A gestão de escolas rurais no contexto das políticas públicas de educação do campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141529 |
Resumo: | Este estudo analisa a implementação da política pública para a Educação do Campo e o papel do gestor nesse processo. O objetivo principal foi investigar e analisar a efetividade da política pública de Educação do Campo nas escolas do campo que oferecem Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, na Microrregião de Poços de Caldas-MG. Buscou compreender como a atuação do gestor educacional, enquanto instância de ação, pode contribuir de forma eficiente na implementação da política de Educação do Campo, a partir de Marcos Normativos que visam contemplar todas as questões relacionadas à educação nesse contexto educacional, com vistas à efetivação das ações propostas por essa política pública, nas escolas do campo, em relação a seus diretos e necessidades, de forma a contribuir para a eliminação do estado de menoridade e exclusão a que sempre tiveram, historicamente, submetidos. Esse estudo, inserido no campo teórico da investigação qualitativa, se estruturou de forma a permitir a discussão e análise, inicialmente, sobre política pública educacional e a política atual de Educação do Campo, a partir da identificação dos marcos legais que amparam as propostas para a educação nas escolas do campo na Microrregião de Poços de Caldas-MG. A discussão seguinte versou sobre a gestão da educação, e as possibilidades-necessidades de intervenções eficientes dos gestores, nos âmbitos municipal e local. A pesquisa de campo permitiu identificar, a partir de dados coletados em escolas do campo, que a política educacional ainda não consegue impactar de forma efetiva algumas escolas do campo na Microrregião de Poços de Caldas-MG, evidenciando-se a pertinência desse estudo. Concluiu-se que a política de Educação do Campo necessita, mais do que um ordenamento legal, da intervenção eficiente dos gestores educacionais, como sujeitos de vontade e ação, de formas a que as propostas para a Educação do Campo se concretizem. |
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A gestão de escolas rurais no contexto das políticas públicas de educação do campoThe management of rural schools in the context of public policies of education of the fieldEducação do campoPolíticas públicas de educaçãoPolítica de Educação do CampoGestão educacionalGestão das escolas do campoQualidade da educaçãoRural educationPublic education policiesRural education policyEducational managementManagement of schools of the fieldEducation qualityEste estudo analisa a implementação da política pública para a Educação do Campo e o papel do gestor nesse processo. O objetivo principal foi investigar e analisar a efetividade da política pública de Educação do Campo nas escolas do campo que oferecem Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, na Microrregião de Poços de Caldas-MG. Buscou compreender como a atuação do gestor educacional, enquanto instância de ação, pode contribuir de forma eficiente na implementação da política de Educação do Campo, a partir de Marcos Normativos que visam contemplar todas as questões relacionadas à educação nesse contexto educacional, com vistas à efetivação das ações propostas por essa política pública, nas escolas do campo, em relação a seus diretos e necessidades, de forma a contribuir para a eliminação do estado de menoridade e exclusão a que sempre tiveram, historicamente, submetidos. Esse estudo, inserido no campo teórico da investigação qualitativa, se estruturou de forma a permitir a discussão e análise, inicialmente, sobre política pública educacional e a política atual de Educação do Campo, a partir da identificação dos marcos legais que amparam as propostas para a educação nas escolas do campo na Microrregião de Poços de Caldas-MG. A discussão seguinte versou sobre a gestão da educação, e as possibilidades-necessidades de intervenções eficientes dos gestores, nos âmbitos municipal e local. A pesquisa de campo permitiu identificar, a partir de dados coletados em escolas do campo, que a política educacional ainda não consegue impactar de forma efetiva algumas escolas do campo na Microrregião de Poços de Caldas-MG, evidenciando-se a pertinência desse estudo. Concluiu-se que a política de Educação do Campo necessita, mais do que um ordenamento legal, da intervenção eficiente dos gestores educacionais, como sujeitos de vontade e ação, de formas a que as propostas para a Educação do Campo se concretizem.This study analyzes the implementation of public policy field education and the manager's role in this process. The main objective was to investigate and analyze the effectiveness of public policy field Education in schools of the field that offer Early Childhood Education and early years of elementary school, in the micro-region of Poços de Caldas-MG. It ought to understand how the performance of the educational manager, as the body in action, can contribute efficiently in the implementation of Rural Education policy from Normative Marks aimed to cover all issues related to education in educational context, with a view to effecting effectivation of the actions proposed by this public policy in schools field in relation to their direct needs and in order to contribute to the elimination of the state of minority and exclusion that have always historically submitted. The study, inserted in the theoretical field of qualitative research, was structured to allow discussion and analysis initially on public education policy and the current policy of Field Education, from the identification of legal frameworks which support the proposals for the education in schools field in the micro-region of Poços de Caldas-MG. The following discussion was on the management of education, and efficient interventions, needs possibilities of managers in municipal and local levels. The field research identified from data collected in the field schools, the educational policy can not effectively impact some schools field in the micro-region of Poços de Caldas-MG, demonstrating the relevance of this study. It was concluded that the field of education policy needs more than one legal system, efficient intervention of educational managers, as subjects of will and action, in ways that the proposals for the Rural Education materialize.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gentilini, João Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Evangelista, Abigail Bastos [UNESP]2016-07-18T17:27:51Z2016-07-18T17:27:51Z2016-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14152900087045433004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:10:57.153121Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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