Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martelli, Paulo Cesar [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153528
Resumo: A presente tese discute as contribuições da retórica musical nos processos de transcrição do repertório solista do compositor alemão J. S. Bach (1685-1750) para o violão de onze cordas, no inglês, alto-guitar. Trata-se de uma pesquisa alinhada aos fundamentos da Musicologia Histórica, que resulta em uma série de transcrições, concertos e gravações historicamente orientadas. Entre os referenciais teóricos adotados estão os autores basilares da Musicologia Histórica, como Harnoncourt (1989), Kermann (1987), Yates (2013) e Bartel (1997), além dos autores brasileiros Nogueira (2011), Souto (2015) e Cardoso (2015). Dos aspectos metodológicos, pode-se classificar esta pesquisa como documental, de cunho bibliográfico. No segundo momento, realizou-se uma análise comparativa entre obras barrocas. Este estudo se justifica por contribuir para as discussões acerca do violão de onze cordas, até hoje pouco explorado acadêmica e artisticamente. Podemos citar também a necessidade de ampliação do repertório para este instrumento, além do incremento às possibilidades de pesquisas a respeito do violão de onze cordas. Buscamos com isso aplicar princípios da retórica musical barroca na elaboração de uma performance musical sobre o repertório alemão do século XVIII. O estudo sobre a obra de J. S. Bach, a partir dos elementos retórico-musicais, deram subsídios para melhor compreensão de seus processos composicionais, e à aquisição de ferramentas teóricas norteadoras dos processos de transcrição do repertório barroco. O concerto da defesa de tese apresenta a transcrição para violão de onze cordas da Suite II para Violoncelo de J. S. Bach. A presente pesquisa teve como resultado final a gravação de um CD e de um DVD, nos quais apresento diversas obras barrocas transcritas para violão de onze cordas, sob a perspectiva da performance historicamente orientada.
id UNSP_fd69855be4aa67372b574bae4e015505
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153528
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordasRhetorical contributions for the transcriptional process of Bach's BWV 1008 for alto-guitarJ. S. BachViolão de onze cordasRetórica musicalMúsica historicamente orientadaJ.S. BachMusical rhetoricHistorically oriented musicAlto-guitarA presente tese discute as contribuições da retórica musical nos processos de transcrição do repertório solista do compositor alemão J. S. Bach (1685-1750) para o violão de onze cordas, no inglês, alto-guitar. Trata-se de uma pesquisa alinhada aos fundamentos da Musicologia Histórica, que resulta em uma série de transcrições, concertos e gravações historicamente orientadas. Entre os referenciais teóricos adotados estão os autores basilares da Musicologia Histórica, como Harnoncourt (1989), Kermann (1987), Yates (2013) e Bartel (1997), além dos autores brasileiros Nogueira (2011), Souto (2015) e Cardoso (2015). Dos aspectos metodológicos, pode-se classificar esta pesquisa como documental, de cunho bibliográfico. No segundo momento, realizou-se uma análise comparativa entre obras barrocas. Este estudo se justifica por contribuir para as discussões acerca do violão de onze cordas, até hoje pouco explorado acadêmica e artisticamente. Podemos citar também a necessidade de ampliação do repertório para este instrumento, além do incremento às possibilidades de pesquisas a respeito do violão de onze cordas. Buscamos com isso aplicar princípios da retórica musical barroca na elaboração de uma performance musical sobre o repertório alemão do século XVIII. O estudo sobre a obra de J. S. Bach, a partir dos elementos retórico-musicais, deram subsídios para melhor compreensão de seus processos composicionais, e à aquisição de ferramentas teóricas norteadoras dos processos de transcrição do repertório barroco. O concerto da defesa de tese apresenta a transcrição para violão de onze cordas da Suite II para Violoncelo de J. S. Bach. A presente pesquisa teve como resultado final a gravação de um CD e de um DVD, nos quais apresento diversas obras barrocas transcritas para violão de onze cordas, sob a perspectiva da performance historicamente orientada.This thesis discusses the contributions o f musical rhetoric in the transcription processes of the solo repertoire composed by J. S. Bach (1685- 1750) for the eleven-string guitar, or alto- guitar. It is a research based on the grounds of Hi storical Musicology, which results in a series of historically oriented transcriptions, concerts and recordings. Among the theoretical references adopted, we utilized the fundamental authors of His torical Musicology, such as Harnoncourt (1989), Kermann (1987), Yates (2013) and Bartel (1997), bes ides Brazilian authors Nogueira (2011), Souto (2015) and Cardoso (2015). In terms of methodology, one can classify this research as documentary, of bibliographic character. In a secon d moment, we realized a comparative analysis between baroque works. This study is justified by i ts contribution to the discussions about the alto-guitar, until now insufficiently explored acad emically and artistically. We can also cite the nee d to expand the repertoire for this instrument, as we ll as to increase the possibilities for research on alto-guitar. We seek to apply principles of baroque musical rhetoric in the elaboration of a musical performance on the German repertoire of the eightee nth century. The study of the work of J. S. Bach, from the rhetoric-musical elements, gave subs idies for a better understanding of its compositional processes, and the acquisition of the oretical tools guiding the processes of transcription of the baroque repertoire. The thesis defense concert features the transcription for alto-guitar from Cello Suite II by J. S. Bach. The present research resulted in the recording of a CD and a DVD, in which I present several Baroque works transcribed for the alto-guitar, from the perspective of historically oriented performance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martelli, Paulo Cesar [UNESP]2018-04-13T20:04:55Z2018-04-13T20:04:55Z2018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15352800090000433004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:21:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-09T06:21:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
Rhetorical contributions for the transcriptional process of Bach's BWV 1008 for alto-guitar
title Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
spellingShingle Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
Martelli, Paulo Cesar [UNESP]
J. S. Bach
Violão de onze cordas
Retórica musical
Música historicamente orientada
J.S. Bach
Musical rhetoric
Historically oriented music
Alto-guitar
title_short Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
title_full Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
title_fullStr Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
title_full_unstemmed Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
title_sort Contribuições da retórica musical nos processos de transcrição da suite BWV 1008 de J. S. Bach para o violão de onze cordas
author Martelli, Paulo Cesar [UNESP]
author_facet Martelli, Paulo Cesar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martelli, Paulo Cesar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv J. S. Bach
Violão de onze cordas
Retórica musical
Música historicamente orientada
J.S. Bach
Musical rhetoric
Historically oriented music
Alto-guitar
topic J. S. Bach
Violão de onze cordas
Retórica musical
Música historicamente orientada
J.S. Bach
Musical rhetoric
Historically oriented music
Alto-guitar
description A presente tese discute as contribuições da retórica musical nos processos de transcrição do repertório solista do compositor alemão J. S. Bach (1685-1750) para o violão de onze cordas, no inglês, alto-guitar. Trata-se de uma pesquisa alinhada aos fundamentos da Musicologia Histórica, que resulta em uma série de transcrições, concertos e gravações historicamente orientadas. Entre os referenciais teóricos adotados estão os autores basilares da Musicologia Histórica, como Harnoncourt (1989), Kermann (1987), Yates (2013) e Bartel (1997), além dos autores brasileiros Nogueira (2011), Souto (2015) e Cardoso (2015). Dos aspectos metodológicos, pode-se classificar esta pesquisa como documental, de cunho bibliográfico. No segundo momento, realizou-se uma análise comparativa entre obras barrocas. Este estudo se justifica por contribuir para as discussões acerca do violão de onze cordas, até hoje pouco explorado acadêmica e artisticamente. Podemos citar também a necessidade de ampliação do repertório para este instrumento, além do incremento às possibilidades de pesquisas a respeito do violão de onze cordas. Buscamos com isso aplicar princípios da retórica musical barroca na elaboração de uma performance musical sobre o repertório alemão do século XVIII. O estudo sobre a obra de J. S. Bach, a partir dos elementos retórico-musicais, deram subsídios para melhor compreensão de seus processos composicionais, e à aquisição de ferramentas teóricas norteadoras dos processos de transcrição do repertório barroco. O concerto da defesa de tese apresenta a transcrição para violão de onze cordas da Suite II para Violoncelo de J. S. Bach. A presente pesquisa teve como resultado final a gravação de um CD e de um DVD, nos quais apresento diversas obras barrocas transcritas para violão de onze cordas, sob a perspectiva da performance historicamente orientada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-13T20:04:55Z
2018-04-13T20:04:55Z
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153528
000900004
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/153528
identifier_str_mv 000900004
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649938968543232