Visualidade e história em Guernica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100274
Resumo: Este trabalho tem como princípio básico estudar alguns aspectos da visualidade da obra Guernica, de Picasso, indicando uma relação de significados que vão compor a gramática do pensamento visual deste artista , descrita numa análise de alguns dos esboços para a confecção do mural, utilizando como base científica os estudos gestálticos de Arnheim. Ainda estão incluídas nesta abordagem algumas breves considerações sobre a atualidade da obra através da presença de sua imagem nos meios multimidiáticos nos últimos dois anos. Apesar de ter a visualidade da própria obra como foco central, os aspectos ligados a vida pessoal do artista e os acontecimentos históricos pelos quais passava a Europa na ocasião da pintura do mural serão abordados, por serem, em minha opinião, de suma importância, nos levando a ampliar a compreensão do universo simbólico e dos sentimentos que Picasso poderia estar vivenciando naquela época, contribuindo no entendimento por exemplo, dos possíveis motivos da documentação da obra em nove fotografias que foi feita por Dora Maar, sua amante na ocasião. Deste modo, esta dissertação oferece aos interessados na obra Guernica uma nova reflexão acerca de sua imagem e aos interessados na vida de Picasso uma visão da ligação entre sua vida e esta que foi uma das mais simbólicas do conjunto de sua obra.
id UNSP_fef30e4d0d5a173cc5d51708b14146dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100274
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Visualidade e história em GuernicaPicasso, Pablo, 1881-1973ArteGuernica - VisualidadePablo Picasso - GuernicaEste trabalho tem como princípio básico estudar alguns aspectos da visualidade da obra Guernica, de Picasso, indicando uma relação de significados que vão compor a gramática do pensamento visual deste artista , descrita numa análise de alguns dos esboços para a confecção do mural, utilizando como base científica os estudos gestálticos de Arnheim. Ainda estão incluídas nesta abordagem algumas breves considerações sobre a atualidade da obra através da presença de sua imagem nos meios multimidiáticos nos últimos dois anos. Apesar de ter a visualidade da própria obra como foco central, os aspectos ligados a vida pessoal do artista e os acontecimentos históricos pelos quais passava a Europa na ocasião da pintura do mural serão abordados, por serem, em minha opinião, de suma importância, nos levando a ampliar a compreensão do universo simbólico e dos sentimentos que Picasso poderia estar vivenciando naquela época, contribuindo no entendimento por exemplo, dos possíveis motivos da documentação da obra em nove fotografias que foi feita por Dora Maar, sua amante na ocasião. Deste modo, esta dissertação oferece aos interessados na obra Guernica uma nova reflexão acerca de sua imagem e aos interessados na vida de Picasso uma visão da ligação entre sua vida e esta que foi uma das mais simbólicas do conjunto de sua obra.Este trabajo tiene como principio básico estudiar algunos aspectos de la visualidad de la obra Guernica, de Picasso, indicando una relación de significados que van a componer la gramática del pensamiento visual de este artista, descrita en un análisis de algunos de los bocetos para la confección del mural, utilizando como base científica los estudios gestálticos de Arnheim. Están incluidas también en este abordaje algunas breves consideraciones sobre la actualidad de la obra a través de la presencia de su imagen en los medios multimediáticos en los últimos años. A pesar de tener la visualidad de la propia obra como foco central, los aspectos conectados a la vida personal del artista y los acontecimientos históricos por los cuáles pasaba Europa en la ocasión de la pintura del mural serán abordados , por ser, en mi opinión, de suma importancia, llevándonos a ampliar la comprensión del universo simbólico y de los sentimientos que Picasso podría estar vivenciando en aquella época, contribuyendo en la comprensión por ejemplo, de los posibles motivos de la documentación de la obra en nueve fotografías realizada por Dora Maar, su amante en el momento. De este modo, esta disertación ofrece a los interesados en la obra Guernica una nueva reflexión acerca de su imagen y a los interesados en la vida de Picasso una visión de la conexión entre su vida y la que fue una de las más simbólicas del conjunto de su obra.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Claudete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]2014-06-11T19:30:32Z2014-06-11T19:30:32Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis133 f. il.application/pdfD'ALESSANDRO, Eliana Angélica Péres. Visualidade e história em Guernica. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.http://hdl.handle.net/11449/100274000457503dalessandro_eap_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visualidade e história em Guernica
title Visualidade e história em Guernica
spellingShingle Visualidade e história em Guernica
D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]
Picasso, Pablo, 1881-1973
Arte
Guernica - Visualidade
Pablo Picasso - Guernica
title_short Visualidade e história em Guernica
title_full Visualidade e história em Guernica
title_fullStr Visualidade e história em Guernica
title_full_unstemmed Visualidade e história em Guernica
title_sort Visualidade e história em Guernica
author D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]
author_facet D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Claudete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Alessandro, Eliana Angélica Péres [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Picasso, Pablo, 1881-1973
Arte
Guernica - Visualidade
Pablo Picasso - Guernica
topic Picasso, Pablo, 1881-1973
Arte
Guernica - Visualidade
Pablo Picasso - Guernica
description Este trabalho tem como princípio básico estudar alguns aspectos da visualidade da obra Guernica, de Picasso, indicando uma relação de significados que vão compor a gramática do pensamento visual deste artista , descrita numa análise de alguns dos esboços para a confecção do mural, utilizando como base científica os estudos gestálticos de Arnheim. Ainda estão incluídas nesta abordagem algumas breves considerações sobre a atualidade da obra através da presença de sua imagem nos meios multimidiáticos nos últimos dois anos. Apesar de ter a visualidade da própria obra como foco central, os aspectos ligados a vida pessoal do artista e os acontecimentos históricos pelos quais passava a Europa na ocasião da pintura do mural serão abordados, por serem, em minha opinião, de suma importância, nos levando a ampliar a compreensão do universo simbólico e dos sentimentos que Picasso poderia estar vivenciando naquela época, contribuindo no entendimento por exemplo, dos possíveis motivos da documentação da obra em nove fotografias que foi feita por Dora Maar, sua amante na ocasião. Deste modo, esta dissertação oferece aos interessados na obra Guernica uma nova reflexão acerca de sua imagem e aos interessados na vida de Picasso uma visão da ligação entre sua vida e esta que foi uma das mais simbólicas do conjunto de sua obra.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-06-11T19:30:32Z
2014-06-11T19:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv D'ALESSANDRO, Eliana Angélica Péres. Visualidade e história em Guernica. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/100274
000457503
dalessandro_eap_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv D'ALESSANDRO, Eliana Angélica Péres. Visualidade e história em Guernica. 2006. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
000457503
dalessandro_eap_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/100274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546443658493952