A gestão de escolas rurais no contexto das políticas públicas de educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Abigail Bastos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/141529
Resumo: Este estudo analisa a implementação da política pública para a Educação do Campo e o papel do gestor nesse processo. O objetivo principal foi investigar e analisar a efetividade da política pública de Educação do Campo nas escolas do campo que oferecem Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, na Microrregião de Poços de Caldas-MG. Buscou compreender como a atuação do gestor educacional, enquanto instância de ação, pode contribuir de forma eficiente na implementação da política de Educação do Campo, a partir de Marcos Normativos que visam contemplar todas as questões relacionadas à educação nesse contexto educacional, com vistas à efetivação das ações propostas por essa política pública, nas escolas do campo, em relação a seus diretos e necessidades, de forma a contribuir para a eliminação do estado de menoridade e exclusão a que sempre tiveram, historicamente, submetidos. Esse estudo, inserido no campo teórico da investigação qualitativa, se estruturou de forma a permitir a discussão e análise, inicialmente, sobre política pública educacional e a política atual de Educação do Campo, a partir da identificação dos marcos legais que amparam as propostas para a educação nas escolas do campo na Microrregião de Poços de Caldas-MG. A discussão seguinte versou sobre a gestão da educação, e as possibilidades-necessidades de intervenções eficientes dos gestores, nos âmbitos municipal e local. A pesquisa de campo permitiu identificar, a partir de dados coletados em escolas do campo, que a política educacional ainda não consegue impactar de forma efetiva algumas escolas do campo na Microrregião de Poços de Caldas-MG, evidenciando-se a pertinência desse estudo. Concluiu-se que a política de Educação do Campo necessita, mais do que um ordenamento legal, da intervenção eficiente dos gestores educacionais, como sujeitos de vontade e ação, de formas a que as propostas para a Educação do Campo se concretizem.
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