PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dacome, Eva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202733
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de Pesquisa 2 - “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem,” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente, tem o objetivo de pesquisar como o PNAIC foi proposto para a Educação Infantil e o que foi experienciado pelos docentes/cursistas a quem ele se destinou, tendo como foco o ensino da leitura, da escrita sob a perspectiva daqueles que fazem a política educacional acontecer na prática nas escolas públicas. A relevância deste trabalho investigativo tem respaldo na amplitude e na atualidade desta política governamental, em que o PNAIC foi firmado em 2012, e apenas em 2016 passa a ter um material de formação com direcionamento para a Educação Infantil. Para viabilizar as propostas desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, com pesquisas bibliográficas e documentais com a análise de conteúdo para a definição de categorias, dialogando com autores experientes da área da alfabetização, leitura e escrita, como: Ferreiro (2001), Soares (2018), Scarpa (2006), Girotto e Souza (2010), Vigotsky (1989, 2001, 2007, 2008), Arena (2008, 2011, 2012), Bajard (1994), Foucambert (1998), Smith (1989, 1999) e entre outros. Para responder ao nosso problema de pesquisa, ou seja, para identificar “quais as aproximações e os distanciamentos existentes entre o que foi proposto pelo PNAIC e a forma como foi recebido e vivenciado pelos docentes?”, foram organizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas: um para ser respondido pelas professoras e outro pelas gestoras, todas elas profissionais vinculadas a escola pública de Educação Infantil de Presidente Prudente/SP. Os dados coletados permitiram inferir: a) existiram contradições importantes entre o que foi proposto e o que vivenciado no âmbito escolar; b) na visão das participantes da pesquisa, a alfabetização fica centrada no desenvolvimento de habilidades de codificar/decodificar a língua escrita, que é entendida como sendo um código resultante da transcrição do oral; c) a aprendizagem da leitura e da escrita nem sempre ocorre em práticas sociais que consideram as manifestações discursivas da linguagem. Os programas de formação de alfabetizadores para a Educação Infantil devem ser repensados e aprimorados, para que as lacunas sejam minimizadas e os investimentos e os esforços façam jus ao que foi proposto.
id UNSP_fec6dab4ecfde1c9c43564027d99e0b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202733
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciadoPNAIC in Early Childhood Education: the context, the proposed and the experiencedEducação infantilPNAICAlfabetizaçãoEnsino da leitura e escritaFormação docenteChild educationLiteracyTeaching reading and writingTeacher trainingEste estudo, vinculado à linha de Pesquisa 2 - “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem,” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente, tem o objetivo de pesquisar como o PNAIC foi proposto para a Educação Infantil e o que foi experienciado pelos docentes/cursistas a quem ele se destinou, tendo como foco o ensino da leitura, da escrita sob a perspectiva daqueles que fazem a política educacional acontecer na prática nas escolas públicas. A relevância deste trabalho investigativo tem respaldo na amplitude e na atualidade desta política governamental, em que o PNAIC foi firmado em 2012, e apenas em 2016 passa a ter um material de formação com direcionamento para a Educação Infantil. Para viabilizar as propostas desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, com pesquisas bibliográficas e documentais com a análise de conteúdo para a definição de categorias, dialogando com autores experientes da área da alfabetização, leitura e escrita, como: Ferreiro (2001), Soares (2018), Scarpa (2006), Girotto e Souza (2010), Vigotsky (1989, 2001, 2007, 2008), Arena (2008, 2011, 2012), Bajard (1994), Foucambert (1998), Smith (1989, 1999) e entre outros. Para responder ao nosso problema de pesquisa, ou seja, para identificar “quais as aproximações e os distanciamentos existentes entre o que foi proposto pelo PNAIC e a forma como foi recebido e vivenciado pelos docentes?”, foram organizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas: um para ser respondido pelas professoras e outro pelas gestoras, todas elas profissionais vinculadas a escola pública de Educação Infantil de Presidente Prudente/SP. Os dados coletados permitiram inferir: a) existiram contradições importantes entre o que foi proposto e o que vivenciado no âmbito escolar; b) na visão das participantes da pesquisa, a alfabetização fica centrada no desenvolvimento de habilidades de codificar/decodificar a língua escrita, que é entendida como sendo um código resultante da transcrição do oral; c) a aprendizagem da leitura e da escrita nem sempre ocorre em práticas sociais que consideram as manifestações discursivas da linguagem. Os programas de formação de alfabetizadores para a Educação Infantil devem ser repensados e aprimorados, para que as lacunas sejam minimizadas e os investimentos e os esforços façam jus ao que foi proposto.This study, linked to Research Line 2 - “Formative Processes, Teaching and Learning,” of the Graduate Program in Education at the Faculty of Science and Technology of Unesp, campus of Presidente Prudente, aims to research how the PNAIC was proposed for Early Childhood Education and what was experienced by the teachers / courseworkers for whom it was intended, focusing on teaching reading, writing from the perspective of those who make educational policy happen in practice in public schools. The relevance of this investigative work is supported by the breadth and timeliness of this government policy, in which the PNAIC was signed in 2012, and only in 2016 does it have a training material aimed at Early Childhood Education. To make the proposals of this research viable, a qualitative case study was carried out, with bibliographic and documentary research with content analysis for the definition of categories, dialoguing with experienced authors in the area of literacy, reading and writing, such as: Ferreiro ( 2001), Soares (2018), Scarpa (2006), Girotto and Souza (2010), Vigotsky (1989, 2001, 2007, 2008), Arena (2008, 2011, 2012), Bajard (1994), Foucambert (1998), Smith (1989, 1999) and among others. In order to answer our research problem, that is, to identify “what are the approximations and distances between what was proposed by PNAIC and the way it was received and experienced by teachers?”, Two questionnaires were organized with open and closed questions : one to be answered by the teachers and another by the managers, all of them professionals linked to the public school of Early Childhood Education in Presidente Prudente / SP. The collected data allowed to infer: a) there were important contradictions between what was proposed and what was experienced in the school context; b) in the view of the research participants, literacy is centered on the development of skills to encode / decode the written language, which is understood to be a code resulting from oral transcription; c) learning to read and write does not always occur in social practices that consider the discursive manifestations of language. Literacy training programs for Early Childhood Education must be rethought and improved, so that gaps are minimized and investments and efforts live up to what was proposed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dacome, Eva2021-02-18T12:35:15Z2021-02-18T12:35:15Z2021-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20273333004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:40.093258Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
PNAIC in Early Childhood Education: the context, the proposed and the experienced
title PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
spellingShingle PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
Dacome, Eva
Educação infantil
PNAIC
Alfabetização
Ensino da leitura e escrita
Formação docente
Child education
Literacy
Teaching reading and writing
Teacher training
title_short PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
title_full PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
title_fullStr PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
title_full_unstemmed PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
title_sort PNAIC na Educação Infantil: o contexto, o proposto e o experienciado
author Dacome, Eva
author_facet Dacome, Eva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dacome, Eva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
PNAIC
Alfabetização
Ensino da leitura e escrita
Formação docente
Child education
Literacy
Teaching reading and writing
Teacher training
topic Educação infantil
PNAIC
Alfabetização
Ensino da leitura e escrita
Formação docente
Child education
Literacy
Teaching reading and writing
Teacher training
description Este estudo, vinculado à linha de Pesquisa 2 - “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem,” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente, tem o objetivo de pesquisar como o PNAIC foi proposto para a Educação Infantil e o que foi experienciado pelos docentes/cursistas a quem ele se destinou, tendo como foco o ensino da leitura, da escrita sob a perspectiva daqueles que fazem a política educacional acontecer na prática nas escolas públicas. A relevância deste trabalho investigativo tem respaldo na amplitude e na atualidade desta política governamental, em que o PNAIC foi firmado em 2012, e apenas em 2016 passa a ter um material de formação com direcionamento para a Educação Infantil. Para viabilizar as propostas desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, com pesquisas bibliográficas e documentais com a análise de conteúdo para a definição de categorias, dialogando com autores experientes da área da alfabetização, leitura e escrita, como: Ferreiro (2001), Soares (2018), Scarpa (2006), Girotto e Souza (2010), Vigotsky (1989, 2001, 2007, 2008), Arena (2008, 2011, 2012), Bajard (1994), Foucambert (1998), Smith (1989, 1999) e entre outros. Para responder ao nosso problema de pesquisa, ou seja, para identificar “quais as aproximações e os distanciamentos existentes entre o que foi proposto pelo PNAIC e a forma como foi recebido e vivenciado pelos docentes?”, foram organizados dois questionários com perguntas abertas e fechadas: um para ser respondido pelas professoras e outro pelas gestoras, todas elas profissionais vinculadas a escola pública de Educação Infantil de Presidente Prudente/SP. Os dados coletados permitiram inferir: a) existiram contradições importantes entre o que foi proposto e o que vivenciado no âmbito escolar; b) na visão das participantes da pesquisa, a alfabetização fica centrada no desenvolvimento de habilidades de codificar/decodificar a língua escrita, que é entendida como sendo um código resultante da transcrição do oral; c) a aprendizagem da leitura e da escrita nem sempre ocorre em práticas sociais que consideram as manifestações discursivas da linguagem. Os programas de formação de alfabetizadores para a Educação Infantil devem ser repensados e aprimorados, para que as lacunas sejam minimizadas e os investimentos e os esforços façam jus ao que foi proposto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18T12:35:15Z
2021-02-18T12:35:15Z
2021-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202733
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/202733
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129578077519872