Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93874 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo caracterizar e demonstrar a ocorrência da autoria nas Redações de Vestibular, por meio da análise do corpus, consistente das noventa e quatro melhores redações produzidas no Vestibular de meio de ano da Vunesp 2010. A autoria é demonstrada por meio da forma arquitetônica, guardando indissolúvel relação com a capacidade de relacionar outras vozes. A análise das relações dialógicas constitui objeto secundário do trabalho, assim como a caracterização da Redação de Vestibular como um gênero do discurso secundário, sofrendo coerções e recomendações da esfera escolar e dos vestibulares. São utilizados conceitos extraídos da obra do Círculo de Bakhtin, em especial o de gênero do discurso, dialogismo, enunciado, ideologia, signo e autoria. Não obstante, por tratar-se de uma proposta de vestibular e de redações efetivamente produzidas em um contexto de avaliação, conceitos de alguns autores vinculados ao ensino de redação também são utilizados. Estabelecidas as relações necessárias e as características do gênero Redação de Vestibular, buscou-se descrever e analisar as relações dialógicas existentes entre as redações, a proposta e a esfera escolar. Observaram-se, ainda, os indícios de autoria existentes nas redações, procurando descrevê-los e analisá-los. Busca-se a comprovação da tese de que toda Redação de Vestibular tem autoria própria |
id |
UNSP_fc47f3381c48605bbb3cc48eb349a582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93874 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010Exame vestibularRedaçãoLíngua portuguesaAnálise do discursoPortuguese languageA pesquisa tem como objetivo caracterizar e demonstrar a ocorrência da autoria nas Redações de Vestibular, por meio da análise do corpus, consistente das noventa e quatro melhores redações produzidas no Vestibular de meio de ano da Vunesp 2010. A autoria é demonstrada por meio da forma arquitetônica, guardando indissolúvel relação com a capacidade de relacionar outras vozes. A análise das relações dialógicas constitui objeto secundário do trabalho, assim como a caracterização da Redação de Vestibular como um gênero do discurso secundário, sofrendo coerções e recomendações da esfera escolar e dos vestibulares. São utilizados conceitos extraídos da obra do Círculo de Bakhtin, em especial o de gênero do discurso, dialogismo, enunciado, ideologia, signo e autoria. Não obstante, por tratar-se de uma proposta de vestibular e de redações efetivamente produzidas em um contexto de avaliação, conceitos de alguns autores vinculados ao ensino de redação também são utilizados. Estabelecidas as relações necessárias e as características do gênero Redação de Vestibular, buscou-se descrever e analisar as relações dialógicas existentes entre as redações, a proposta e a esfera escolar. Observaram-se, ainda, os indícios de autoria existentes nas redações, procurando descrevê-los e analisá-los. Busca-se a comprovação da tese de que toda Redação de Vestibular tem autoria própriaThe research aims to characterize and demonstrate the occurrence of authorship in the university entrance exams argumentative Writing, by analyzing the corpus, consisting of ninety-four best essays produced in university entrance exams mid-year of Vunesp 2010. The authorship is demonstrated through architectural form, keeping indissoluble relation with the ability to relate to other voices. The analysis of the dialogical relations are secondary object of the work, as well as the characterization of university entrance exams argumentative Writing as a secondary genre of discourse, suffering constraints and recommendations of the sphere of school and college entrance exams. Concepts used are derived from the work of the Bakhtin Circle, especially the gender discourse, dialogism, statement, ideology, and sign making. Nevertheless, because it is a proposal of university entrance exams and essays effectively produced in an evaluation context, concepts of some authors linked to the teaching of writing are also used. Established the necessary relationships and gender characteristics of university entrance exams argumentative Writing, we sought to describe and analyze the dialogical relations between the essays, and the proposed school ball. There were also indications of authorship existing in the newsroom, trying to describe them and analyze them. The aim is to prove the thesis that all of university entrance exams argumentative Writing has authorshipUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassettari, Marcel Innocenti [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 f. : il.application/pdfCASSETTARI, Marcel Innocenti. Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010. 2013. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/93874000716171cassettari_mi_me_arafcl.pdf33004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93874Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:12.929296Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
title |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
spellingShingle |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 Cassettari, Marcel Innocenti [UNESP] Exame vestibular Redação Língua portuguesa Análise do discurso Portuguese language |
title_short |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
title_full |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
title_fullStr |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
title_full_unstemmed |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
title_sort |
Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010 |
author |
Cassettari, Marcel Innocenti [UNESP] |
author_facet |
Cassettari, Marcel Innocenti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassettari, Marcel Innocenti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame vestibular Redação Língua portuguesa Análise do discurso Portuguese language |
topic |
Exame vestibular Redação Língua portuguesa Análise do discurso Portuguese language |
description |
A pesquisa tem como objetivo caracterizar e demonstrar a ocorrência da autoria nas Redações de Vestibular, por meio da análise do corpus, consistente das noventa e quatro melhores redações produzidas no Vestibular de meio de ano da Vunesp 2010. A autoria é demonstrada por meio da forma arquitetônica, guardando indissolúvel relação com a capacidade de relacionar outras vozes. A análise das relações dialógicas constitui objeto secundário do trabalho, assim como a caracterização da Redação de Vestibular como um gênero do discurso secundário, sofrendo coerções e recomendações da esfera escolar e dos vestibulares. São utilizados conceitos extraídos da obra do Círculo de Bakhtin, em especial o de gênero do discurso, dialogismo, enunciado, ideologia, signo e autoria. Não obstante, por tratar-se de uma proposta de vestibular e de redações efetivamente produzidas em um contexto de avaliação, conceitos de alguns autores vinculados ao ensino de redação também são utilizados. Estabelecidas as relações necessárias e as características do gênero Redação de Vestibular, buscou-se descrever e analisar as relações dialógicas existentes entre as redações, a proposta e a esfera escolar. Observaram-se, ainda, os indícios de autoria existentes nas redações, procurando descrevê-los e analisá-los. Busca-se a comprovação da tese de que toda Redação de Vestibular tem autoria própria |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 2014-06-11T19:26:48Z 2014-06-11T19:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASSETTARI, Marcel Innocenti. Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010. 2013. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. http://hdl.handle.net/11449/93874 000716171 cassettari_mi_me_arafcl.pdf 33004030009P4 8827698477373212 0000-0001-7453-1734 |
identifier_str_mv |
CASSETTARI, Marcel Innocenti. Análise dialógica das redações mais bem avaliadas do vestibular de meio de ano de Vunesp 2010. 2013. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. 000716171 cassettari_mi_me_arafcl.pdf 33004030009P4 8827698477373212 0000-0001-7453-1734 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
152 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128647456882688 |