Grêmio estudantil e educação cidadã: o papel dos gestores na criação de espaços de participação para os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rennó, Thalita Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217689
Resumo: A prática da cidadania é uma conduta reconhecida na sociedade, pois ela expressa valores de igualdade, democracia, direitos humanos e justiça social. Tais valores ampliam as visões individuais e coletivas, provocam questionamentos e reflexões que impulsionam os cidadãos a se envolverem com seu entorno, podendo promover mudanças em suas respectivas realidades sociais. A escola, enquanto instituição formadora, pode se apropriar do Grêmio Estudantil para viabilizar uma educação para cidadania, conscientizando os alunos para reconhecerem seus direitos e deveres, propiciando práticas transformadoras e proporcionando discussões com temas transversais à sociedade a partir de visões integradoras das diversas esferas dos saberes. Diante disso, esse trabalho busca compreender a perspectiva dos gestores de escolas sobre a função do Grêmio Estudantil. Para essa pesquisa qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada como forma de coleta de dados e a análise de conteúdo como instrumento analítico. O estudo indicou que as vices diretoras entrevistadas apresentam o entendimento do grêmio estudantil, como parte dos órgãos colegiados da escola, um espaço de atuação que proporciona vivência e construção de uma educação para a cidadania.
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