Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139261
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf
Resumo: The search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed here
id UNSP_fbff392adc5f94b4e1c07ff84bc56092
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139261
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do soloAutomoveis - Projetos e construçãoAutomoveis - Molas e suspensãoMétodo dos elementos finitosFinite element methodThe search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed hereA busca por métodos de validação de componentes mecânicos, empregados no setor de desenvolvimento de produtos, mostra-se cada vez mais ávida por soluções mais baratas. Com isso, os programas capazes de simular os esforços atuantes em determinada peça através do método de elementos finitos ganham cada vez mais espaço no mercado, uma vez que tal processo é consumidor de menos capital quando comparado às validações empíricas atualmente empregadas. O presente artigo mostrará a simulação de um conjunto de suspensão de um protótipo off-road através de tal técnica, utilizando um histórico de excitações realizado após mensurações em campo e também fazendo uso de uma ferramenta específica para obtenção de cargas dinâmicas do modelo em questão. O resultado mostrado ao final é fundamental para futuras otimizações, visando redução de massa, por exemplo, que podem vir a ser executadas no sistema de suspensão do protótipo aqui discutidoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caporalli Filho, Angelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]2016-06-07T17:11:19Z2016-06-07T17:11:19Z2016-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfSILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139261000865424http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf0512264136828789Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139261Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:44.347628Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
title Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
spellingShingle Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]
Automoveis - Projetos e construção
Automoveis - Molas e suspensão
Método dos elementos finitos
Finite element method
title_short Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
title_full Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
title_fullStr Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
title_full_unstemmed Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
title_sort Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
author Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]
author_facet Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caporalli Filho, Angelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Automoveis - Projetos e construção
Automoveis - Molas e suspensão
Método dos elementos finitos
Finite element method
topic Automoveis - Projetos e construção
Automoveis - Molas e suspensão
Método dos elementos finitos
Finite element method
description The search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed here
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07T17:11:19Z
2016-06-07T17:11:19Z
2016-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/139261
000865424
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf
0512264136828789
identifier_str_mv SILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
000865424
0512264136828789
url http://hdl.handle.net/11449/139261
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128324146298880