Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202781
Resumo: O despertar da consciência ambiental exige reflexões críticas quanto à relação HomemNatureza e entre o próprio Homem, que obrigatoriamente se dá no âmbito da educação (formal ou não formal), desde que esta educação seja libertadora, rompendo com o adestramento ambiental proposto pela Educação Ambiental Hegemônica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como as transposições didáticas utilizadas no projeto de extensão Trilhando pelos Solos, referentes aos conteúdos geomorfológicos e pedológicos podem contribuir para a discussão da Educação Ambiental Crítica e se são capazes de contribuir com a prática de ensino da Geografia escolar, ainda nas séries iniciais do ensino básico. Para tanto, foi realizado levantamento das principais transposições didáticas elaboradas ao longo dos 16 anos do Trilhando pelos Solos, desenvolvido no Laboratório de Sedimentologia e Análises de Solos, da FCTUnesp, Campus de Presidente Prudente - SP. Para além das transposições, averiguou-se algumas publicações coletivas (livros, livretos e artigos) que envolvem, pesquisadores da pós-graduação, graduandos extensionistas, professores e colaboradores pertencentes ao Labsolos, a fim de resgatar a história do Trilhando e evidenciar a dinâmica de colaboração entre pesquisa, extensão e o ensino de solo. Como etapa prática da pesquisa, elaborou-se um curso de formação continuada para orientadoras e professoras do Ensino Infantil e Fundamental I, em parceria com a Secretaria de Educação de Presidente Prudente (Seduc), a fim de, socializar os conhecimentos científicos e as transposições didáticas produzidos no Trilhando e ao mesmo tempo aperfeiçoá-las a partir das devolutivas de quem já exerce a prática da docência. A pesquisa teve como base metodológica a pesquisa-ação, caracterizada como um tipo de pesquisa social que visa o aperfeiçoamento ou resolução de uma demanda coletiva. A utilização do solo como tema gerador das discussões ambientais e difusão da “consciência pedológica” demonstrou ser uma eficiente ferramenta para estabelecer práticas educativas geradoras de ambiências.
id UNSP_fea90539bdd53431a53a766f21b4fed8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202781
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativaWalking through the soils: extension, research and action, an educational socio-environmental perspectiveGeografiaEducação ambiental críticaEducação em solosTrilhando pelos solosTransposição didáticaPesquisa-açãoGeographyEnvironmental educationSoil educationWalking through the soilsDidactic transpositionAction researchO despertar da consciência ambiental exige reflexões críticas quanto à relação HomemNatureza e entre o próprio Homem, que obrigatoriamente se dá no âmbito da educação (formal ou não formal), desde que esta educação seja libertadora, rompendo com o adestramento ambiental proposto pela Educação Ambiental Hegemônica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como as transposições didáticas utilizadas no projeto de extensão Trilhando pelos Solos, referentes aos conteúdos geomorfológicos e pedológicos podem contribuir para a discussão da Educação Ambiental Crítica e se são capazes de contribuir com a prática de ensino da Geografia escolar, ainda nas séries iniciais do ensino básico. Para tanto, foi realizado levantamento das principais transposições didáticas elaboradas ao longo dos 16 anos do Trilhando pelos Solos, desenvolvido no Laboratório de Sedimentologia e Análises de Solos, da FCTUnesp, Campus de Presidente Prudente - SP. Para além das transposições, averiguou-se algumas publicações coletivas (livros, livretos e artigos) que envolvem, pesquisadores da pós-graduação, graduandos extensionistas, professores e colaboradores pertencentes ao Labsolos, a fim de resgatar a história do Trilhando e evidenciar a dinâmica de colaboração entre pesquisa, extensão e o ensino de solo. Como etapa prática da pesquisa, elaborou-se um curso de formação continuada para orientadoras e professoras do Ensino Infantil e Fundamental I, em parceria com a Secretaria de Educação de Presidente Prudente (Seduc), a fim de, socializar os conhecimentos científicos e as transposições didáticas produzidos no Trilhando e ao mesmo tempo aperfeiçoá-las a partir das devolutivas de quem já exerce a prática da docência. A pesquisa teve como base metodológica a pesquisa-ação, caracterizada como um tipo de pesquisa social que visa o aperfeiçoamento ou resolução de uma demanda coletiva. A utilização do solo como tema gerador das discussões ambientais e difusão da “consciência pedológica” demonstrou ser uma eficiente ferramenta para estabelecer práticas educativas geradoras de ambiências.The awakening of environmental awareness requires critical reflections on the relationship between Man and Nature and between Man himself, which must take place within the scope of education (formal or non-formal), provided that this education is liberating, breaking with the environmental training proposed by Education Hegemonic Environment. In this sense, the present research has as main objective to analyze how the didactic transpositions used in the extension project Trilhando pelo Solos, referring to geomorphological and pedological contents can contribute to the discussion of Critical Environmental Education and if they are able to contribute with teaching practice school geography, still in the initial grades of basic education. To this end, a survey was carried out of the main didactic transpositions developed over the 16 years of Trilhando pelo Solos, developed at the Laboratory of Sedimentology and Soil Analysis, FCT-Unesp, Campus of Presidente Prudente - SP. In addition to the transpositions, it was verified some collective publications (books, booklets and articles) that involve, postgraduate researchers, extension students, professors and collaborators belonging to Labsolos, in order to rescue the history of Trilhando and show the dynamics of collaboration between research, extension and soil education. As a practical stage of the research, a continuing education course was developed for guidance and teachers of Early Childhood and Elementary Education, in partnership with the Education Secretariat of Presidente Prudente (Seduc), in order to socialize scientific knowledge and transpositions didactics produced in Trilhando and, at the same time, improve them based on feedback from those who already practice teaching. The research had as methodological base the action research, characterized as a type of social research that aims at the improvement or resolution of a collective demand. The use of soil as a theme that generates environmental discussions and the spread of “pedological awareness” proved to be an efficient tool to establish educational practices that generate ambiences.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 157814/2018-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]2021-02-24T12:09:43Z2021-02-24T12:09:43Z2020-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20278133004129042P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:35:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202781Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:26:32.323973Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
Walking through the soils: extension, research and action, an educational socio-environmental perspective
title Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
spellingShingle Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]
Geografia
Educação ambiental crítica
Educação em solos
Trilhando pelos solos
Transposição didática
Pesquisa-ação
Geography
Environmental education
Soil education
Walking through the soils
Didactic transposition
Action research
title_short Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
title_full Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
title_fullStr Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
title_full_unstemmed Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
title_sort Trilhando pelos solos: extensão, pesquisa e ação, uma perspectiva socioambiental educativa
author Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]
author_facet Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação ambiental crítica
Educação em solos
Trilhando pelos solos
Transposição didática
Pesquisa-ação
Geography
Environmental education
Soil education
Walking through the soils
Didactic transposition
Action research
topic Geografia
Educação ambiental crítica
Educação em solos
Trilhando pelos solos
Transposição didática
Pesquisa-ação
Geography
Environmental education
Soil education
Walking through the soils
Didactic transposition
Action research
description O despertar da consciência ambiental exige reflexões críticas quanto à relação HomemNatureza e entre o próprio Homem, que obrigatoriamente se dá no âmbito da educação (formal ou não formal), desde que esta educação seja libertadora, rompendo com o adestramento ambiental proposto pela Educação Ambiental Hegemônica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como as transposições didáticas utilizadas no projeto de extensão Trilhando pelos Solos, referentes aos conteúdos geomorfológicos e pedológicos podem contribuir para a discussão da Educação Ambiental Crítica e se são capazes de contribuir com a prática de ensino da Geografia escolar, ainda nas séries iniciais do ensino básico. Para tanto, foi realizado levantamento das principais transposições didáticas elaboradas ao longo dos 16 anos do Trilhando pelos Solos, desenvolvido no Laboratório de Sedimentologia e Análises de Solos, da FCTUnesp, Campus de Presidente Prudente - SP. Para além das transposições, averiguou-se algumas publicações coletivas (livros, livretos e artigos) que envolvem, pesquisadores da pós-graduação, graduandos extensionistas, professores e colaboradores pertencentes ao Labsolos, a fim de resgatar a história do Trilhando e evidenciar a dinâmica de colaboração entre pesquisa, extensão e o ensino de solo. Como etapa prática da pesquisa, elaborou-se um curso de formação continuada para orientadoras e professoras do Ensino Infantil e Fundamental I, em parceria com a Secretaria de Educação de Presidente Prudente (Seduc), a fim de, socializar os conhecimentos científicos e as transposições didáticas produzidos no Trilhando e ao mesmo tempo aperfeiçoá-las a partir das devolutivas de quem já exerce a prática da docência. A pesquisa teve como base metodológica a pesquisa-ação, caracterizada como um tipo de pesquisa social que visa o aperfeiçoamento ou resolução de uma demanda coletiva. A utilização do solo como tema gerador das discussões ambientais e difusão da “consciência pedológica” demonstrou ser uma eficiente ferramenta para estabelecer práticas educativas geradoras de ambiências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
2021-02-24T12:09:43Z
2021-02-24T12:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202781
33004129042P3
url http://hdl.handle.net/11449/202781
identifier_str_mv 33004129042P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128360406056960