Cine-cultura na FMVA: humanização e interdisciplinaridade através da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Edvania Nunes de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ciarlini, Luciana Del Rio Pinoti [UNESP], Ciarlini, Paulo César [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwMjc=
http://hdl.handle.net/11449/146803
Resumo: A humanidade construiu, ao longo de seu processo histórico social,um legado de cultura. Esse precisa ser transmitido às novas gerações. Nesse sentido, o trabalho educativo, do professor, torna-se imprescindível. O ser humano vai se apropriando das condições objetivas e subjetivas que o cerca, nesse processo o ser humano se humaniza, constrói seus pensamentos, sua consciência e personalidade. A educação escolar, por si só não transforma a estrutura social, contudo poderá transformar a consciências dos indivíduos que passam por ela. O homem, para compreender a realidade em que está inserido, precisa conhecer a totalidade da dinâmica histórico-social e a sua participação na construção dessa sociedade. Exibição de filmes pré-selecionados, quinzenalmente e posterior discussão referente à temática abordada no filme. Os filmes são selecionados no sentido de mobilizar o interesse dos alunos, de provocar uma reação emocional, sem ser banal. As questões sociais, existenciais e éticas são relacionadas aos valores da sociedade contemporânea articulando ainda os saberes apreendidos nas diferentes disciplinas do curso para garantir um ensino crítico, reflexivo e criativo que leve a construção do perfil almejado no projeto-político-pedagógico favorecendo a discussão coletiva e socializando o conhecimento produzido. Ao longo dos cinco anos do Projeto, tivemos a presença efetiva de mais ou menos 1190 pessoas, com uma média de 82 filmes exibidos e debatidos. Os resultados finais, que julgamos em processo, se relacionam ao desenvolvimento humano dos sujeitos que participam do Projeto. Isso porque, percebemos melhoras nas relações humanas, principalmente, entre alunos e professores. Neste contexto, privilegiam-se as capacidades de crítica, de motivação, de pesquisa e de argumentação, aguçando ambas as partes envolvidas no processo. O cinema é a arte da vida e talvez possamos, por meio dele, formar uma nova visão educativa, na qual os tradicionais e os modernos métodos de ensinar possam fundir-se em novas possibilidades de aprendizagem. Algo que demanda uma interação que somente a escola poderá oferecer. Compreende-se que uma educação que se compromete com a qualidade e emancipação ético acadêmica de alunos e professores seja essencial na concretização das transformações sociais. Ou seja, o professor e a universidade criam as possibilidades de transformação do aluno que, possivelmente, transformará a sociedade. Em resumo, a universidade deve ser um organismo de socialização dos bens culturais produzidos pela humanidade.
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