Projeto Rede de Educação Ambiental: o início da atuação da UNESP de Sorocaba em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/256 http://hdl.handle.net/11449/143158 |
Resumo: | Introdução: Com o patrocínio das Nações Unidas e financiamento do Banco Mundial, 1360 especialistas de 95 países colaboraram para produzir uma avaliação ecossistêmica do milênio, divulgada no relatório, “Vivendo além de nossos próprios meios”, em março deste ano. Neste documento a ONU destaca as mudanças globais, alertando sobre a piora da qualidade dos recursos hídricos, do ar e do solo, devido às atividades humanas. Nesse contexto, a educação ambiental é peça chave, pois possibilita a conscientização da população para as questões sobre o meio ambiente. As questões ambientais têm despertado interesse de vários segmentos da sociedade, cada um com percepções ambientais próprias. Dessa maneira, cada segmento faz sua própria conexão entre os problemas ambientais e a queda na qualidade de vida. Porém, boa parte da população ainda sente falta de informações precisas sobre tais questões, de modo que possam atuar como vetores de mudanças efetivas. Objetivos: Este projeto visa, inicialmente, a capacitação dos alunos do curso de Engenharia Ambiental da UNESP de Sorocaba para propagar informações e conceitos sobre questões atuais relacionadas ao meio ambiente. Métodos: Nesta primeira etapa, os alunos foram organizados em grupos, de acordo com o interesse pessoal frente a um dado tema ambiental. Esses grupos foram orientados a organizar palestras e prepararem atividades sobre tais temas, para as diversas faixas etárias. Depois de montadas as atividades, estas são apresentadas em uma Instituição da cidade (Educandário Bezerra de Menezes), que funciona como um laboratório. Dessa maneira é possível verificar se as atividades atingem seus objetivos, estudar tempo de duração e adequação à faixa etária. Assim no futuro os alunos da UNESP, em parceria com a Secretaria de Educação de Sorocaba podem realizar tais atividades junto à rede pública de educação e demais instituições. Resultados: Até o presente momento foram montados cerca de oito grupos, constituídos em média por oito alunos. Esses grupos estão divididos em quatro temas: Água, Desmatamento, Reutilização de Lixo Domiciliar e Reciclagem. Cada grupo organiza palestras, atividades de reciclagem, teatro, jogos etc. Há um calendário de apresentação dos grupos no Educandário e avaliação da atividade apresentada. Um dos grupos que trabalha o te ma Água, a convite do CEFAM – Sorocaba, apresentou sua atividade para professores da rede pública. A atividade foi constituída por jogos interativos, realizados no clube ACM de Votorantim, próximo a Represa de Itupararanga, responsável por 80% do abastecimento de água da cidade de Sorocaba. Dessa forma, começa a se formar a “Rede de Educação Ambiental”, onde os alunos da UNESP propagam suas atividades e conhecimento para os demais órgãos da sociedade. |
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