Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141766 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos o método autobiográfico e a metodologia de narrativas, em seguida discutimos a relevância do uso das narrativas autobiográficas nas pesquisas educacionais e comentamos a possibilidade da utilização desse tipo de metodologia na pesquisa educacional e na formação de professores com a proposição de que o professor é uma pessoa que possui seus próprios saberes sobre o trabalho que desempenha. Este trabalho visa, portanto, a esclarecer a razão pela qual o método – cuja relevância está não apenas no peso que tem sobre o processo de formação do professor como também o situa como protagonista desse processo – pode ser utilizado nas pesquisas educacionais. Explicitamos então, a origem do método e seus pressupostos teóricos e realizamos na sequência uma discussão sobre a metodologia de narrativas e o uso delas com o caráter autobiográfico relativas às trajetórias profissionais dos professores e seu poder formativo. |
id |
UNSP_fbb936c7bc2eed5de085c3e4b6f6615a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141766 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professoresNeste artigo apresentamos o método autobiográfico e a metodologia de narrativas, em seguida discutimos a relevância do uso das narrativas autobiográficas nas pesquisas educacionais e comentamos a possibilidade da utilização desse tipo de metodologia na pesquisa educacional e na formação de professores com a proposição de que o professor é uma pessoa que possui seus próprios saberes sobre o trabalho que desempenha. Este trabalho visa, portanto, a esclarecer a razão pela qual o método – cuja relevância está não apenas no peso que tem sobre o processo de formação do professor como também o situa como protagonista desse processo – pode ser utilizado nas pesquisas educacionais. Explicitamos então, a origem do método e seus pressupostos teóricos e realizamos na sequência uma discussão sobre a metodologia de narrativas e o uso delas com o caráter autobiográfico relativas às trajetórias profissionais dos professores e seu poder formativo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Héllen Thaís [UNESP]Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]2016-07-19T13:00:22Z2016-07-19T13:00:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4094-4106application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4094-41062357-7819http://hdl.handle.net/11449/141766ISSN2357-7819-2014-4094-4106.pdf8089865764566741porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:59:36.243206Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
title |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
spellingShingle |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores Santos, Héllen Thaís [UNESP] |
title_short |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
title_full |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
title_fullStr |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
title_full_unstemmed |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
title_sort |
Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores |
author |
Santos, Héllen Thaís [UNESP] |
author_facet |
Santos, Héllen Thaís [UNESP] Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Héllen Thaís [UNESP] Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] |
description |
Neste artigo apresentamos o método autobiográfico e a metodologia de narrativas, em seguida discutimos a relevância do uso das narrativas autobiográficas nas pesquisas educacionais e comentamos a possibilidade da utilização desse tipo de metodologia na pesquisa educacional e na formação de professores com a proposição de que o professor é uma pessoa que possui seus próprios saberes sobre o trabalho que desempenha. Este trabalho visa, portanto, a esclarecer a razão pela qual o método – cuja relevância está não apenas no peso que tem sobre o processo de formação do professor como também o situa como protagonista desse processo – pode ser utilizado nas pesquisas educacionais. Explicitamos então, a origem do método e seus pressupostos teóricos e realizamos na sequência uma discussão sobre a metodologia de narrativas e o uso delas com o caráter autobiográfico relativas às trajetórias profissionais dos professores e seu poder formativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:22Z 2016-07-19T13:00:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4094-4106 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141766 ISSN2357-7819-2014-4094-4106.pdf 8089865764566741 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141766 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4094-4106 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4094-4106.pdf 8089865764566741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4094-4106 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129271549394944 |