Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico de síndrome congênita do Zika vírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Maria Luiza Alencar
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255691
Resumo: Introdução: Crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus apresentam atrasos que acometem o desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor, esses acometimentos resultam em uma baixa qualidade e expectativa de vida dessas crianças. O vocabulário receptivo e expressivo está diretamente relacionado ao subsistema semântico-lexical e corresponde ao número de palavras que a criança compreende e é capaz de compreender e produzir, sendo fundamental a investigação para analisar o que essas crianças compreendem e compreendem e falam. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus. Material e Método: Os dados foram coletados por meio de análise de banco de dados do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD)- UNESP Marília. A amostra foi constituída por 30 crianças com diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika Vírus de ambos os sexos, com idade entre 24 e 51 meses. O grupo foi subdividido em três subgrupos segundo a faixa etária. O desempenho das crianças foi analisado por meio da aplicação do Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (MacArthur Communicative Development Inventories) nas mães ou responsáveis. Os dados foram apresentados de forma descritiva e com análise da presença ou não da compreensão e copia nas diferentes categorias semânticas nos 3 diferentes grupos de pesquisa. Para a análise dos dados, o software estatístico SPSS Statistics 28.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA) foi utilizado. A normalidade na distribuição dos dados foi verificada com o teste de Shapiro-Wilk. Resultados: Todas as crianças com o diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika Vírus apresentaram grave comprometimento nas habilidades de compreensão e produção do vocabulário. O desempenho na compreensão do vocabulário foi melhor, mas também muito comprometido, quando comparado com o vocabulário expressivo. Conclusões: Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus da amostra apresentaram, independente da faixa etária, importante déficit no vocabulário receptivo e expressivo e merecem intervenção para mitigar o comprometimento em relação a comunicação.
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spelling Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico de síndrome congênita do Zika vírusReceptive and expressive vocabulary of children diagnosed with congenital Zika virus syndromeZika virúsCriançasDesenvolvimento de linguagemLinguagem infantilTestes de linguagemChildrenLanguage developmentChild languageLanguage testsIntrodução: Crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus apresentam atrasos que acometem o desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor, esses acometimentos resultam em uma baixa qualidade e expectativa de vida dessas crianças. O vocabulário receptivo e expressivo está diretamente relacionado ao subsistema semântico-lexical e corresponde ao número de palavras que a criança compreende e é capaz de compreender e produzir, sendo fundamental a investigação para analisar o que essas crianças compreendem e compreendem e falam. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo investigar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus. Material e Método: Os dados foram coletados por meio de análise de banco de dados do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD)- UNESP Marília. A amostra foi constituída por 30 crianças com diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika Vírus de ambos os sexos, com idade entre 24 e 51 meses. O grupo foi subdividido em três subgrupos segundo a faixa etária. O desempenho das crianças foi analisado por meio da aplicação do Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (MacArthur Communicative Development Inventories) nas mães ou responsáveis. Os dados foram apresentados de forma descritiva e com análise da presença ou não da compreensão e copia nas diferentes categorias semânticas nos 3 diferentes grupos de pesquisa. Para a análise dos dados, o software estatístico SPSS Statistics 28.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA) foi utilizado. A normalidade na distribuição dos dados foi verificada com o teste de Shapiro-Wilk. Resultados: Todas as crianças com o diagnóstico de Síndrome Congênita do Zika Vírus apresentaram grave comprometimento nas habilidades de compreensão e produção do vocabulário. O desempenho na compreensão do vocabulário foi melhor, mas também muito comprometido, quando comparado com o vocabulário expressivo. Conclusões: Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus da amostra apresentaram, independente da faixa etária, importante déficit no vocabulário receptivo e expressivo e merecem intervenção para mitigar o comprometimento em relação a comunicação.Introduction: Children diagnosed with Congenital Zika Virus Syndrome present delays that affect cognitive, language and motor development, these disorders result in a low quality and life expectancy of these children. Receptive and expressive vocabulary is directly related to the semantic-lexical subsystem and corresponds to the number of words that the child understands and is capable of understanding and producing, and investigation is essential to analyze what these children understand and understand and say.Objective: This study aims to investigate the receptive and expressive vocabulary of children diagnosed with Congenital Zika Virus Syndrome. Materials and Methods: Data were collected through database analysis from the Laboratory of Speech, Assessment, and Diagnostic Studies (LEAD) - UNESP Marília, which consists of a collection of recordings and videos. The sample consisted of 30 children with Congenital Zika Virus Syndrome of both sexes, aged between 24 and 51 months. The group was subdivided into three subgroups according to age range. Children's performance was analyzed through the application of the MacArthur Communicative Development Inventories to mothers or caregivers. Data were presented descriptively and analyzed for the presence or absence of comprehension and production in different semantic categories and in the 3 different research groups. For data analysis, the statistical software SPSS Statistics 28.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) was used. Normality in data distribution was verified using the Shapiro-Wilk test. Results: All children diagnosed with Congenital Zika Virus Syndrome presented severe impairment in vocabulary comprehension and production skills. Performance in vocabulary comprehension was better, but also highly compromised, when compared to expressive vocabulary. Conclusions: Children with Congenital Zika Virus Syndrome in the sample presented, regardless of age group, a significant deficit in receptive and expressive vocabulary and deserve intervention to mitigate communication impairment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giacheti, Celia Maria [UNESP]Garcia, Maria Luiza Alencar2024-05-21T16:14:42Z2024-05-21T16:14:42Z2024-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA, Maria Luiza Alencar. Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com diagnóstico de síndrome congênita do Zica vírus. 2024. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25569133004110045P791006535966851170000-0002-9935-6239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-22T06:27:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:11:35.980596Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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