Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Marina [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118827
Resumo: O tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Observa-se que não há nas políticas públicas menção sobre a formação do professor-colaborador com relação à sua preparação ou orientação, constituindo-se no problema desse estudo. Parte-se do pressuposto de que “a teoria da formação que fundamenta a prática pedagógica do professor da Educação Básica não é a mesma que fundamenta a formação inicial na universidade” e/ou que “a falta de um projeto mais amplo da formação dos formadores impedem um trabalho independente e mais objetivo”. Dessa forma objetiva-se: (a) averiguar a concepção que os estagiários têm de escola, socialização profissional e estágio no processo de aquisição da experiência de ensino por ocasião da implementação da Prática de Ensino, considerando como temas centrais a passagem de estudante-estagiário a professor-principiante; (b) identificar nos relatórios de estágio as dificuldades assinaladas, bem como as descobertas relativas à docência no que concerne aos estágios e (c) analisar as concepções que os professores das escolas se utilizam para orientar, formar e avaliar os estagiários durante o processo de estágio. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na fonte documental, na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo as técnicas escolhidas. No que tange aos estagiários, encontramos que estes, no momento em que entram em contato com a prática profissional, sentem insegurança e dificuldades com relação ao fazer pedagógico. Com relação aos professorescolaboradores, observamos que há a necessidade de uma formação neste sentido, dessa forma, encontramos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_fdaf06729f17dee606ec4e0bde945977
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118827
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradoresProfessores - FormaçãoEstágio curricularFormadores de professoresO tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Observa-se que não há nas políticas públicas menção sobre a formação do professor-colaborador com relação à sua preparação ou orientação, constituindo-se no problema desse estudo. Parte-se do pressuposto de que “a teoria da formação que fundamenta a prática pedagógica do professor da Educação Básica não é a mesma que fundamenta a formação inicial na universidade” e/ou que “a falta de um projeto mais amplo da formação dos formadores impedem um trabalho independente e mais objetivo”. Dessa forma objetiva-se: (a) averiguar a concepção que os estagiários têm de escola, socialização profissional e estágio no processo de aquisição da experiência de ensino por ocasião da implementação da Prática de Ensino, considerando como temas centrais a passagem de estudante-estagiário a professor-principiante; (b) identificar nos relatórios de estágio as dificuldades assinaladas, bem como as descobertas relativas à docência no que concerne aos estágios e (c) analisar as concepções que os professores das escolas se utilizam para orientar, formar e avaliar os estagiários durante o processo de estágio. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na fonte documental, na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo as técnicas escolhidas. No que tange aos estagiários, encontramos que estes, no momento em que entram em contato com a prática profissional, sentem insegurança e dificuldades com relação ao fazer pedagógico. Com relação aos professorescolaboradores, observamos que há a necessidade de uma formação neste sentido, dessa forma, encontramos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cyrino, Marina [UNESP]2015-03-23T15:13:16Z2015-03-23T15:13:16Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100 f.application/pdfCYRINO, Marina. Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores. 2009. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/118827000607730cyrino_m_tcc_rcla.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-06T06:31:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:17:05.700948Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
title Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
spellingShingle Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
Cyrino, Marina [UNESP]
Professores - Formação
Estágio curricular
Formadores de professores
title_short Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
title_full Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
title_fullStr Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
title_full_unstemmed Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
title_sort Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
author Cyrino, Marina [UNESP]
author_facet Cyrino, Marina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Marina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Estágio curricular
Formadores de professores
topic Professores - Formação
Estágio curricular
Formadores de professores
description O tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Observa-se que não há nas políticas públicas menção sobre a formação do professor-colaborador com relação à sua preparação ou orientação, constituindo-se no problema desse estudo. Parte-se do pressuposto de que “a teoria da formação que fundamenta a prática pedagógica do professor da Educação Básica não é a mesma que fundamenta a formação inicial na universidade” e/ou que “a falta de um projeto mais amplo da formação dos formadores impedem um trabalho independente e mais objetivo”. Dessa forma objetiva-se: (a) averiguar a concepção que os estagiários têm de escola, socialização profissional e estágio no processo de aquisição da experiência de ensino por ocasião da implementação da Prática de Ensino, considerando como temas centrais a passagem de estudante-estagiário a professor-principiante; (b) identificar nos relatórios de estágio as dificuldades assinaladas, bem como as descobertas relativas à docência no que concerne aos estágios e (c) analisar as concepções que os professores das escolas se utilizam para orientar, formar e avaliar os estagiários durante o processo de estágio. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na fonte documental, na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo as técnicas escolhidas. No que tange aos estagiários, encontramos que estes, no momento em que entram em contato com a prática profissional, sentem insegurança e dificuldades com relação ao fazer pedagógico. Com relação aos professorescolaboradores, observamos que há a necessidade de uma formação neste sentido, dessa forma, encontramos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:13:16Z
2015-03-23T15:13:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CYRINO, Marina. Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores. 2009. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/118827
000607730
cyrino_m_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv CYRINO, Marina. Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores. 2009. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607730
cyrino_m_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/118827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129413689114624