Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thabata Franco de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90244
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar o estatuto das categorias verdade e valor no âmbito das instituições educativas contemporâneas. Para tanto, toma como referência as proposições de Nietzsche, uma vez que assinala as convergências entre sua filosofia e as principais características do projeto epistemológico e cultural hodierno. É realizada a análise da verdade e do valor como tema e como conceito nas obras de maturidade do filósofo e apresentada as diferentes apropriações de suas ideias pelo campo da educação. Ao pensar a escola no contexto da pós-modernidade, aponta para o processo de dissolução do caráter metafísico destes conceitos, tendo em vista verificar as consequências deste fenômeno na sociedade e na configuração do conhecimento escolarizado. Por meio da acepção de verdade em Pareyson, articulada aos pressupostos dos teóricos do campo da Cultura Escolar, busca situar a função social da escola no contexto da contemporaneidade, analisar seus paradoxos e seus mecanismos de resistência e/ou adaptação frente às demandas da sociedade do século XXI. Na tensão entre sua função mnemônica e instrumental, a escola convive com diferentes expectativas e afirma sua natureza tempestiva ao refundar permanentemente seus referenciais veritativos e valorativos. Apesar de a escola ser uma instituição difusora de práticas e saberes altamente questionados, verificamos que sua centralidade permanece, se amplia e subsidia cada vez mais nosso repertório social e cultural
id UNSP_faf787039e0c439387faa5a7d6d464a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90244
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporâneaNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900VerdadeVerdadEsta dissertação tem por objetivo investigar o estatuto das categorias verdade e valor no âmbito das instituições educativas contemporâneas. Para tanto, toma como referência as proposições de Nietzsche, uma vez que assinala as convergências entre sua filosofia e as principais características do projeto epistemológico e cultural hodierno. É realizada a análise da verdade e do valor como tema e como conceito nas obras de maturidade do filósofo e apresentada as diferentes apropriações de suas ideias pelo campo da educação. Ao pensar a escola no contexto da pós-modernidade, aponta para o processo de dissolução do caráter metafísico destes conceitos, tendo em vista verificar as consequências deste fenômeno na sociedade e na configuração do conhecimento escolarizado. Por meio da acepção de verdade em Pareyson, articulada aos pressupostos dos teóricos do campo da Cultura Escolar, busca situar a função social da escola no contexto da contemporaneidade, analisar seus paradoxos e seus mecanismos de resistência e/ou adaptação frente às demandas da sociedade do século XXI. Na tensão entre sua função mnemônica e instrumental, a escola convive com diferentes expectativas e afirma sua natureza tempestiva ao refundar permanentemente seus referenciais veritativos e valorativos. Apesar de a escola ser uma instituição difusora de práticas e saberes altamente questionados, verificamos que sua centralidade permanece, se amplia e subsidia cada vez mais nosso repertório social e culturalEsta tesis tiene como objetivo investigar la situación de las categorías verdad y valor en el contexto de las instituciones educativas contemporáneas. Con este propósito, parte del pensamiento de Nietzsche, señalando las similitudes entre su filosofía y las características principales del proyecto cultural y epistemológico de hoy. Es realizada el análisis de la verdad y del valor como tema y como concepto en las obras de maturidad del filósofo y presentada las distintas apropriaciones de sus ideas por el campo de la educación. Al pensar en la escuela en el contexto de la posmodernidad, señala el proceso de disolución del carácter metafísico de estos conceptos a fin de verificar las consecuencias de este fenómeno en la sociedad y en la configuración de los conocimientos escolares. A través del significado de la verdad en Pareyson, articulado con los supuestos de los teóricos del campo de la Cultura Escolar, se pretende situar la función social de la escuela en el contexto contemporáneo, examinar sus paradojas y sus mecanismos de resistencia y/o adaptación a las demandas de la sociedad del siglo XXI. En la tensión entre su función mnemónica e instrumental, la escuela convive con diferentes expectativas y afirma su naturaleza tempestiva al refundar permanentemente sus ideales de verdad y valor. A pesar de que la escuela sea una institución difusora de prácticas y saberes altamente cuestionados, verificamos que su centralidad permanece, se amplía, y se vuelve cada vez más subsidiaria de nuestro repertorio social y culturalFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Thabata Franco de [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2011-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.application/pdfOLIVEIRA, Thabata Franco de. Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea. 2011. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90244000670762oliveira_tf_me_arafcl.pdf33004030079P29701075189282146Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:11:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90244Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
title Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
spellingShingle Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
Oliveira, Thabata Franco de [UNESP]
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Verdade
Verdad
title_short Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
title_full Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
title_fullStr Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
title_full_unstemmed Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
title_sort Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea
author Oliveira, Thabata Franco de [UNESP]
author_facet Oliveira, Thabata Franco de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thabata Franco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Verdade
Verdad
topic Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Verdade
Verdad
description Esta dissertação tem por objetivo investigar o estatuto das categorias verdade e valor no âmbito das instituições educativas contemporâneas. Para tanto, toma como referência as proposições de Nietzsche, uma vez que assinala as convergências entre sua filosofia e as principais características do projeto epistemológico e cultural hodierno. É realizada a análise da verdade e do valor como tema e como conceito nas obras de maturidade do filósofo e apresentada as diferentes apropriações de suas ideias pelo campo da educação. Ao pensar a escola no contexto da pós-modernidade, aponta para o processo de dissolução do caráter metafísico destes conceitos, tendo em vista verificar as consequências deste fenômeno na sociedade e na configuração do conhecimento escolarizado. Por meio da acepção de verdade em Pareyson, articulada aos pressupostos dos teóricos do campo da Cultura Escolar, busca situar a função social da escola no contexto da contemporaneidade, analisar seus paradoxos e seus mecanismos de resistência e/ou adaptação frente às demandas da sociedade do século XXI. Na tensão entre sua função mnemônica e instrumental, a escola convive com diferentes expectativas e afirma sua natureza tempestiva ao refundar permanentemente seus referenciais veritativos e valorativos. Apesar de a escola ser uma instituição difusora de práticas e saberes altamente questionados, verificamos que sua centralidade permanece, se amplia e subsidia cada vez mais nosso repertório social e cultural
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-06
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Thabata Franco de. Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea. 2011. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90244
000670762
oliveira_tf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9701075189282146
identifier_str_mv OLIVEIRA, Thabata Franco de. Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea. 2011. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000670762
oliveira_tf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9701075189282146
url http://hdl.handle.net/11449/90244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789559618011136