, at the end of this work, it is intended that the discussions and analyzes carried out will be able to help PL teachers to encourage their students to acquire the knowledge necessary to understand letter-sound relationships and the development of orthographic writing.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cagliari, Luiz Carlos [UNESP]Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraLopes, Valdene Moura2024-01-08T18:17:11Z2024-01-08T18:17:11Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMoura Lopes, Valdene. “ALFAGRAFIA”: o desenvolvimento da consciência da percepção do som e das relações letra-som como instrumento para alcançar o estágio da alfabetização consolidada. 2023. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Araraquara, SP, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25250234831890333303810000-0001-7144-6550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-22T16:51:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-22T16:51:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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