Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140038 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto. |
id |
UNSP_fdb4678bad7d13bb2f58f9109bd9ff2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/140038 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógicaO presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Progrma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciência (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]2016-06-28T17:32:41Z2016-06-28T17:32:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6554-6561application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-65619708-2011http://hdl.handle.net/11449/140038ISSN2236-9708-2011-6554-6561.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:10.752998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
title |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
spellingShingle |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP] |
title_short |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
title_full |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
title_fullStr |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
title_full_unstemmed |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
title_sort |
Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica |
author |
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP] |
author_facet |
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP] |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:41Z 2016-06-28T17:32:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-6561 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/140038 ISSN2236-9708-2011-6554-6561.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140038 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-6561 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6554-6561.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6554-6561 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128409461587968 |