Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/139261 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf |
Resumo: | The search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed here |
id |
UNSP_fbff392adc5f94b4e1c07ff84bc56092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139261 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do soloAutomoveis - Projetos e construçãoAutomoveis - Molas e suspensãoMétodo dos elementos finitosFinite element methodThe search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed hereA busca por métodos de validação de componentes mecânicos, empregados no setor de desenvolvimento de produtos, mostra-se cada vez mais ávida por soluções mais baratas. Com isso, os programas capazes de simular os esforços atuantes em determinada peça através do método de elementos finitos ganham cada vez mais espaço no mercado, uma vez que tal processo é consumidor de menos capital quando comparado às validações empíricas atualmente empregadas. O presente artigo mostrará a simulação de um conjunto de suspensão de um protótipo off-road através de tal técnica, utilizando um histórico de excitações realizado após mensurações em campo e também fazendo uso de uma ferramenta específica para obtenção de cargas dinâmicas do modelo em questão. O resultado mostrado ao final é fundamental para futuras otimizações, visando redução de massa, por exemplo, que podem vir a ser executadas no sistema de suspensão do protótipo aqui discutidoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caporalli Filho, Angelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luís Felipe Santos [UNESP]2016-06-07T17:11:19Z2016-06-07T17:11:19Z2016-01-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfSILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139261000865424http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf0512264136828789Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:50:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139261Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:44.347628Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
title |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
spellingShingle |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo Silva, Luís Felipe Santos [UNESP] Automoveis - Projetos e construção Automoveis - Molas e suspensão Método dos elementos finitos Finite element method |
title_short |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
title_full |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
title_fullStr |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
title_full_unstemmed |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
title_sort |
Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo |
author |
Silva, Luís Felipe Santos [UNESP] |
author_facet |
Silva, Luís Felipe Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caporalli Filho, Angelo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luís Felipe Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automoveis - Projetos e construção Automoveis - Molas e suspensão Método dos elementos finitos Finite element method |
topic |
Automoveis - Projetos e construção Automoveis - Molas e suspensão Método dos elementos finitos Finite element method |
description |
The search for mechanical components validation methods, employed in product development sector, becomes more avid for less expensive solutions. As a result, programs that can simulate forces acting on a given part through finite element method are gaining more space in the market, once this process consumes less capital when compared to currently-employed empirical validation. This article shows the simulation of an off-road prototype suspension through such technique, using ground excitation history coming from field measurements and also by making use of a specific tool for obtaining dynamic loads from the model in question. The results shown at the end is key for future enhancements aiming mass reduction, for example, that may be executed on the prototype suspension system discussed here |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-07T17:11:19Z 2016-06-07T17:11:19Z 2016-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015. http://hdl.handle.net/11449/139261 000865424 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf 0512264136828789 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luís Felipe Santos. Simulação da suspensão tipo duplo A de um veículo off-road através do histórico de excitação do solo. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015. 000865424 0512264136828789 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/139261 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-24/000865424.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
78 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128324146298880 |