Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renan Borin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236377
Resumo: Apresentamos uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola pública da Educação Básica da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil que conta com equipamentos novos, muitos ainda na embalagem de transporte original. Realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes através dos registros fotográficos desses equipamentos e criamos um banco de dados disponível no acervo do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID). Com base neste inventário, analisamos aspectos dos experimentos e possíveis aplicações pedagógicas, particularmente o laboratório de cátedra à luz dos modelos mentais de Johnson-Laird. Analisamos o experimento didático gerador de Van de Graaff devido aos seus aspectos exuberantes. O contato do educando com o fenômeno físico é muito valioso por permitir construir diferentes concepções de estruturas abstratas que estão por trás das imagens exuberantes do gerador. Aprofundamos o nosso estudo com o manual do equipamento que conta com diversas atividades abrangendo o tópico “eletrostático”, que pode fornecer informações valiosas em relação ao caminho metodológico sugerido pelo fabricante e adotado pelo estado de São Paulo. A relação dos experimentos com os modelos mentais de Johnson-Laird se revela como um aspecto interessante, uma vez que existem estruturas cognitivas associadas à imagem, além da vivência diferenciada que é proporcionada ao educando, se relacionando com diferentes aspectos dos sentidos como o cheiro e o som. Esses aspectos do processo de ensino podem estar relacionados com uma melhora da motivação dos educandos, tornando a prática mais ativa e promovendo uma aprendizagem mais profícua.
id UNSP_fb3f09e64bfea0a7163940fff2c2c99d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236377
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentaisDidactic experiments and Physics teaching: motivating materials and the construction of mental modelsMaterial didáticoMateriais experimentaisLaboratório de físicaJohnson-LairdEnsino de FísicaVan de GraaffModelos mentaisLaboratório didáticoEletrostáticaMental modelsDidactic laboratoryElectrostaticApresentamos uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola pública da Educação Básica da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil que conta com equipamentos novos, muitos ainda na embalagem de transporte original. Realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes através dos registros fotográficos desses equipamentos e criamos um banco de dados disponível no acervo do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID). Com base neste inventário, analisamos aspectos dos experimentos e possíveis aplicações pedagógicas, particularmente o laboratório de cátedra à luz dos modelos mentais de Johnson-Laird. Analisamos o experimento didático gerador de Van de Graaff devido aos seus aspectos exuberantes. O contato do educando com o fenômeno físico é muito valioso por permitir construir diferentes concepções de estruturas abstratas que estão por trás das imagens exuberantes do gerador. Aprofundamos o nosso estudo com o manual do equipamento que conta com diversas atividades abrangendo o tópico “eletrostático”, que pode fornecer informações valiosas em relação ao caminho metodológico sugerido pelo fabricante e adotado pelo estado de São Paulo. A relação dos experimentos com os modelos mentais de Johnson-Laird se revela como um aspecto interessante, uma vez que existem estruturas cognitivas associadas à imagem, além da vivência diferenciada que é proporcionada ao educando, se relacionando com diferentes aspectos dos sentidos como o cheiro e o som. Esses aspectos do processo de ensino podem estar relacionados com uma melhora da motivação dos educandos, tornando a prática mais ativa e promovendo uma aprendizagem mais profícua.We have presented an exploratory and qualitative research about experimental teaching materials existing in a laboratory of a Basic Education school in the city of Rio Claro, São Paulo, Brazil, which relies on new equipment, many still in the retail transport box. We have carried out the registration and survey of existing materials through the photographic records of these pieces of equipment and created a database available in the teaching practices, materials and teaching instrumental lab (LaPEMID) collection. Based on this inventory, we analyzed the aspects of the experiments and possible pedagogical applications, especially Catedra’s laboratory in light of the mind models of Johnson-Laird. We analyzed the Van de Graaff generator didactic experiment due to due to its exuberant visual appeal. The student's contact with the physical phenomenon is very valuable because it allows the construction of different conceptions of abstract structures that are behind the exuberant images of the generator. We deepened our study with the equipment manual that has several activities covering the topic “electrostatics”, which can provide valuable information regarding the methodological path suggested by the manufacturer and adopted by the state of São Paulo. The relationship of the experiments with Johnson-Laird's mental models is revealed as an interesting aspect, since there are cognitive structures associated with the image, in addition to the differentiated experience that is provided to the student, relating to different aspects of the senses such as smell and the sound. These aspects of the teaching process may be related to an improvement in the students' motivation, making the practice more active and promoting more fruitful learning.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Renan Borin2022-08-31T12:35:39Z2022-08-31T12:35:39Z2022-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:10:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236377Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:50:30.925548Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
Didactic experiments and Physics teaching: motivating materials and the construction of mental models
title Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
spellingShingle Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
Rodrigues, Renan Borin
Material didático
Materiais experimentais
Laboratório de física
Johnson-Laird
Ensino de Física
Van de Graaff
Modelos mentais
Laboratório didático
Eletrostática
Mental models
Didactic laboratory
Electrostatic
title_short Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
title_full Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
title_fullStr Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
title_full_unstemmed Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
title_sort Experimentos didáticos e ensino de Física: materiais motivadores e a construção de modelos mentais
author Rodrigues, Renan Borin
author_facet Rodrigues, Renan Borin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renan Borin
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Materiais experimentais
Laboratório de física
Johnson-Laird
Ensino de Física
Van de Graaff
Modelos mentais
Laboratório didático
Eletrostática
Mental models
Didactic laboratory
Electrostatic
topic Material didático
Materiais experimentais
Laboratório de física
Johnson-Laird
Ensino de Física
Van de Graaff
Modelos mentais
Laboratório didático
Eletrostática
Mental models
Didactic laboratory
Electrostatic
description Apresentamos uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola pública da Educação Básica da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil que conta com equipamentos novos, muitos ainda na embalagem de transporte original. Realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes através dos registros fotográficos desses equipamentos e criamos um banco de dados disponível no acervo do Laboratório de Prática de Ensino, Materiais e Instrumentação Didática (LaPEMID). Com base neste inventário, analisamos aspectos dos experimentos e possíveis aplicações pedagógicas, particularmente o laboratório de cátedra à luz dos modelos mentais de Johnson-Laird. Analisamos o experimento didático gerador de Van de Graaff devido aos seus aspectos exuberantes. O contato do educando com o fenômeno físico é muito valioso por permitir construir diferentes concepções de estruturas abstratas que estão por trás das imagens exuberantes do gerador. Aprofundamos o nosso estudo com o manual do equipamento que conta com diversas atividades abrangendo o tópico “eletrostático”, que pode fornecer informações valiosas em relação ao caminho metodológico sugerido pelo fabricante e adotado pelo estado de São Paulo. A relação dos experimentos com os modelos mentais de Johnson-Laird se revela como um aspecto interessante, uma vez que existem estruturas cognitivas associadas à imagem, além da vivência diferenciada que é proporcionada ao educando, se relacionando com diferentes aspectos dos sentidos como o cheiro e o som. Esses aspectos do processo de ensino podem estar relacionados com uma melhora da motivação dos educandos, tornando a prática mais ativa e promovendo uma aprendizagem mais profícua.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31T12:35:39Z
2022-08-31T12:35:39Z
2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236377
url http://hdl.handle.net/11449/236377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128864918962176