Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243582 |
Resumo: | Historicamente, o planejamento urbano priorizou o automóvel motorizado e ao redor do mundo, muitos países deram a preferencia por desenvolver suas cidades para os veículos motorizados em detrimento dos outros modos de transporte. Como é possível observar, hoje as cidades enfrentam dificuldades em comportar o alto volume de veículos circulando, causando problemas de congestionamento, aumento no número de acidentes, além dos problemas ambientais causados pelo motor a combustão. Para mudar esse panorama e em busca de um plano de mobilidade mais sustentável, os países vem alterando suas politicas e priorizando os meios de transporte não motorizados em suas ações. Neste contexto, a bicicleta se destaca não só pela sustentabilidade, mas também pela sua eficiência no deslocamento urbano, o seu baixo custo e as vantagens na saúde da população. Neste trabalho iremos explorar os motivos para escolher a bicicleta como meio de transporte, o contexto do uso da bicicleta nas cidades do Brasil, com foco nas cidades pequenas e assim, analisar a viabilidade de se implementar uma estrutura cicloviária na cidade de Echaporã – SP, um município de pequeno porte localizado no interior do estado de São Paulo. |
id |
UNSP_fed5bf8b4527557f8d0d523e2f626296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/243582 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SPAnalysis for implementing a cycle path in the city of Echaporã - SPMobilidade UrbanaBicicletaEstrutura cicloviáriaUrban MobilityBicycleCycling InfrastructureHistoricamente, o planejamento urbano priorizou o automóvel motorizado e ao redor do mundo, muitos países deram a preferencia por desenvolver suas cidades para os veículos motorizados em detrimento dos outros modos de transporte. Como é possível observar, hoje as cidades enfrentam dificuldades em comportar o alto volume de veículos circulando, causando problemas de congestionamento, aumento no número de acidentes, além dos problemas ambientais causados pelo motor a combustão. Para mudar esse panorama e em busca de um plano de mobilidade mais sustentável, os países vem alterando suas politicas e priorizando os meios de transporte não motorizados em suas ações. Neste contexto, a bicicleta se destaca não só pela sustentabilidade, mas também pela sua eficiência no deslocamento urbano, o seu baixo custo e as vantagens na saúde da população. Neste trabalho iremos explorar os motivos para escolher a bicicleta como meio de transporte, o contexto do uso da bicicleta nas cidades do Brasil, com foco nas cidades pequenas e assim, analisar a viabilidade de se implementar uma estrutura cicloviária na cidade de Echaporã – SP, um município de pequeno porte localizado no interior do estado de São Paulo.Historically, urban planning has prioritized the motorized automobile, and around the world, many countries have given preference to developing their cities for motorized vehicles at the expense of other modes of transportation. As we can observe today, cities are facing difficulties in accommodating the high volume of vehicles circulating, causing problems of congestion, an increase in the number of accidents, as well as environmental problems caused by combustion engines. To change this situation and in pursuit of a more sustainable mobility plan, countries have been changing their policies and prioritizing non-motorized means of transportation in their actions. In this context, the bicycle stands out not only for sustainability, but also for its efficiency in urban transportation, its low cost, and the advantages for public health. In this paper, we will explore the reasons for choosing the bicycle as a means of transportation, the context of bicycle use in Brazilian cities, focusing on small cities, and thus analyze the feasibility of implementing a cycling infrastructure in the city of Echaporã - SP, a small municipality located in the interior of the state of São Paulo.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carli, João Pedro Lorenceti2023-05-22T17:07:47Z2023-05-22T17:07:47Z2023-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:01:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:49:51.790608Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP Analysis for implementing a cycle path in the city of Echaporã - SP |
title |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP |
spellingShingle |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP Carli, João Pedro Lorenceti Mobilidade Urbana Bicicleta Estrutura cicloviária Urban Mobility Bicycle Cycling Infrastructure |
title_short |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP |
title_full |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP |
title_fullStr |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP |
title_full_unstemmed |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP |
title_sort |
Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP |
author |
Carli, João Pedro Lorenceti |
author_facet |
Carli, João Pedro Lorenceti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carli, João Pedro Lorenceti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade Urbana Bicicleta Estrutura cicloviária Urban Mobility Bicycle Cycling Infrastructure |
topic |
Mobilidade Urbana Bicicleta Estrutura cicloviária Urban Mobility Bicycle Cycling Infrastructure |
description |
Historicamente, o planejamento urbano priorizou o automóvel motorizado e ao redor do mundo, muitos países deram a preferencia por desenvolver suas cidades para os veículos motorizados em detrimento dos outros modos de transporte. Como é possível observar, hoje as cidades enfrentam dificuldades em comportar o alto volume de veículos circulando, causando problemas de congestionamento, aumento no número de acidentes, além dos problemas ambientais causados pelo motor a combustão. Para mudar esse panorama e em busca de um plano de mobilidade mais sustentável, os países vem alterando suas politicas e priorizando os meios de transporte não motorizados em suas ações. Neste contexto, a bicicleta se destaca não só pela sustentabilidade, mas também pela sua eficiência no deslocamento urbano, o seu baixo custo e as vantagens na saúde da população. Neste trabalho iremos explorar os motivos para escolher a bicicleta como meio de transporte, o contexto do uso da bicicleta nas cidades do Brasil, com foco nas cidades pequenas e assim, analisar a viabilidade de se implementar uma estrutura cicloviária na cidade de Echaporã – SP, um município de pequeno porte localizado no interior do estado de São Paulo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-22T17:07:47Z 2023-05-22T17:07:47Z 2023-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/243582 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/243582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128280660803584 |