Grêmio estudantil e educação cidadã: o papel dos gestores na criação de espaços de participação para os estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217689 |
Resumo: | A prática da cidadania é uma conduta reconhecida na sociedade, pois ela expressa valores de igualdade, democracia, direitos humanos e justiça social. Tais valores ampliam as visões individuais e coletivas, provocam questionamentos e reflexões que impulsionam os cidadãos a se envolverem com seu entorno, podendo promover mudanças em suas respectivas realidades sociais. A escola, enquanto instituição formadora, pode se apropriar do Grêmio Estudantil para viabilizar uma educação para cidadania, conscientizando os alunos para reconhecerem seus direitos e deveres, propiciando práticas transformadoras e proporcionando discussões com temas transversais à sociedade a partir de visões integradoras das diversas esferas dos saberes. Diante disso, esse trabalho busca compreender a perspectiva dos gestores de escolas sobre a função do Grêmio Estudantil. Para essa pesquisa qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada como forma de coleta de dados e a análise de conteúdo como instrumento analítico. O estudo indicou que as vices diretoras entrevistadas apresentam o entendimento do grêmio estudantil, como parte dos órgãos colegiados da escola, um espaço de atuação que proporciona vivência e construção de uma educação para a cidadania. |
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Grêmio estudantil e educação cidadã: o papel dos gestores na criação de espaços de participação para os estudantesStudent union and citizen education: the role of managers in creating spaces for student participationGrêmio estudantilEducação para cidadaniaGestão escolarPrática cidadãEntidade estudantilStudent unionEducation for citizenshipSchool managementCitizen practiceStudent entityA prática da cidadania é uma conduta reconhecida na sociedade, pois ela expressa valores de igualdade, democracia, direitos humanos e justiça social. Tais valores ampliam as visões individuais e coletivas, provocam questionamentos e reflexões que impulsionam os cidadãos a se envolverem com seu entorno, podendo promover mudanças em suas respectivas realidades sociais. A escola, enquanto instituição formadora, pode se apropriar do Grêmio Estudantil para viabilizar uma educação para cidadania, conscientizando os alunos para reconhecerem seus direitos e deveres, propiciando práticas transformadoras e proporcionando discussões com temas transversais à sociedade a partir de visões integradoras das diversas esferas dos saberes. Diante disso, esse trabalho busca compreender a perspectiva dos gestores de escolas sobre a função do Grêmio Estudantil. Para essa pesquisa qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada como forma de coleta de dados e a análise de conteúdo como instrumento analítico. O estudo indicou que as vices diretoras entrevistadas apresentam o entendimento do grêmio estudantil, como parte dos órgãos colegiados da escola, um espaço de atuação que proporciona vivência e construção de uma educação para a cidadania.The practice of citizenship is a recognized behavior in society, as it expresses values of equality, democracy, human rights and social justice. Such values broaden individual and collective perspectives, provoke questions and reflections that drive citizens to get involved with their surroundings, and can promote changes in their respective social realities. The school, as a training institution, can partner with the Student Union to enable education for citizenship, making students aware of their rights and duties, providing transformative practices and discussions on topics that are transversal to society based on perspectives that can bring together the various fields of knowledge. Therefore, this work seeks to understand the perspective of school managers about the role of the Student Union. For this qualitative research, a semi-structured interview was used for data collection, and the content analysis was used as an analytical instrument. The study indicated that the vice-principals interviewed have an understanding of the Student Union as part of the school’s councils, as a space of action that provides experience and the construction of an education for citizenship.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rennó, Thalita Oliveira2022-04-07T12:22:05Z2022-04-07T12:22:05Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:16:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217689Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:41:07.252856Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A prática da cidadania é uma conduta reconhecida na sociedade, pois ela expressa valores de igualdade, democracia, direitos humanos e justiça social. Tais valores ampliam as visões individuais e coletivas, provocam questionamentos e reflexões que impulsionam os cidadãos a se envolverem com seu entorno, podendo promover mudanças em suas respectivas realidades sociais. A escola, enquanto instituição formadora, pode se apropriar do Grêmio Estudantil para viabilizar uma educação para cidadania, conscientizando os alunos para reconhecerem seus direitos e deveres, propiciando práticas transformadoras e proporcionando discussões com temas transversais à sociedade a partir de visões integradoras das diversas esferas dos saberes. Diante disso, esse trabalho busca compreender a perspectiva dos gestores de escolas sobre a função do Grêmio Estudantil. Para essa pesquisa qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada como forma de coleta de dados e a análise de conteúdo como instrumento analítico. O estudo indicou que as vices diretoras entrevistadas apresentam o entendimento do grêmio estudantil, como parte dos órgãos colegiados da escola, um espaço de atuação que proporciona vivência e construção de uma educação para a cidadania. |
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