Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Viviane Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cordeiro, Ana Paula [UNESP], Mônaco, Raquel Granja Di [UNESP], Silva, Mariângela [UNESP], Santos, Elijane [UNESP], Ribeiro, Taís Angélica [UNESP], Araújo, Reginaldo Tomé [UNESP], Souto, Michelle Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/251
http://hdl.handle.net/11449/143135
Resumo: Introdução: O projeto LUDIBUS, ligado ao Departamento de Didática da FFC-UNESP, Campus de Marília, tem como principal característica um ônibus adaptado e adequado para o desenvolvimento de atividades artísticas, lúdicas e literárias e visa levar propostas de oficinas no campo da arte e do lúdico às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e programas culturais do município. Objetivos: O projeto está em consonância com os objetivos contidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao buscar privilegiar atividades que contribuam para uma formação mais completa dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do I e II ciclos. Também pretende desenvolver um trabalho que integre a universidade com as escolas e a comunidade, levando professores da rede pública e estudantes participantes do projeto a trocarem idéias e experiências nas áreas da arte, do lúdico e da literatura. Métodos: No ano de 2005, estabelecemos parcerias com uma EMEF da cidade de Marília, SP, com o CCI- Centro de Convivência Infantil da FFC e com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da cidade de Marília, através de nossa participação no PIC- (Programa de Integração Comunitária), que visa levar cultura, lazer e Turismo aos bairros da cidade. O projeto conta com cincoalunos bolsistas, dois alunos voluntários do curso de Pedagogia e uma aluna voluntária da UNATI- (Universidade Aberta à 3ª Idade) da FFC- UNESP, além da professora coordenadora. Os integrantes do projeto propõem e desenvolvem oficinas envolvendo jogos, brincadeiras, artes (pintura, desenho, colagem, teatro), sempre com vistas aos processos de criação dos alunos e crianças dos bairros visitados. Resultados: Através do trabalho que vem sendo desenvolvido, observamos que os alunos bolsistas passam a ter um maior contato com a realidade educacional e condições de elaborar projetos de pesquisa nas áreas trabalhadas, alunos das escolas aprendem de forma lúdica e prazerosa e a comunidade dos bairros de Marília beneficiada através do PIC, passa a ter maior contato com a leitura e a valorizar as diversas formas de manifestações artísticas.
id UNSP_fdbeb00fe093f326c8cfc8e776612478
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143135
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantilHumanasEducaçãoIntrodução: O projeto LUDIBUS, ligado ao Departamento de Didática da FFC-UNESP, Campus de Marília, tem como principal característica um ônibus adaptado e adequado para o desenvolvimento de atividades artísticas, lúdicas e literárias e visa levar propostas de oficinas no campo da arte e do lúdico às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e programas culturais do município. Objetivos: O projeto está em consonância com os objetivos contidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao buscar privilegiar atividades que contribuam para uma formação mais completa dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do I e II ciclos. Também pretende desenvolver um trabalho que integre a universidade com as escolas e a comunidade, levando professores da rede pública e estudantes participantes do projeto a trocarem idéias e experiências nas áreas da arte, do lúdico e da literatura. Métodos: No ano de 2005, estabelecemos parcerias com uma EMEF da cidade de Marília, SP, com o CCI- Centro de Convivência Infantil da FFC e com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da cidade de Marília, através de nossa participação no PIC- (Programa de Integração Comunitária), que visa levar cultura, lazer e Turismo aos bairros da cidade. O projeto conta com cincoalunos bolsistas, dois alunos voluntários do curso de Pedagogia e uma aluna voluntária da UNATI- (Universidade Aberta à 3ª Idade) da FFC- UNESP, além da professora coordenadora. Os integrantes do projeto propõem e desenvolvem oficinas envolvendo jogos, brincadeiras, artes (pintura, desenho, colagem, teatro), sempre com vistas aos processos de criação dos alunos e crianças dos bairros visitados. Resultados: Através do trabalho que vem sendo desenvolvido, observamos que os alunos bolsistas passam a ter um maior contato com a realidade educacional e condições de elaborar projetos de pesquisa nas áreas trabalhadas, alunos das escolas aprendem de forma lúdica e prazerosa e a comunidade dos bairros de Marília beneficiada através do PIC, passa a ter maior contato com a leitura e a valorizar as diversas formas de manifestações artísticas.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Viviane Pereira de [UNESP]Cordeiro, Ana Paula [UNESP]Mônaco, Raquel Granja Di [UNESP]Silva, Mariângela [UNESP]Santos, Elijane [UNESP]Ribeiro, Taís Angélica [UNESP]Araújo, Reginaldo Tomé [UNESP]Souto, Michelle Aparecida [UNESP]2016-08-24T12:43:32Z2016-08-24T12:43:32Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject26-27application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/251Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 26-27, 2006.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143135ISSN1679-4605-2006-02-26-27.pdf0465768248029339PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143135Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
title Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
spellingShingle Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
Mello, Viviane Pereira de [UNESP]
Humanas
Educação
title_short Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
title_full Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
title_fullStr Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
title_sort Projeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantil
author Mello, Viviane Pereira de [UNESP]
author_facet Mello, Viviane Pereira de [UNESP]
Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Mônaco, Raquel Granja Di [UNESP]
Silva, Mariângela [UNESP]
Santos, Elijane [UNESP]
Ribeiro, Taís Angélica [UNESP]
Araújo, Reginaldo Tomé [UNESP]
Souto, Michelle Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Mônaco, Raquel Granja Di [UNESP]
Silva, Mariângela [UNESP]
Santos, Elijane [UNESP]
Ribeiro, Taís Angélica [UNESP]
Araújo, Reginaldo Tomé [UNESP]
Souto, Michelle Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Viviane Pereira de [UNESP]
Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Mônaco, Raquel Granja Di [UNESP]
Silva, Mariângela [UNESP]
Santos, Elijane [UNESP]
Ribeiro, Taís Angélica [UNESP]
Araújo, Reginaldo Tomé [UNESP]
Souto, Michelle Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Educação
topic Humanas
Educação
description Introdução: O projeto LUDIBUS, ligado ao Departamento de Didática da FFC-UNESP, Campus de Marília, tem como principal característica um ônibus adaptado e adequado para o desenvolvimento de atividades artísticas, lúdicas e literárias e visa levar propostas de oficinas no campo da arte e do lúdico às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e programas culturais do município. Objetivos: O projeto está em consonância com os objetivos contidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao buscar privilegiar atividades que contribuam para uma formação mais completa dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do I e II ciclos. Também pretende desenvolver um trabalho que integre a universidade com as escolas e a comunidade, levando professores da rede pública e estudantes participantes do projeto a trocarem idéias e experiências nas áreas da arte, do lúdico e da literatura. Métodos: No ano de 2005, estabelecemos parcerias com uma EMEF da cidade de Marília, SP, com o CCI- Centro de Convivência Infantil da FFC e com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da cidade de Marília, através de nossa participação no PIC- (Programa de Integração Comunitária), que visa levar cultura, lazer e Turismo aos bairros da cidade. O projeto conta com cincoalunos bolsistas, dois alunos voluntários do curso de Pedagogia e uma aluna voluntária da UNATI- (Universidade Aberta à 3ª Idade) da FFC- UNESP, além da professora coordenadora. Os integrantes do projeto propõem e desenvolvem oficinas envolvendo jogos, brincadeiras, artes (pintura, desenho, colagem, teatro), sempre com vistas aos processos de criação dos alunos e crianças dos bairros visitados. Resultados: Através do trabalho que vem sendo desenvolvido, observamos que os alunos bolsistas passam a ter um maior contato com a realidade educacional e condições de elaborar projetos de pesquisa nas áreas trabalhadas, alunos das escolas aprendem de forma lúdica e prazerosa e a comunidade dos bairros de Marília beneficiada através do PIC, passa a ter maior contato com a leitura e a valorizar as diversas formas de manifestações artísticas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-08-24T12:43:32Z
2016-08-24T12:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/251
Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 26-27, 2006.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143135
ISSN1679-4605-2006-02-26-27.pdf
0465768248029339
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/251
http://hdl.handle.net/11449/143135
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 26-27, 2006.
1679-4605
ISSN1679-4605-2006-02-26-27.pdf
0465768248029339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26-27
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128180821688320