Children's labour as a risky pathways to resilience: children's growth in contexts of poor resources
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200005 http://hdl.handle.net/11449/28954 |
Resumo: | Nesse artigo, analisamos a questão do trabalho infantil como um fenômeno complexo, englobando fatores de risco por um lado e possíveis resultados positivos por outro. Baseados na teoria da resiliência e a partir de uma revisão de literatura, centrada em pesquisas que analisam a própria experiência de crianças sobre o trabalho desenvolvido, mostramos que quando inseridos em ecologias socialmente e fisicamente pobres em recursos, crianças associam sua experiência de trabalho como um caminho para assegurar recursos próprios para superação de adversidades. A compreensão de aspectos subjetivos da experiência de crianças trabalhadores nos permite considerar o trabalho como uma construção culturalmente embasada. Apesar da exploração de crianças não se configurar como o melhor para elas, há evidências de que elas usam quaisquer oportunidades disponíveis, incluindo o trabalho, para navegar em busca de recursos que necessitam e negociam por uma identidade associada à resiliência. Implicações para políticas públicas e intervenções também são discutidas. |
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Children's labour as a risky pathways to resilience: children's growth in contexts of poor resourcesTrabalho infantil como um caminho em direção à resiliência marcado por riscos: o crescimento de crianças e adolescentes em contextos pobres em recursosCrianças e AdolescentesTrabalhoResiliênciaChildren and AdolescentsLaborResilienceNesse artigo, analisamos a questão do trabalho infantil como um fenômeno complexo, englobando fatores de risco por um lado e possíveis resultados positivos por outro. Baseados na teoria da resiliência e a partir de uma revisão de literatura, centrada em pesquisas que analisam a própria experiência de crianças sobre o trabalho desenvolvido, mostramos que quando inseridos em ecologias socialmente e fisicamente pobres em recursos, crianças associam sua experiência de trabalho como um caminho para assegurar recursos próprios para superação de adversidades. A compreensão de aspectos subjetivos da experiência de crianças trabalhadores nos permite considerar o trabalho como uma construção culturalmente embasada. Apesar da exploração de crianças não se configurar como o melhor para elas, há evidências de que elas usam quaisquer oportunidades disponíveis, incluindo o trabalho, para navegar em busca de recursos que necessitam e negociam por uma identidade associada à resiliência. Implicações para políticas públicas e intervenções também são discutidas.In this paper we explore children's labor as a complex phenomenon encompassing risk factors on one hand and possible positive outcomes on the other. Based on the theory of resilience and on literature review that details children's own experiences of work, we show that children who are inserted in environments which are poor in social and physical resources may report labor as pathways to ensure their own resources to overcome adversity. Understanding children's subjective accounts of their experience permits us to see children's labor as a culturally-embedded construction. Though exploitation of children is not in the best interest of children, there is evidence that children use whatever opportunities are available, including labor, to search for the resources they need and negotiate for an identity as resilient. Implications for public policies and practices are discussed.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoDalhousie UniversityUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dalhousie UniversityLibório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Ungar, Michael2014-05-20T15:13:50Z2014-05-20T15:13:50Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article232-242application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200005Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 2, p. 232-242, 2010.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2895410.1590/S0102-79722010000200005S0102-79722010000200005WOS:000282220300005S0102-79722010000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28954Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:24.932339Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Nesse artigo, analisamos a questão do trabalho infantil como um fenômeno complexo, englobando fatores de risco por um lado e possíveis resultados positivos por outro. Baseados na teoria da resiliência e a partir de uma revisão de literatura, centrada em pesquisas que analisam a própria experiência de crianças sobre o trabalho desenvolvido, mostramos que quando inseridos em ecologias socialmente e fisicamente pobres em recursos, crianças associam sua experiência de trabalho como um caminho para assegurar recursos próprios para superação de adversidades. A compreensão de aspectos subjetivos da experiência de crianças trabalhadores nos permite considerar o trabalho como uma construção culturalmente embasada. Apesar da exploração de crianças não se configurar como o melhor para elas, há evidências de que elas usam quaisquer oportunidades disponíveis, incluindo o trabalho, para navegar em busca de recursos que necessitam e negociam por uma identidade associada à resiliência. Implicações para políticas públicas e intervenções também são discutidas. |
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