As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143607 |
Resumo: | Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador, vem sendo utilizadas como ferramentas potencializadoras para a Inclusão Social e Digital de Pessoas com Deficiência (PD), bem como para o aflorar de habilidades. Este relato refere-se a um projeto desenvolvido em um Laboratório Computacional (LC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente, que tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Neste trabalho, são atendidas aproximadamente trinta (30) PD, de diferentes patologias, tais como: Deficiência Física, Deficiência Mental, Atraso Cognitivo. Além disso, é feito um acompanhamento com uma Sala Especial de uma Escola da Rede Regular de Ensino, a qual dirige-se semanalmente ao LC da FCT/Unesp que possui alunos com Deficiência Mental e outras Síndromes. Objetivos: O objetivo do trabalho é o de viabilizar a Inclusão destas PD tanto digitalmente quanto socialmente, bem como explorar as habilidades e assim buscar melhores possibilidades no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e até educacional. Métodos: A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades são os Projetos de Trabalho e as TIC como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, sendo abordadas de maneira Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), para que sejam despertadas as habilidades e competências de cada aluno. A escolha pela metodologia Projetos de Trabalho baseou-se no fato de acreditarmos que o ritmo dos alunos é respeitado, possibilitando o interesse de cada educando para que a aprendizagem seja alcançada de maneira efetiva. Assim um ambiente CCS será realmente proporcionado, ou seja, o aluno fará uso do computador como uma ferramenta para a construção do conhecimento partindo de suas vivências e desejos. Para o desenvolvimento das atividades com os alunos são utilizados os recursos da Internet, o uso de Softwares educacionais diversificados, e outros auxílios disponibilizados pelo computador. Resultados: Com este trabalho, resultados importantes foram alcançados como a efetiva alfabetização de uma aluna que por ter dificuldades de enxergar o computador facilitou e ainda facilita sua aprendizagem, a alfabetização através do computador de uma outra aluna acompanhada que não havia freqüentado nenhuma escola ou instituição, a Inclusão Escolar de uma outra aluna, e principalmente a Inclusão Social da maioria de nossos alunos, que não teriam ocorrido se não tivessem o computador como uma ferramenta até mesmo de comunicação com o mundo, já que alguns deles não falam, não andam, não escutam. |
id |
UNSP_fe0708a00368e999be0f21f1c0e593a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143607 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiênciaIntrodução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador, vem sendo utilizadas como ferramentas potencializadoras para a Inclusão Social e Digital de Pessoas com Deficiência (PD), bem como para o aflorar de habilidades. Este relato refere-se a um projeto desenvolvido em um Laboratório Computacional (LC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente, que tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Neste trabalho, são atendidas aproximadamente trinta (30) PD, de diferentes patologias, tais como: Deficiência Física, Deficiência Mental, Atraso Cognitivo. Além disso, é feito um acompanhamento com uma Sala Especial de uma Escola da Rede Regular de Ensino, a qual dirige-se semanalmente ao LC da FCT/Unesp que possui alunos com Deficiência Mental e outras Síndromes. Objetivos: O objetivo do trabalho é o de viabilizar a Inclusão destas PD tanto digitalmente quanto socialmente, bem como explorar as habilidades e assim buscar melhores possibilidades no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e até educacional. Métodos: A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades são os Projetos de Trabalho e as TIC como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, sendo abordadas de maneira Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), para que sejam despertadas as habilidades e competências de cada aluno. A escolha pela metodologia Projetos de Trabalho baseou-se no fato de acreditarmos que o ritmo dos alunos é respeitado, possibilitando o interesse de cada educando para que a aprendizagem seja alcançada de maneira efetiva. Assim um ambiente CCS será realmente proporcionado, ou seja, o aluno fará uso do computador como uma ferramenta para a construção do conhecimento partindo de suas vivências e desejos. Para o desenvolvimento das atividades com os alunos são utilizados os recursos da Internet, o uso de Softwares educacionais diversificados, e outros auxílios disponibilizados pelo computador. Resultados: Com este trabalho, resultados importantes foram alcançados como a efetiva alfabetização de uma aluna que por ter dificuldades de enxergar o computador facilitou e ainda facilita sua aprendizagem, a alfabetização através do computador de uma outra aluna acompanhada que não havia freqüentado nenhuma escola ou instituição, a Inclusão Escolar de uma outra aluna, e principalmente a Inclusão Social da maioria de nossos alunos, que não teriam ocorrido se não tivessem o computador como uma ferramenta até mesmo de comunicação com o mundo, já que alguns deles não falam, não andam, não escutam.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática e Computação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bardy, Lívia Raposo [UNESP]|Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]2016-09-01T13:58:13Z2016-09-01T13:58:13Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject059application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 059http://hdl.handle.net/11449/1436072005-059-bardy.pdf7346754405819238PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:47:56.654998Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
title |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência Bardy, Lívia Raposo [UNESP]|Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência |
author |
Bardy, Lívia Raposo [UNESP]|Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author_facet |
Bardy, Lívia Raposo [UNESP]|Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bardy, Lívia Raposo [UNESP]|Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
description |
Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador, vem sendo utilizadas como ferramentas potencializadoras para a Inclusão Social e Digital de Pessoas com Deficiência (PD), bem como para o aflorar de habilidades. Este relato refere-se a um projeto desenvolvido em um Laboratório Computacional (LC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente, que tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Neste trabalho, são atendidas aproximadamente trinta (30) PD, de diferentes patologias, tais como: Deficiência Física, Deficiência Mental, Atraso Cognitivo. Além disso, é feito um acompanhamento com uma Sala Especial de uma Escola da Rede Regular de Ensino, a qual dirige-se semanalmente ao LC da FCT/Unesp que possui alunos com Deficiência Mental e outras Síndromes. Objetivos: O objetivo do trabalho é o de viabilizar a Inclusão destas PD tanto digitalmente quanto socialmente, bem como explorar as habilidades e assim buscar melhores possibilidades no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e até educacional. Métodos: A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades são os Projetos de Trabalho e as TIC como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, sendo abordadas de maneira Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), para que sejam despertadas as habilidades e competências de cada aluno. A escolha pela metodologia Projetos de Trabalho baseou-se no fato de acreditarmos que o ritmo dos alunos é respeitado, possibilitando o interesse de cada educando para que a aprendizagem seja alcançada de maneira efetiva. Assim um ambiente CCS será realmente proporcionado, ou seja, o aluno fará uso do computador como uma ferramenta para a construção do conhecimento partindo de suas vivências e desejos. Para o desenvolvimento das atividades com os alunos são utilizados os recursos da Internet, o uso de Softwares educacionais diversificados, e outros auxílios disponibilizados pelo computador. Resultados: Com este trabalho, resultados importantes foram alcançados como a efetiva alfabetização de uma aluna que por ter dificuldades de enxergar o computador facilitou e ainda facilita sua aprendizagem, a alfabetização através do computador de uma outra aluna acompanhada que não havia freqüentado nenhuma escola ou instituição, a Inclusão Escolar de uma outra aluna, e principalmente a Inclusão Social da maioria de nossos alunos, que não teriam ocorrido se não tivessem o computador como uma ferramenta até mesmo de comunicação com o mundo, já que alguns deles não falam, não andam, não escutam. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:13Z 2016-09-01T13:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 059 http://hdl.handle.net/11449/143607 2005-059-bardy.pdf 7346754405819238 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143607 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 059 2005-059-bardy.pdf 7346754405819238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
059 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129553232560128 |