A independência das adapatações cinematográficas: uma análise de Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007)
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99107 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir a noção de adaptação cinematográfica como independente do texto fonte, a partir de considerações a respeito do dialogismo e da intertextualidade, baseando-se principalmente em teóricos como Robert Stam (2000; 2004; 2008), Linda Hutcheon (2006), Christine Geraghty (2008) e Thomas Leitch (2008a; 2008b). Após um panorama das teorias da área, a dissertação analisa dois filmes baseados em dois romances do escritor inglês Ian McEwan, Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007), para demonstrar como o critério de fidelidade não é determinante para a qualidade e/ou sucesso da adaptação cinematográfica |
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A independência das adapatações cinematográficas: uma análise de Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007)McEwan, Ian, 1948- Desejo e reparação - Crítica e interpretaçãoMcEwan, Ian, 1948- Amor obsessivo - Crítica e interpretaçãoLiteratura inglesa - Adaptações para o cinema e vídeo Adaptações para o cinemaEnglish literatureEste trabalho tem como objetivo discutir a noção de adaptação cinematográfica como independente do texto fonte, a partir de considerações a respeito do dialogismo e da intertextualidade, baseando-se principalmente em teóricos como Robert Stam (2000; 2004; 2008), Linda Hutcheon (2006), Christine Geraghty (2008) e Thomas Leitch (2008a; 2008b). Após um panorama das teorias da área, a dissertação analisa dois filmes baseados em dois romances do escritor inglês Ian McEwan, Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007), para demonstrar como o critério de fidelidade não é determinante para a qualidade e/ou sucesso da adaptação cinematográficaThe objective of this study is to discuss the notion of cinematographic adaptation as being independent of its source text, beginning with considerations concerning dialogism and intertextuality, based mainly on theoreticians like Robert Stam (2000; 2004; 2008), Linda Hutcheon (2006), Christine Geraghty (2008) and Thomas Leitch (2008a; 2008b). After an overview of the theories of the area, the dissertation analyses two films based on two novels written by the English writer Ian McEwan, Enduring Love (2004) and Atonement (2007), in order to show how the criterion of fidelity is not a determining factor in the quality and/or success of the cinematographic adaptationFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Harris, Peter James [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sbrissa, Fernanda de Souza [UNESP]2014-06-11T19:29:49Z2014-06-11T19:29:49Z2012-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f. : il. color.application/pdfSBRISSA, Fernanda de Souza. A independência das adapatações cinematográficas: uma análise de Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007). 2012. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/99107000697067sbrissa_fs_me_sjrp.pdf33004153015P216526237746160750000-0003-2399-5963Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:20:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99107Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:15:48.364626Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este trabalho tem como objetivo discutir a noção de adaptação cinematográfica como independente do texto fonte, a partir de considerações a respeito do dialogismo e da intertextualidade, baseando-se principalmente em teóricos como Robert Stam (2000; 2004; 2008), Linda Hutcheon (2006), Christine Geraghty (2008) e Thomas Leitch (2008a; 2008b). Após um panorama das teorias da área, a dissertação analisa dois filmes baseados em dois romances do escritor inglês Ian McEwan, Amor Obsessivo (2004) e Desejo e Reparação (2007), para demonstrar como o critério de fidelidade não é determinante para a qualidade e/ou sucesso da adaptação cinematográfica |
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