Visualidade e história em Guernica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/100274 |
Resumo: | Este trabalho tem como princípio básico estudar alguns aspectos da visualidade da obra Guernica, de Picasso, indicando uma relação de significados que vão compor a gramática do pensamento visual deste artista , descrita numa análise de alguns dos esboços para a confecção do mural, utilizando como base científica os estudos gestálticos de Arnheim. Ainda estão incluídas nesta abordagem algumas breves considerações sobre a atualidade da obra através da presença de sua imagem nos meios multimidiáticos nos últimos dois anos. Apesar de ter a visualidade da própria obra como foco central, os aspectos ligados a vida pessoal do artista e os acontecimentos históricos pelos quais passava a Europa na ocasião da pintura do mural serão abordados, por serem, em minha opinião, de suma importância, nos levando a ampliar a compreensão do universo simbólico e dos sentimentos que Picasso poderia estar vivenciando naquela época, contribuindo no entendimento por exemplo, dos possíveis motivos da documentação da obra em nove fotografias que foi feita por Dora Maar, sua amante na ocasião. Deste modo, esta dissertação oferece aos interessados na obra Guernica uma nova reflexão acerca de sua imagem e aos interessados na vida de Picasso uma visão da ligação entre sua vida e esta que foi uma das mais simbólicas do conjunto de sua obra. |
id |
UNSP_fef30e4d0d5a173cc5d51708b14146dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/100274 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Visualidade e história em GuernicaPicasso, Pablo, 1881-1973ArteGuernica - VisualidadePablo Picasso - GuernicaEste trabalho tem como princípio básico estudar alguns aspectos da visualidade da obra Guernica, de Picasso, indicando uma relação de significados que vão compor a gramática do pensamento visual deste artista , descrita numa análise de alguns dos esboços para a confecção do mural, utilizando como base científica os estudos gestálticos de Arnheim. Ainda estão incluídas nesta abordagem algumas breves considerações sobre a atualidade da obra através da presença de sua imagem nos meios multimidiáticos nos últimos dois anos. Apesar de ter a visualidade da própria obra como foco central, os aspectos ligados a vida pessoal do artista e os acontecimentos históricos pelos quais passava a Europa na ocasião da pintura do mural serão abordados, por serem, em minha opinião, de suma importância, nos levando a ampliar a compreensão do universo simbólico e dos sentimentos que Picasso poderia estar vivenciando naquela época, contribuindo no entendimento por exemplo, dos possíveis motivos da documentação da obra em nove fotografias que foi feita por Dora Maar, sua amante na ocasião. Deste modo, esta dissertação oferece aos interessados na obra Guernica uma nova reflexão acerca de sua imagem e aos interessados na vida de Picasso uma visão da ligação entre sua vida e esta que foi uma das mais simbólicas do conjunto de sua obra.Este trabajo tiene como principio básico estudiar algunos aspectos de la visualidad de la obra Guernica, de Picasso, indicando una relación de significados que van a componer la gramática del pensamiento visual de este artista, descrita en un análisis de algunos de los bocetos para la confección del mural, utilizando como base científica los estudios gestálticos de Arnheim. Están incluidas también en este abordaje algunas breves consideraciones sobre la actualidad de la obra a través de la presencia de su imagen en los medios multimediáticos en los últimos años. A pesar de tener la visualidad de la propia obra como foco central, los aspectos conectados a la vida personal del artista y los acontecimientos históricos por los cuáles pasaba Europa en la ocasión de la pintura del mural serán abordados , por ser, en mi opinión, de suma importancia, llevándonos a ampliar la comprensión del universo simbólico y de los sentimientos que Picasso podría estar vivenciando en aquella época, contribuyendo en la comprensión por ejemplo, de los posibles motivos de la documentación de la obra en nueve fotografías realizada por Dora Maar, su amante en el momento. De este modo, esta disertación ofrece a los interesados en la obra Guernica una nueva reflexión acerca de su imagen y a los interesados en la vida de Picasso una visión de la conexión entre su vida y la que fue una de las más simbólicas del conjunto de su obra.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Claudete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]2014-06-11T19:30:32Z2014-06-11T19:30:32Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis133 f. il.application/pdfD'ALESSANDRO, Eliana Angélica Péres. Visualidade e história em Guernica. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.http://hdl.handle.net/11449/100274000457503dalessandro_eap_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visualidade e história em Guernica |
title |
Visualidade e história em Guernica |
spellingShingle |
Visualidade e história em Guernica D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP] Picasso, Pablo, 1881-1973 Arte Guernica - Visualidade Pablo Picasso - Guernica |
title_short |
Visualidade e história em Guernica |
title_full |
Visualidade e história em Guernica |
title_fullStr |
Visualidade e história em Guernica |
title_full_unstemmed |
Visualidade e história em Guernica |
title_sort |
Visualidade e história em Guernica |
author |
D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP] |
author_facet |
D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Claudete [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Picasso, Pablo, 1881-1973 Arte Guernica - Visualidade Pablo Picasso - Guernica |
topic |
Picasso, Pablo, 1881-1973 Arte Guernica - Visualidade Pablo Picasso - Guernica |
description |
Este trabalho tem como princípio básico estudar alguns aspectos da visualidade da obra Guernica, de Picasso, indicando uma relação de significados que vão compor a gramática do pensamento visual deste artista , descrita numa análise de alguns dos esboços para a confecção do mural, utilizando como base científica os estudos gestálticos de Arnheim. Ainda estão incluídas nesta abordagem algumas breves considerações sobre a atualidade da obra através da presença de sua imagem nos meios multimidiáticos nos últimos dois anos. Apesar de ter a visualidade da própria obra como foco central, os aspectos ligados a vida pessoal do artista e os acontecimentos históricos pelos quais passava a Europa na ocasião da pintura do mural serão abordados, por serem, em minha opinião, de suma importância, nos levando a ampliar a compreensão do universo simbólico e dos sentimentos que Picasso poderia estar vivenciando naquela época, contribuindo no entendimento por exemplo, dos possíveis motivos da documentação da obra em nove fotografias que foi feita por Dora Maar, sua amante na ocasião. Deste modo, esta dissertação oferece aos interessados na obra Guernica uma nova reflexão acerca de sua imagem e aos interessados na vida de Picasso uma visão da ligação entre sua vida e esta que foi uma das mais simbólicas do conjunto de sua obra. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2014-06-11T19:30:32Z 2014-06-11T19:30:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
D'ALESSANDRO, Eliana Angélica Péres. Visualidade e história em Guernica. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006. http://hdl.handle.net/11449/100274 000457503 dalessandro_eap_me_ia.pdf 33004013063P4 |
identifier_str_mv |
D'ALESSANDRO, Eliana Angélica Péres. Visualidade e história em Guernica. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006. 000457503 dalessandro_eap_me_ia.pdf 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/100274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546443658493952 |