A didática na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944 -1965): contribuições para a constituição de um campo de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Karina Cássia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217456
Resumo: O objetivo principal é analisar a Didática como campo de conhecimento, disciplina escolar e ensino acadêmico mediante os discursos produzidos na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944 e 1965. Para tanto, adota-se os referenciais teórico-metodológicos e as práticas historiográficas do campo da História da Educação, particularmente as reflexões sobre história das disciplinas escolares e acadêmicas. Diante disso, foi desenvolvida uma pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental e bibliográfica, quanto às fontes. Ressalta-se que a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944-1965 é a fonte primária e corpus documental principal dessa investigação e as revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933-1944) e Educação (1945-1961) e Ande (1980) são fontes secundárias, bem como, enunciados em jornais da época. Ainda, foram elencados os seguintes objetivos específicos: compreender a produção impressa em livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos sobre a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, situando seus campos de conhecimentos envolvidos e tematizações; analisar os aspectos referentes à materialidade da revista: breve história do periódico, periodicidade, aspectos tipográficos, tematizações e biografias dos colaboradores que contribuíram para discussão sobre Didática na RBEP; situar a produção da Didática na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944 e 1965 à luz dos estudos de Michel de Certeau e Pierre Bourdieu; recuperar elementos que teriam embasado as discussões em fóruns de discussão sobre Didática na perspectiva da práxis docente, nas décadas de 1970 e 1980, momento de entusiasmo político, social e educacional de reabertura democrática; contribuir para uma História da Didática, das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil, a partir das representações (CHARTIER, 1990) “lidas” na RBEP; e, contribuir para uma História da Formação de Professores no Brasil. À vista disso, no primeiro momento, a busca foi por reunir os principais estudos que elegeram a RBEP como objeto de pesquisa e com isso selecionar e situar a análise em relação aos outros projetos de campos diversos. Após isso, tratou-se de reunir as principais contribuições por meio de artigos, livros, bem como, outros documentos com o propósito de colher materiais para situar historicamente o lugar de problematização da Didática tomada como uma questão das técnicas de ensino. Em virtude desse recorte, foi necessário lançar um olhar sobre a recuperação da Didática, para além da data limite da pesquisa, 1964, nos fóruns de debate na efervescência da abertura democrática da década de 1980, em busca de recuperar antecedentes da Didática, centralmente nessas décadas que delimitam o recorte da pesquisa – 1944-1965 –, os quais teriam embasado tal debate da década de 1980. Posteriormente, a análise retrocedeu a dois períodos da existência da RBEP: primeiro, entre 1944 e 1951 por ocasião de sua fundação e direção do pensador Lourenço Filho, intensamente marcado pelas reformas e políticas do Estado Novo, e, segundo, entre 1952 e 1964/1965 no contexto turbulento da supervisão de Anísio Teixeira, sob o qual o Brasil viveu um período político da ditadura militar que coloca em ação uma série de medidas para reforma do sistema educacional, especialmente, a chamada Reforma Universitária cujo legado é o fim das cátedras – uma contextura que se traduz como a fragmentação da Didática (GARCIA, 2000) e o predomínio das tradições acadêmicas (VIÑAO, 2008), processo este de cientificização.
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Diante disso, foi desenvolvida uma pesquisa histórica, quanto à abordagem, e documental e bibliográfica, quanto às fontes. Ressalta-se que a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944-1965 é a fonte primária e corpus documental principal dessa investigação e as revistas Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933-1944) e Educação (1945-1961) e Ande (1980) são fontes secundárias, bem como, enunciados em jornais da época. Ainda, foram elencados os seguintes objetivos específicos: compreender a produção impressa em livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos sobre a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, situando seus campos de conhecimentos envolvidos e tematizações; analisar os aspectos referentes à materialidade da revista: breve história do periódico, periodicidade, aspectos tipográficos, tematizações e biografias dos colaboradores que contribuíram para discussão sobre Didática na RBEP; situar a produção da Didática na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944 e 1965 à luz dos estudos de Michel de Certeau e Pierre Bourdieu; recuperar elementos que teriam embasado as discussões em fóruns de discussão sobre Didática na perspectiva da práxis docente, nas décadas de 1970 e 1980, momento de entusiasmo político, social e educacional de reabertura democrática; contribuir para uma História da Didática, das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil, a partir das representações (CHARTIER, 1990) “lidas” na RBEP; e, contribuir para uma História da Formação de Professores no Brasil. À vista disso, no primeiro momento, a busca foi por reunir os principais estudos que elegeram a RBEP como objeto de pesquisa e com isso selecionar e situar a análise em relação aos outros projetos de campos diversos. Após isso, tratou-se de reunir as principais contribuições por meio de artigos, livros, bem como, outros documentos com o propósito de colher materiais para situar historicamente o lugar de problematização da Didática tomada como uma questão das técnicas de ensino. Em virtude desse recorte, foi necessário lançar um olhar sobre a recuperação da Didática, para além da data limite da pesquisa, 1964, nos fóruns de debate na efervescência da abertura democrática da década de 1980, em busca de recuperar antecedentes da Didática, centralmente nessas décadas que delimitam o recorte da pesquisa – 1944-1965 –, os quais teriam embasado tal debate da década de 1980. Posteriormente, a análise retrocedeu a dois períodos da existência da RBEP: primeiro, entre 1944 e 1951 por ocasião de sua fundação e direção do pensador Lourenço Filho, intensamente marcado pelas reformas e políticas do Estado Novo, e, segundo, entre 1952 e 1964/1965 no contexto turbulento da supervisão de Anísio Teixeira, sob o qual o Brasil viveu um período político da ditadura militar que coloca em ação uma série de medidas para reforma do sistema educacional, especialmente, a chamada Reforma Universitária cujo legado é o fim das cátedras – uma contextura que se traduz como a fragmentação da Didática (GARCIA, 2000) e o predomínio das tradições acadêmicas (VIÑAO, 2008), processo este de cientificização.The main objective is to analyze the elements of Didactics as a field of knowledge, school discipline and academic teaching through the discourses produced in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos between 1944 and 1965. Field of History of Education, particularly reflections on the history of school and academic subjects. In view of this, a historical research was developed, regarding the approach, and documentary and bibliographic research, regarding the sources. It is noteworthy that the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, between 1944-1965 is the primary source and main documentary corpus of this investigation and the journals Educação (1931-1932), Revista de Educação (1933-1944) and Educação (1945-1961) and Ande (1980) are secondary sources, as well as statements in newspapers of the time. Also, the following specific objectives were listed: to understand the printed production in books, doctoral theses, master's dissertations and scientific articles about the Brazilian Journal of Pedagogical Studies, placing their fields of knowledge involved and thematizations; to analyze the aspects referring to the materiality of the magazine: brief history of the periodical, periodicity, typographical aspects, themes and biographies of the collaborators who contributed to the discussion on Didactics in the RBEP; to situate the production of Didactics in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos between 1944 and 1965 in the light of the studies of Michel de Certeau and Pierre Bourdieu; recover elements that would have based the discussions in discussion forums on Didactics from the perspective of teaching praxis, in the 1970s and 1980s, a moment of political, social and educational enthusiasm for democratic reopening; to contribute to a History of Didactics, School and Academic Disciplines in Brazil, based on the representations (CHARTIER, 1990) “read” in the RBEP; and, to contribute to a History of Teacher Education in Brazil. In view of this, at first, the search was to bring together the main studies that chose the RBEP as an object of research and, with that, select and situate the analysis in relation to other projects in different fields. After that, it was a matter of gathering the main contributions through articles, books, as well as other documents with the purpose of collecting materials to historically situate the place of problematization of Didactics taken as a matter of teaching techniques. Due to this cut, it was necessary to take a look at the recovery of Didactics, beyond the deadline of the research, 1965, in the debate forums in the effervescence of the democratic opening of the 1980s, in search of recovering antecedents of Didactics, centrally in these decades that delimit the scope of the research – 1944-1965 –, which would have based this debate in the 1980s. After, and therefore, the analysis goes back to two periods of the RBEP's existence: first, between 1944 and 1951, when its foundation and direction of the thinker Lourenço Filho, intensely marked by the reforms and policies of the new state, and, secondly, between 1952 and 1964/1965 in the turbulent context of the supervision of Anísio Teixeira, under which Brazil lived a political period of the military dictatorship that puts in action a series of measures to reform the educational system, especially the so-called University Reform whose legacy is the end of professorships – a context that translates as the fragmentation of Didactics (GARCIA, 2000) and the predominance of academic traditions (VIÑAO, 2008), this process of scientificization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887198895/2018-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Karina Cássia Oliveira2022-03-29T12:04:38Z2022-03-29T12:04:38Z2022-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfReis, Karina Cássia Oliveira. 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