O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Priscila Caroline [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204087
Resumo: O tema do presente estudo é a busca de estratégias para o fortalecimento da descentração, superação do egocentrismo e o encaminhamento de perspectiva reversível na tomada de decisões. O objetivo principal é a criação de uma sequência didática que trabalhe o desenvolvimento moral, especificamente a adesão ao valor respeito de modo reversível, ou seja, trabalhando a superação do egocentrismo e o reconhecimento do outro, que só é possível com a reversibilidade. O método utilizado foi uma pesquisa descritiva com um delineamento de levantamento, no sentido que propõe a partir da teoria uma técnica de trabalho e submete tal técnica (sequência didática) para uma amostra de professores da Educação Infantil, com o objetivo de avaliação e melhoria da qualidade da proposta para futura implementação. A pesquisa envolveu amplo levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores da educação infantil. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o desenvolvimento moral e, em particular do valor respeito, construímos uma Sequência Didática para ser aplicada junto a crianças na faixa etária de cinco anos, buscando o desenvolvimento moral que implica na superação do egocentrismo e na tomada de consciência de si, já que o egocentrismo seria justamente a falta de tal consciência. Acreditamos que um trabalho com valores sociomorais pode auxiliar nesse processo e escolhemos o valor respeito sendo que o unilateral é a primeira forma de respeito que aparece no desenvolvimento moral do ser humano e surge nas relações de coação social, em especial, as construídas entre a criança e seus pais ou com outros adultos significativos para ela. Por outro lado, o respeito mútuo surge da cooperação que impõe apenas a reciprocidade que obriga cada um a se colocar no lugar do outro. Como resultado da pesquisa, foi construída uma sequência didática que foi avaliada por dez professores da Educação Infantil e pudemos perceber a relevância da proposta de acordo com a fala dos professores e, também que nos possibilitou mudanças sugeridas pelos educadores, que ampliaram a nossa sequência didática. Por fim, destacamos que foi sugerido a inserção de atividades como a inclusão de músicas, jogos cooperativos e filmes.
id UNSP_fb4840ff19ef4c69f65552aff2cfe8dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204087
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantilMoral development and respect value: creating a didactic sequence for work in early childhood educationInfânciaEgocentrismoMoralidadeValoresRespeitoChildhoodEgocentrismMoralityValuesRespectO tema do presente estudo é a busca de estratégias para o fortalecimento da descentração, superação do egocentrismo e o encaminhamento de perspectiva reversível na tomada de decisões. O objetivo principal é a criação de uma sequência didática que trabalhe o desenvolvimento moral, especificamente a adesão ao valor respeito de modo reversível, ou seja, trabalhando a superação do egocentrismo e o reconhecimento do outro, que só é possível com a reversibilidade. O método utilizado foi uma pesquisa descritiva com um delineamento de levantamento, no sentido que propõe a partir da teoria uma técnica de trabalho e submete tal técnica (sequência didática) para uma amostra de professores da Educação Infantil, com o objetivo de avaliação e melhoria da qualidade da proposta para futura implementação. A pesquisa envolveu amplo levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores da educação infantil. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o desenvolvimento moral e, em particular do valor respeito, construímos uma Sequência Didática para ser aplicada junto a crianças na faixa etária de cinco anos, buscando o desenvolvimento moral que implica na superação do egocentrismo e na tomada de consciência de si, já que o egocentrismo seria justamente a falta de tal consciência. Acreditamos que um trabalho com valores sociomorais pode auxiliar nesse processo e escolhemos o valor respeito sendo que o unilateral é a primeira forma de respeito que aparece no desenvolvimento moral do ser humano e surge nas relações de coação social, em especial, as construídas entre a criança e seus pais ou com outros adultos significativos para ela. Por outro lado, o respeito mútuo surge da cooperação que impõe apenas a reciprocidade que obriga cada um a se colocar no lugar do outro. Como resultado da pesquisa, foi construída uma sequência didática que foi avaliada por dez professores da Educação Infantil e pudemos perceber a relevância da proposta de acordo com a fala dos professores e, também que nos possibilitou mudanças sugeridas pelos educadores, que ampliaram a nossa sequência didática. Por fim, destacamos que foi sugerido a inserção de atividades como a inclusão de músicas, jogos cooperativos e filmes.The theme of the present study is the search for strategies for strengthening decentralization, overcoming self-centeredness and forwarding a reversible perspective in decision-making. The main objective is the creation of a didactic sequence that works on moral development, specifically the adherence to the respect value in a reversible way, that is, working to overcome self-centeredness and the recognition of the other, which is only possible with reversibility. The method used was a descriptive research with a survey design, in the sense that it proposes from the theory a working technique and submits this technique (didactic sequence) to a sample of teachers of Early Childhood Education, with the objective of evaluating and improving the quality of the proposal for future implementation. The research involved a wide bibliographic survey, document analysis and semi-structured interviews with teachers of early childhood education. As a result, in addition to defining the theoretical assumptions that involve the discussion on moral development and, in particular, the value of respect, we built a Didactic Sequence to be applied to children in the five-year age group, seeking the moral development that implies overcoming of self-centeredness and self-awareness, since self-centeredness would be precisely the lack of such awareness. We believe that a work with sociomoral values can help in this process and we choose the value of respect, since the one-sided is the first form of respect that appears in the moral development of the human being and arises in social coercion relationships, especially those built between the child and her parents or with other adults significant to her. On the other hand, mutual respect arises from cooperation that imposes only the reciprocity that forces each to put himself in the other's place. As a result of the research, a didactic sequence was constructed that was evaluated by ten teachers of Early Childhood Education and we could perceive the relevance of the proposal according to the speech of the teachers and, also that allowed us changes suggested by the educators, which expanded our didactic sequence . Finally, we highlight that it was suggested the insertion of activities such as the inclusion of music, cooperative games and films.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bataglia, Patricia Unger Raphael [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, Priscila Caroline [UNESP]2021-03-15T01:24:44Z2021-03-15T01:24:44Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20408733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:08:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204087Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
Moral development and respect value: creating a didactic sequence for work in early childhood education
title O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
spellingShingle O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
Miguel, Priscila Caroline [UNESP]
Infância
Egocentrismo
Moralidade
Valores
Respeito
Childhood
Egocentrism
Morality
Values
Respect
title_short O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
title_full O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
title_fullStr O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
title_full_unstemmed O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
title_sort O desenvolvimento moral e o valor respeito: criação de uma sequência didática para o trabalho na educação infantil
author Miguel, Priscila Caroline [UNESP]
author_facet Miguel, Priscila Caroline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bataglia, Patricia Unger Raphael [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Priscila Caroline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Egocentrismo
Moralidade
Valores
Respeito
Childhood
Egocentrism
Morality
Values
Respect
topic Infância
Egocentrismo
Moralidade
Valores
Respeito
Childhood
Egocentrism
Morality
Values
Respect
description O tema do presente estudo é a busca de estratégias para o fortalecimento da descentração, superação do egocentrismo e o encaminhamento de perspectiva reversível na tomada de decisões. O objetivo principal é a criação de uma sequência didática que trabalhe o desenvolvimento moral, especificamente a adesão ao valor respeito de modo reversível, ou seja, trabalhando a superação do egocentrismo e o reconhecimento do outro, que só é possível com a reversibilidade. O método utilizado foi uma pesquisa descritiva com um delineamento de levantamento, no sentido que propõe a partir da teoria uma técnica de trabalho e submete tal técnica (sequência didática) para uma amostra de professores da Educação Infantil, com o objetivo de avaliação e melhoria da qualidade da proposta para futura implementação. A pesquisa envolveu amplo levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores da educação infantil. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o desenvolvimento moral e, em particular do valor respeito, construímos uma Sequência Didática para ser aplicada junto a crianças na faixa etária de cinco anos, buscando o desenvolvimento moral que implica na superação do egocentrismo e na tomada de consciência de si, já que o egocentrismo seria justamente a falta de tal consciência. Acreditamos que um trabalho com valores sociomorais pode auxiliar nesse processo e escolhemos o valor respeito sendo que o unilateral é a primeira forma de respeito que aparece no desenvolvimento moral do ser humano e surge nas relações de coação social, em especial, as construídas entre a criança e seus pais ou com outros adultos significativos para ela. Por outro lado, o respeito mútuo surge da cooperação que impõe apenas a reciprocidade que obriga cada um a se colocar no lugar do outro. Como resultado da pesquisa, foi construída uma sequência didática que foi avaliada por dez professores da Educação Infantil e pudemos perceber a relevância da proposta de acordo com a fala dos professores e, também que nos possibilitou mudanças sugeridas pelos educadores, que ampliaram a nossa sequência didática. Por fim, destacamos que foi sugerido a inserção de atividades como a inclusão de músicas, jogos cooperativos e filmes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-15T01:24:44Z
2021-03-15T01:24:44Z
2021-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204087
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/204087
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128119402397696