Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592010000300005 http://hdl.handle.net/11449/9878 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um novo conjunto de ferramentas de simulação interativas abordando a operação idealizada de conversores CC-CC não isolados, visando o auxílio e aprimoramento do ensino em Eletrônica de Potência. Estas novas ferramentas de simulação utilizam uma metodologia consolidada de desenvolvimento, empregando recursos modernos da linguagem Java, para propiciar um ambiente dinâmico e interativo de visualização de simulações em regime permanente. Adicionalmente, este trabalho apresenta as principais características operacionais das ferramentas educacionais propostas, e, aborda sua utilização como ferramenta de projeto orientado para as aulas de laboratórios no curso de Eletrônica de Potência. Neste sentido, com o objetivo de validar as ferramentas desenvolvidas e mostrar a sua utilidade, alguns exemplos considerando o conversor Buck são apresentados, onde são efetuadas comparações com ambientes de simulação conhecidos, e com resultados experimentais obtidos nos laboratórios didáticos. |
id |
UNSP_fd6ae57356458a847c6ccd06d2c2f7a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/9878 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em javaEducation and oriented design for DC to DC convertes using java applets toolsFerramentas educacionaisMétodos educacionaisSimulação de conversores CC-CCProjetos de conversores CC-CCEducational ToolEducation MethodologyDC-DC converter simulationDC-DC converter designEste trabalho apresenta um novo conjunto de ferramentas de simulação interativas abordando a operação idealizada de conversores CC-CC não isolados, visando o auxílio e aprimoramento do ensino em Eletrônica de Potência. Estas novas ferramentas de simulação utilizam uma metodologia consolidada de desenvolvimento, empregando recursos modernos da linguagem Java, para propiciar um ambiente dinâmico e interativo de visualização de simulações em regime permanente. Adicionalmente, este trabalho apresenta as principais características operacionais das ferramentas educacionais propostas, e, aborda sua utilização como ferramenta de projeto orientado para as aulas de laboratórios no curso de Eletrônica de Potência. Neste sentido, com o objetivo de validar as ferramentas desenvolvidas e mostrar a sua utilidade, alguns exemplos considerando o conversor Buck são apresentados, onde são efetuadas comparações com ambientes de simulação conhecidos, e com resultados experimentais obtidos nos laboratórios didáticos.This paper presents a new set of interactive simulation tools dealing with the steady-state operation of idealized non-isolated DC to DC converters, in order to support the enhancement of power electronics education. These new interactive tools make use of a consolidated design approach where the benefits of Java language were utilized to provide a dynamic and interactive visualization of simulations in steady-state. Additionally, this paper discusses the main features of proposed simulation tools, and discusses its use as an oriented design tool for the lectures and laboratory experiments in the Power Electronics courses. In order to corroborate the proposed interactive simulation tools and to show its usefulness, comparisons of results from Buck converter on proposed tools and a well-known simulator package with those on experimental evaluation from laboratory classes are presented.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)UNESP FEIS DEEUNESP FEIS DEESociedade Brasileira de AutomáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Canesin, Carlos Alberto [UNESP]Sampaio, Leonardo Poltronieri [UNESP]Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP]2014-05-20T13:29:20Z2014-05-20T13:29:20Z2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article272-282application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592010000300005Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. Sociedade Brasileira de Automática, v. 21, n. 3, p. 272-282, 2010.0103-1759http://hdl.handle.net/11449/987810.1590/S0103-17592010000300005S0103-17592010000300005S0103-17592010000300005.pdf6427185658143370SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporSba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automaticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T19:06:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9878Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:35.706701Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java Education and oriented design for DC to DC convertes using java applets tools |
title |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java |
spellingShingle |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java Canesin, Carlos Alberto [UNESP] Ferramentas educacionais Métodos educacionais Simulação de conversores CC-CC Projetos de conversores CC-CC Educational Tool Education Methodology DC-DC converter simulation DC-DC converter design |
title_short |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java |
title_full |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java |
title_fullStr |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java |
title_full_unstemmed |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java |
title_sort |
Ensino e orientação para projeto de conversores CC-CC através de aplicativos em java |
author |
Canesin, Carlos Alberto [UNESP] |
author_facet |
Canesin, Carlos Alberto [UNESP] Sampaio, Leonardo Poltronieri [UNESP] Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Leonardo Poltronieri [UNESP] Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canesin, Carlos Alberto [UNESP] Sampaio, Leonardo Poltronieri [UNESP] Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramentas educacionais Métodos educacionais Simulação de conversores CC-CC Projetos de conversores CC-CC Educational Tool Education Methodology DC-DC converter simulation DC-DC converter design |
topic |
Ferramentas educacionais Métodos educacionais Simulação de conversores CC-CC Projetos de conversores CC-CC Educational Tool Education Methodology DC-DC converter simulation DC-DC converter design |
description |
Este trabalho apresenta um novo conjunto de ferramentas de simulação interativas abordando a operação idealizada de conversores CC-CC não isolados, visando o auxílio e aprimoramento do ensino em Eletrônica de Potência. Estas novas ferramentas de simulação utilizam uma metodologia consolidada de desenvolvimento, empregando recursos modernos da linguagem Java, para propiciar um ambiente dinâmico e interativo de visualização de simulações em regime permanente. Adicionalmente, este trabalho apresenta as principais características operacionais das ferramentas educacionais propostas, e, aborda sua utilização como ferramenta de projeto orientado para as aulas de laboratórios no curso de Eletrônica de Potência. Neste sentido, com o objetivo de validar as ferramentas desenvolvidas e mostrar a sua utilidade, alguns exemplos considerando o conversor Buck são apresentados, onde são efetuadas comparações com ambientes de simulação conhecidos, e com resultados experimentais obtidos nos laboratórios didáticos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 2014-05-20T13:29:20Z 2014-05-20T13:29:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592010000300005 Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. Sociedade Brasileira de Automática, v. 21, n. 3, p. 272-282, 2010. 0103-1759 http://hdl.handle.net/11449/9878 10.1590/S0103-17592010000300005 S0103-17592010000300005 S0103-17592010000300005.pdf 6427185658143370 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-17592010000300005 http://hdl.handle.net/11449/9878 |
identifier_str_mv |
Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. Sociedade Brasileira de Automática, v. 21, n. 3, p. 272-282, 2010. 0103-1759 10.1590/S0103-17592010000300005 S0103-17592010000300005 S0103-17592010000300005.pdf 6427185658143370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
272-282 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Automática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Automática |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128751340355584 |