Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/812 http://hdl.handle.net/11449/142013 |
Resumo: | The development of ergonomic rules for specific job positions, involving manufacturers, industry organizations and users, can mitigate possible occupational diseases, decrease absenteeism, moreover, can increase safety and worker comfort. The objective was to analyze the conditions of the workspace of four road bus drivers models produced at different times in order to check the ergonomic differences. Were weighted 4 road Bus models used for the transport of intercity passengers, analyzed by means of four methods in order to cover all the features of the cabins. Results allow concluding that the lack of specific ergonomic regulation for the driver's workplace generates a lack of standardization of the cabins, however, it was found that there has been progression of comfort and, for the characteristics that there are no regulated rules, or specific, it observed a greater disparity between models of buses analyzed. |
id |
UNSP_fefc1a23f573f997695ea4638d04933d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142013 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviárioProduct engineeringAnglo-saxon ergonomicsSecurityEngenharia do produtoErgonomia anglo-saxônicaSegurançaThe development of ergonomic rules for specific job positions, involving manufacturers, industry organizations and users, can mitigate possible occupational diseases, decrease absenteeism, moreover, can increase safety and worker comfort. The objective was to analyze the conditions of the workspace of four road bus drivers models produced at different times in order to check the ergonomic differences. Were weighted 4 road Bus models used for the transport of intercity passengers, analyzed by means of four methods in order to cover all the features of the cabins. Results allow concluding that the lack of specific ergonomic regulation for the driver's workplace generates a lack of standardization of the cabins, however, it was found that there has been progression of comfort and, for the characteristics that there are no regulated rules, or specific, it observed a greater disparity between models of buses analyzed.A elaboração de normas ergonômicas para postos de trabalhos específicos, que envolvam fabricantes, organismos setoriais e usuários, pode mitigar possíveis doenças ocupacionais, diminuir o absenteísmo, ademais, pode aumentar a segurança e o conforto do trabalhador. Objetivou-se analisar as condições dos postos de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário produzidos em diferentes épocas, a fim de verificar as diferenças ergonômicas. Foram ponderados 4 modelos de ônibus rodoviário utilizados para o transporte de passageiros intermunicipal, analisados por meio de 4 metodologias, a fim de contemplar todas as características das cabines. Os resultados permitem concluir que a falta de regulamentação ergonômica específica para o posto de trabalho do motorista gera uma falta de padronização das cabines, contudo, constatou-se que o houve uma progressão do conforto e, para as características que não existem normas regulamentadas, ou específicas, foi observada uma maior disparidade entre os modelos dos ônibus analisados.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Itapeva, Departamento de Engenharia de Produção, Itapeva, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Itapeva, Departamento de Engenharia de Produção, Itapeva, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Víctor Augusto Faria [UNESP]Agibert, Guilherme Seiti Kossugue [UNESP]Pinheiro, Marcos Geovanni de Souza [UNESP]Simões, Danilo [UNESP]2016-08-04T13:34:00Z2016-08-04T13:34:00Z2015-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/8128º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142013ISSN2176-9761-2015-01-05-martins.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:24:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142013Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:03.637585Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
title |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
spellingShingle |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário Martins, Víctor Augusto Faria [UNESP] Product engineering Anglo-saxon ergonomics Security Engenharia do produto Ergonomia anglo-saxônica Segurança |
title_short |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
title_full |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
title_fullStr |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
title_full_unstemmed |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
title_sort |
Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário |
author |
Martins, Víctor Augusto Faria [UNESP] |
author_facet |
Martins, Víctor Augusto Faria [UNESP] Agibert, Guilherme Seiti Kossugue [UNESP] Pinheiro, Marcos Geovanni de Souza [UNESP] Simões, Danilo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Agibert, Guilherme Seiti Kossugue [UNESP] Pinheiro, Marcos Geovanni de Souza [UNESP] Simões, Danilo [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Víctor Augusto Faria [UNESP] Agibert, Guilherme Seiti Kossugue [UNESP] Pinheiro, Marcos Geovanni de Souza [UNESP] Simões, Danilo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Product engineering Anglo-saxon ergonomics Security Engenharia do produto Ergonomia anglo-saxônica Segurança |
topic |
Product engineering Anglo-saxon ergonomics Security Engenharia do produto Ergonomia anglo-saxônica Segurança |
description |
The development of ergonomic rules for specific job positions, involving manufacturers, industry organizations and users, can mitigate possible occupational diseases, decrease absenteeism, moreover, can increase safety and worker comfort. The objective was to analyze the conditions of the workspace of four road bus drivers models produced at different times in order to check the ergonomic differences. Were weighted 4 road Bus models used for the transport of intercity passengers, analyzed by means of four methods in order to cover all the features of the cabins. Results allow concluding that the lack of specific ergonomic regulation for the driver's workplace generates a lack of standardization of the cabins, however, it was found that there has been progression of comfort and, for the characteristics that there are no regulated rules, or specific, it observed a greater disparity between models of buses analyzed. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-30 2016-08-04T13:34:00Z 2016-08-04T13:34:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/812 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142013 ISSN2176-9761-2015-01-05-martins.pdf |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/812 http://hdl.handle.net/11449/142013 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-05-martins.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-5 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129499615723520 |