As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252579 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX. |
id |
UNSP_fae608badafbfa7851771fc55892d77e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252579 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitorThe potential of Lucy Maud Montgomery's Anne of Green Gables in the formation of young readersLeitores- Reação críticaLiteratura estéticaMontgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green GablesJovens - Interesses na leituraAnne of Green GablesFormation of young readersLucy Maud MontgomeryReception theoriesEscritorasEsta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX.Applying the theoretical contributions of the reception theories (JAUSS, 1994; ISER, 1996 and 1999) and the feminist theories (SHOWALTER, 1994), this research reflected on the importance of the formation of young readers through critical reading of children’s books written by women, in particular Anne of Green Gables (2020) by Lucy Maud Montgomery. Since the reading experience in Brazil’s school environment as a process to ensure the formation of critical young readers has been a challenge (FAILLA, 2021), we intended to analyze whether the narrative in Anne of Green Gables (2020) has the potential to captivate and formate young readers. We concluded that Montgomery’s work performs a social function, according to Hans Robert Jauss’s concept (1994), as it allows readers to expand their horizons of expectations (ISER, 1999) on children’s literature and the historical silencing of the female discourse (SHOWALTER, 1994). Montgomery’s novel was chosen because it is part of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) collections, is endowed with aesthetic value, explores rich imagery in its narrative, and raises critical reflections on human relations in society. Furthermore, its selection is justified due to its female authorship and approach to identity, self-discovery, and belonging themes.Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG UNESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Edital "Jovens Talentos" Nº 20/2021CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos2024-01-10T16:25:31Z2024-01-10T16:25:31Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25257908007146359734490000-0001-9543-380Xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-15T18:23:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:04:59.327275Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor The potential of Lucy Maud Montgomery's Anne of Green Gables in the formation of young readers |
title |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor |
spellingShingle |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos Leitores- Reação crítica Literatura estética Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables Jovens - Interesses na leitura Anne of Green Gables Formation of young readers Lucy Maud Montgomery Reception theories Escritoras |
title_short |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor |
title_full |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor |
title_fullStr |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor |
title_full_unstemmed |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor |
title_sort |
As potencialidades da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, na formação do jovem leitor |
author |
Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos |
author_facet |
Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tatiane Rodrigues Lopes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitores- Reação crítica Literatura estética Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables Jovens - Interesses na leitura Anne of Green Gables Formation of young readers Lucy Maud Montgomery Reception theories Escritoras |
topic |
Leitores- Reação crítica Literatura estética Montgomery, L. M (Lucy Maud), 1874-1942 - Anne de Green Gables Jovens - Interesses na leitura Anne of Green Gables Formation of young readers Lucy Maud Montgomery Reception theories Escritoras |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER,1996 e 1999) e da Crítica Feminista (SHOWALTER, 1994), apresentar reflexões sobre a importância da formação do jovem leitor por meio de obras de autoria feminina pertencentes ao subsistema da literatura infantil e juvenil, em especial, o romance Anne de Green Gables (2020), de Lucy Maud Montgomery. Como na contemporaneidade, a experiência de leitura em âmbito escolar, enquanto processo que assegura a formação do leitor crítico ou estético, tem-se revelado um desafio (FAILLA, 2021), pretendeu-se analisar se a narrativa em Anne de Green Gables (2020) tem potencialidades para cativar e formar o jovem leitor. Constatou-se que a obra de Montgomery (2020) possui função social, conforme acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999), inclusive sobre a produção literária juvenil e o histórico silenciamento (SHOWALTER, 1994) do discurso feminino. Justifica-se a eleição deste texto literário, pois compõe os acervos do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE), possui valor estético, explora um rico imaginário em sua narrativa e suscita reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade. Além disso, justifica-se sua eleição em razão da autoria feminina e da abordagem de temas relacionados à identidade, autodescoberta e pertencimento da mulher na sociedade do século XIX. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 2024-01-10T16:25:31Z 2024-01-10T16:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/252579 0800714635973449 0000-0001-9543-380X |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252579 |
identifier_str_mv |
0800714635973449 0000-0001-9543-380X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129488099213312 |