Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazzetta, Rodolfo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154514
Resumo: A Educação Física, bem como todas as práticas corporais na escola, volta seu olhar, em sua maioria, para as correntes tradicionais da esportivização e do desenvolvimento motor. Porém, é nítido que as discussões em torno destas práticas podem ser ricas no sentido do desenvolvimento humano e suas relações. Sabemos que a coletividade, a imprevisibilidade a competição e cooperação são elementos que estimulam estados emocionais diversos, fazendo com que possamos para trabalhar o aprendizado emocional, de maneira eficaz. Este trabalho culmina com o que pensamos sobre a EF, uma disciplina multidisciplinar, que tem o dever de oferecer ambientes pedagógicos favoráveis para que nossos alunos experimentem e vivenciem estados emocionais e seus conflitos, oportunizando o desenvolvimento destas habilidades sociais de maneira realmente eficiente. O presente trabalho buscou entender como os alunos reagem socialmente e emocionalmente nos diferentes momentos de sua rotina escolar e como os estados emocionais são acionados nas aulas de EF durante a prática de jogos, ginástica, dança e jogos digitais. Não obstante, entender como eles conseguem identificar reações emocionais em seus pares. A opção metodológica foi a pesquisa-ação e foi realizada em estreita relação entre teoria e prática, onde participantes e pesquisadores, representantes da situação ou do problema, estão envolvidos de maneira cooperativa e/ou participativa. A pesquisa foi realizada com 120 alunos de 13 e 14 anos, do oitavo ano do ensino fundamental II em 2017, em Campinas e foram utilizados os instrumentos de observações participantes, bem como a aplicação de um questionário elaborado pelo autor, no começo e ao final do período da pesquisa. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a Roda de Estados de Ânimo (REA), que tornou possível a identificação dos estados emocionais acionados durante as diferentes modalidades praticadas no período da pesquisa. Todos os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, para tentar comprovar e explicar diferenças significativas nas respostas sociais e emocionais dos alunos aos diferentes estímulos no decorrer da pesquisa, considerando questões de gênero e o período em que estudam. Estas analises sugerem que as atividades praticadas durante a pesquisa acionaram estados emocionais variados, e que as práticas corporais, bem como as digitais podem contribuir para o desenvolvimento do aprendizado emocional.
id UNSP_fb7ddf15871777c67937f1ba0d6e6cb7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154514
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXIStudy on emotional states inherent in athetics practices in school: thoughts for Physical Education of the 21st centuryEstados emocionaisEducação física escolarPsicologia do esporteEmoções na escolaEmotional statesSports psychologyPhysical educationA Educação Física, bem como todas as práticas corporais na escola, volta seu olhar, em sua maioria, para as correntes tradicionais da esportivização e do desenvolvimento motor. Porém, é nítido que as discussões em torno destas práticas podem ser ricas no sentido do desenvolvimento humano e suas relações. Sabemos que a coletividade, a imprevisibilidade a competição e cooperação são elementos que estimulam estados emocionais diversos, fazendo com que possamos para trabalhar o aprendizado emocional, de maneira eficaz. Este trabalho culmina com o que pensamos sobre a EF, uma disciplina multidisciplinar, que tem o dever de oferecer ambientes pedagógicos favoráveis para que nossos alunos experimentem e vivenciem estados emocionais e seus conflitos, oportunizando o desenvolvimento destas habilidades sociais de maneira realmente eficiente. O presente trabalho buscou entender como os alunos reagem socialmente e emocionalmente nos diferentes momentos de sua rotina escolar e como os estados emocionais são acionados nas aulas de EF durante a prática de jogos, ginástica, dança e jogos digitais. Não obstante, entender como eles conseguem identificar reações emocionais em seus pares. A opção metodológica foi a pesquisa-ação e foi realizada em estreita relação entre teoria e prática, onde participantes e pesquisadores, representantes da situação ou do problema, estão envolvidos de maneira cooperativa e/ou participativa. A pesquisa foi realizada com 120 alunos de 13 e 14 anos, do oitavo ano do ensino fundamental II em 2017, em Campinas e foram utilizados os instrumentos de observações participantes, bem como a aplicação de um questionário elaborado pelo autor, no começo e ao final do período da pesquisa. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a Roda de Estados de Ânimo (REA), que tornou possível a identificação dos estados emocionais acionados durante as diferentes modalidades praticadas no período da pesquisa. Todos os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, para tentar comprovar e explicar diferenças significativas nas respostas sociais e emocionais dos alunos aos diferentes estímulos no decorrer da pesquisa, considerando questões de gênero e o período em que estudam. Estas analises sugerem que as atividades praticadas durante a pesquisa acionaram estados emocionais variados, e que as práticas corporais, bem como as digitais podem contribuir para o desenvolvimento do aprendizado emocional.Physical Education as well as all the corporal practices in the school looks, for the most part, to the traditional chains of the esportivization and the sports skills development. However, it is clear that the discussions around these practices can be rich in the sense of human development and their relationships. We know that collectivity, competition and cooperation are elements that stimulate diverse emotional states, allowing us to work effectively on emotional learning. This work culminates in what we think about Physical Education, multidisciplinary, that has the duty to offer good moments for our students to experience and experience emotional states and their conflicts, allowing the development of these social skills in a really efficient way. The present work tried to understand how students react socially and emotionally in the different moments of their school routine and how emotional states are activated in Physical Education classes during the practice of games, gymnastics, dance and digital games. And also, understand how they can identify emotional reactions in their peers. The methodological option was action research and was carried out in close relation between theory and practice, where participants and researchers, representatives of the situation or the problem, are involved in al situations. The research was carried out with 120 students of 13 and 14 years of age, from the 8th year of middle school in 2017, in Campinas and the instruments of participant observations were used, as well as the application of a questionnaire elaborated by the author, at the beginning and at the end of the research period. Another research tool used was the Geneva Emotion Wheel (GEW), which made it possible to identify the emotional states during the different modalities practiced during the research period. All the data collected were quantitatively and qualitatively analyzed to try to prove and explain significant differences in the social and emotional responses of the students to the different stimuli during the research, considering gender issues and the period in which they study. These analyzes suggest that the activities practiced during the research triggered varied emotional states, and that physical as well as digital practices can contribute to the development of emotional learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serapião, Adriane Beatriz de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gazzetta, Rodolfo2018-07-16T11:51:18Z2018-07-16T11:51:18Z2018-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15451400090593433004137066P569978143431898600000-0001-9728-7092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:22:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:11:52.174051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
Study on emotional states inherent in athetics practices in school: thoughts for Physical Education of the 21st century
title Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
spellingShingle Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
Gazzetta, Rodolfo
Estados emocionais
Educação física escolar
Psicologia do esporte
Emoções na escola
Emotional states
Sports psychology
Physical education
title_short Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
title_full Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
title_fullStr Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
title_full_unstemmed Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
title_sort Estudo sobre os estados emocionais inerentes às práticas corporais na escola: reflexões para Educação Física do século XXI
author Gazzetta, Rodolfo
author_facet Gazzetta, Rodolfo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serapião, Adriane Beatriz de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazzetta, Rodolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Estados emocionais
Educação física escolar
Psicologia do esporte
Emoções na escola
Emotional states
Sports psychology
Physical education
topic Estados emocionais
Educação física escolar
Psicologia do esporte
Emoções na escola
Emotional states
Sports psychology
Physical education
description A Educação Física, bem como todas as práticas corporais na escola, volta seu olhar, em sua maioria, para as correntes tradicionais da esportivização e do desenvolvimento motor. Porém, é nítido que as discussões em torno destas práticas podem ser ricas no sentido do desenvolvimento humano e suas relações. Sabemos que a coletividade, a imprevisibilidade a competição e cooperação são elementos que estimulam estados emocionais diversos, fazendo com que possamos para trabalhar o aprendizado emocional, de maneira eficaz. Este trabalho culmina com o que pensamos sobre a EF, uma disciplina multidisciplinar, que tem o dever de oferecer ambientes pedagógicos favoráveis para que nossos alunos experimentem e vivenciem estados emocionais e seus conflitos, oportunizando o desenvolvimento destas habilidades sociais de maneira realmente eficiente. O presente trabalho buscou entender como os alunos reagem socialmente e emocionalmente nos diferentes momentos de sua rotina escolar e como os estados emocionais são acionados nas aulas de EF durante a prática de jogos, ginástica, dança e jogos digitais. Não obstante, entender como eles conseguem identificar reações emocionais em seus pares. A opção metodológica foi a pesquisa-ação e foi realizada em estreita relação entre teoria e prática, onde participantes e pesquisadores, representantes da situação ou do problema, estão envolvidos de maneira cooperativa e/ou participativa. A pesquisa foi realizada com 120 alunos de 13 e 14 anos, do oitavo ano do ensino fundamental II em 2017, em Campinas e foram utilizados os instrumentos de observações participantes, bem como a aplicação de um questionário elaborado pelo autor, no começo e ao final do período da pesquisa. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a Roda de Estados de Ânimo (REA), que tornou possível a identificação dos estados emocionais acionados durante as diferentes modalidades praticadas no período da pesquisa. Todos os dados coletados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa, para tentar comprovar e explicar diferenças significativas nas respostas sociais e emocionais dos alunos aos diferentes estímulos no decorrer da pesquisa, considerando questões de gênero e o período em que estudam. Estas analises sugerem que as atividades praticadas durante a pesquisa acionaram estados emocionais variados, e que as práticas corporais, bem como as digitais podem contribuir para o desenvolvimento do aprendizado emocional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16T11:51:18Z
2018-07-16T11:51:18Z
2018-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154514
000905934
33004137066P5
6997814343189860
0000-0001-9728-7092
url http://hdl.handle.net/11449/154514
identifier_str_mv 000905934
33004137066P5
6997814343189860
0000-0001-9728-7092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129498556661760