As tecnologias de informação e comunicação proporcionando a inclusão social e digital das pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bardy, Lívia Raposo [UNESP]|Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143607
Resumo: Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador, vem sendo utilizadas como ferramentas potencializadoras para a Inclusão Social e Digital de Pessoas com Deficiência (PD), bem como para o aflorar de habilidades. Este relato refere-se a um projeto desenvolvido em um Laboratório Computacional (LC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), Campus de Presidente Prudente, que tem o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Neste trabalho, são atendidas aproximadamente trinta (30) PD, de diferentes patologias, tais como: Deficiência Física, Deficiência Mental, Atraso Cognitivo. Além disso, é feito um acompanhamento com uma Sala Especial de uma Escola da Rede Regular de Ensino, a qual dirige-se semanalmente ao LC da FCT/Unesp que possui alunos com Deficiência Mental e outras Síndromes. Objetivos: O objetivo do trabalho é o de viabilizar a Inclusão destas PD tanto digitalmente quanto socialmente, bem como explorar as habilidades e assim buscar melhores possibilidades no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e até educacional. Métodos: A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades são os Projetos de Trabalho e as TIC como ferramenta potencializadora do ensino e aprendizagem, sendo abordadas de maneira Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), para que sejam despertadas as habilidades e competências de cada aluno. A escolha pela metodologia Projetos de Trabalho baseou-se no fato de acreditarmos que o ritmo dos alunos é respeitado, possibilitando o interesse de cada educando para que a aprendizagem seja alcançada de maneira efetiva. Assim um ambiente CCS será realmente proporcionado, ou seja, o aluno fará uso do computador como uma ferramenta para a construção do conhecimento partindo de suas vivências e desejos. Para o desenvolvimento das atividades com os alunos são utilizados os recursos da Internet, o uso de Softwares educacionais diversificados, e outros auxílios disponibilizados pelo computador. Resultados: Com este trabalho, resultados importantes foram alcançados como a efetiva alfabetização de uma aluna que por ter dificuldades de enxergar o computador facilitou e ainda facilita sua aprendizagem, a alfabetização através do computador de uma outra aluna acompanhada que não havia freqüentado nenhuma escola ou instituição, a Inclusão Escolar de uma outra aluna, e principalmente a Inclusão Social da maioria de nossos alunos, que não teriam ocorrido se não tivessem o computador como uma ferramenta até mesmo de comunicação com o mundo, já que alguns deles não falam, não andam, não escutam.
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