As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252579
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX.
id UNSP_fae608badafbfa7851771fc55892d77e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252579
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitorThe potential of Lucy Maud Montgomery's Anne of Green Gables in the formation of young readersLeitores- Reação críticaLiteratura estéticaMontgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green GablesJovens - Interesses na leituraAnne of Green GablesFormation of young readersLucy Maud MontgomeryReception theoriesEscritorasEsta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX.Applying the theoretical contributions of the reception theories (JAUSS, 1994; ISER, 1996 and 1999) and the feminist theories (SHOWALTER, 1994), this research reflected on the importance of the formation of young readers through critical reading of children’s books written by women, in particular Anne of Green Gables (2020) by Lucy Maud Montgomery. Since the reading experience in Brazil’s school environment as a process to ensure the formation of critical young readers has been a challenge (FAILLA, 2021), we intended to analyze whether the narrative in Anne of Green Gables (2020) has the potential to captivate and formate young readers. We concluded that Montgomery’s work performs a social function, according to Hans Robert Jauss’s concept (1994), as it allows readers to expand their horizons of expectations (ISER, 1999) on children’s literature and the historical silencing of the female discourse (SHOWALTER, 1994). Montgomery’s novel was chosen because it is part of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) collections, is endowed with aesthetic value, explores rich imagery in its narrative, and raises critical reflections on human relations in society. Furthermore, its selection is justified due to its female authorship and approach to identity, self-discovery, and belonging themes.Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Edital "Jovens Talentos" Nº 20/2021CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos2024-01-10T16:25:31Z2024-01-10T16:25:31Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25257908007146359734490000-0001-9543-380Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-15T18:23:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:04:59.327275Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
The potential of Lucy Maud Montgomery's Anne of Green Gables in the formation of young readers
title As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
spellingShingle As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos
Leitores- Reação crítica
Literatura estética
Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables
Jovens - Interesses na leitura
Anne of Green Gables
Formation of young readers
Lucy Maud Montgomery
Reception theories
Escritoras
title_short As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
title_full As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
title_fullStr As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
title_full_unstemmed As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
title_sort As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
author Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos
author_facet Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitores- Reação crítica
Literatura estética
Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables
Jovens - Interesses na leitura
Anne of Green Gables
Formation of young readers
Lucy Maud Montgomery
Reception theories
Escritoras
topic Leitores- Reação crítica
Literatura estética
Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables
Jovens - Interesses na leitura
Anne of Green Gables
Formation of young readers
Lucy Maud Montgomery
Reception theories
Escritoras
description Esta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
2024-01-10T16:25:31Z
2024-01-10T16:25:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252579
0800714635973449
0000-0001-9543-380X
url https://hdl.handle.net/11449/252579
identifier_str_mv 0800714635973449
0000-0001-9543-380X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129488099213312