Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140038
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto.
id UNSP_fdb4678bad7d13bb2f58f9109bd9ff2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140038
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógicaO presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Progrma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciência (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]2016-06-28T17:32:41Z2016-06-28T17:32:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6554-6561application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-65619708-2011http://hdl.handle.net/11449/140038ISSN2236-9708-2011-6554-6561.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:10.752998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
title Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
spellingShingle Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
title_short Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
title_full Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
title_fullStr Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
title_full_unstemmed Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
title_sort Considerações acerca da viabilidade da constituição de grupos operativos enquanto estratégia didáticopedagógica
author Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
author_facet Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência no contexto dos Estágios Supervisionados em Psicologia Escolar I e II, realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio, situada em município do interior de São Paulo. O trabalho em pauta objetivou proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio, do período matutino, um espaço de reflexão acerca das emoções, angustias e exigências específicos da adolescência, através da organização de grupos operativos de trabalho. A proposta consistiu na realização de seis encontros com duração de duas horas/aula cada, ao longo de um ano. Para atender às cinco turmas de primeiro ano do ensino médio da escola, que totalizavam 198 alunos, foram organizados 16 grupos de trabalho, com uma média de 12 sujeitos em cada um. Para cada encontro, organizado segundo a técnica do grupo focal, trabalhou-se um tema específico, colocado em pauta pela estagiária/ pesquisadora, e que tinha por intuito referendar temas pertinentes à adolescência e a inteligência emocional. Ao final do ano letivo, constatou-se um total de 80 desistências (40%), cujos principais motivos foram investigados através da aplicação de questionário semi-aberto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:41Z
2016-06-28T17:32:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-6561
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140038
ISSN2236-9708-2011-6554-6561.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140038
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6554-6561
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-6554-6561.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6554-6561
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128409461587968