Estação ferroviária de Campinas: a mão sobre o tijolo (1884-1920)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/250985 |
Resumo: | As construções ferroviárias, sejam elas de infraestrutura de operação ou de moradia, merecem destaque por serem testemunhos da época em que o transporte ferroviário era ativo, e também, para além disso, por serem exemplares do uso de certos materiais e técnicas construtivas empregadas nas construções dos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial influenciou diversos países em seus meios de produção, além de ter gerado influência perante os materiais construtivos utilizados nas construções da época, como é o caso do vidro, do ferro e do tijolo cerâmico. E com o Brasil não foi diferente. Este estudo pretende avaliar as técnicas construtivas empregadas no uso do tijolo cerâmico no edifício da Estação da Companhia Paulista em Campinas (São Paulo), entre 1884 e 1920, a fim de complementar a investigação acerca da expansão do uso desse material nas construções ferroviárias da época e da mão de obra atuante nessas construções. Para tanto, tem como objetivos específicos compreender o cenário da construção civil no Brasil e estado de São Paulo no século XIX; identificar os materiais construtivos encontrados no edifício da estação ferroviária da CPEF em Campinas, sobretudo a presença do tijolo cerâmico; identificar e caracterizar as técnicas construtivas empregadas no uso do tijolo cerâmico no edifício em questão, bem como quem dominava essas técnicas; analisar e compreender a expansão do uso desse material nas edificações ferroviárias (infraestrutura de operação) da época. Para a realização da pesquisa serão utilizados procedimentos de caráter qualitativo que envolvem pesquisas bibliográficas, por meio de leitura de livros, artigos, teses e dissertações; pesquisas documentais, a partir de consultas realizadas em inventários, projetos e fotografias; e arqueológicas, através de investigação do objeto como documento, no caso a estação ferroviária de Campinas, a fim de atingir os objetivos propostos. Dentre os resultados esperados, espera-se obter dados técnicos referentes à presença do tijolo cerâmico no edifício da estação, no que tange seu uso e técnicas construtivas, e obter melhor compreensão acerca das mãos atuantes nas construções ferroviárias do período em questão. |
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Estação ferroviária de Campinas: a mão sobre o tijolo (1884-1920)Campinas railway station: the hand on the brick (1884-1920)TijoloTécnica construtivaArquitetura ferroviáriaArqueologia industrialAs construções ferroviárias, sejam elas de infraestrutura de operação ou de moradia, merecem destaque por serem testemunhos da época em que o transporte ferroviário era ativo, e também, para além disso, por serem exemplares do uso de certos materiais e técnicas construtivas empregadas nas construções dos séculos XIX e XX. A Revolução Industrial influenciou diversos países em seus meios de produção, além de ter gerado influência perante os materiais construtivos utilizados nas construções da época, como é o caso do vidro, do ferro e do tijolo cerâmico. E com o Brasil não foi diferente. Este estudo pretende avaliar as técnicas construtivas empregadas no uso do tijolo cerâmico no edifício da Estação da Companhia Paulista em Campinas (São Paulo), entre 1884 e 1920, a fim de complementar a investigação acerca da expansão do uso desse material nas construções ferroviárias da época e da mão de obra atuante nessas construções. Para tanto, tem como objetivos específicos compreender o cenário da construção civil no Brasil e estado de São Paulo no século XIX; identificar os materiais construtivos encontrados no edifício da estação ferroviária da CPEF em Campinas, sobretudo a presença do tijolo cerâmico; identificar e caracterizar as técnicas construtivas empregadas no uso do tijolo cerâmico no edifício em questão, bem como quem dominava essas técnicas; analisar e compreender a expansão do uso desse material nas edificações ferroviárias (infraestrutura de operação) da época. Para a realização da pesquisa serão utilizados procedimentos de caráter qualitativo que envolvem pesquisas bibliográficas, por meio de leitura de livros, artigos, teses e dissertações; pesquisas documentais, a partir de consultas realizadas em inventários, projetos e fotografias; e arqueológicas, através de investigação do objeto como documento, no caso a estação ferroviária de Campinas, a fim de atingir os objetivos propostos. Dentre os resultados esperados, espera-se obter dados técnicos referentes à presença do tijolo cerâmico no edifício da estação, no que tange seu uso e técnicas construtivas, e obter melhor compreensão acerca das mãos atuantes nas construções ferroviárias do período em questão.Railway constructions, whether operating infrastructure or housing, are worth mentioning for being testimonies of the time when rail transport was active, and also, in addition, for being exemplary of the use of certain materials and construction techniques employed in constructions. of the 19th and 20th centuries. The Industrial Revolution influenced several countries in their means of production, in addition to having influenced the construction materials used in construction at the time, such as glass, iron and ceramic brick. And with Brazil it was no different. This study intends to evaluate the constructive techniques used in the use of ceramic brick in the Companhia Paulista Station building in Campinas (São Paulo), between 1884 and 1920, in order to complement the investigation about the expansion of the use of this material in the railway constructions of the time and the workforce working in these buildings. To do so, it has the specific objectives of understanding the civil construction scenario in Brazil and the state of São Paulo in the 19th century; identify the building materials found in the CPEF railway station building in Campinas, especially the presence of ceramic brick; identify and characterize the constructive techniques used in the use of ceramic brick in the building in question, as well as who mastered these techniques; analyze and understand the expansion of the use of this material in railway buildings (operating infrastructure) at the time. To carry out the research, qualitative procedures involving bibliographical research will be used, through the reading of books, articles, theses and dissertations; documentary research, based on consultations carried out in inventories, projects and photographs; and archaeological, through investigation of the object as a document, in this case the Campinas railway station, in order to achieve the proposed objectives. Among the expected results, it is expected to obtain technical data regarding the presence of ceramic brick in the station building, regarding its use and construction techniques, and to obtain a better understanding of the active hands in the railway constructions of the period in questionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Eduardo Romero deLima, Júlia Tirintan de2023-10-17T11:18:38Z2023-10-17T11:18:38Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Júlia Tirintan de. Estação ferroviária de Campinas: a mão sobre o tijolo (1884-1920). 2023, 147f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2509852174942806126516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:14:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:08:26.737918Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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