A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takami, Saulo Teruo [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152143
Resumo: A atividade industrial, especialmente no setor automotivo, a partir da década de 1970, passou a apresentar desintegração vertical da produção, que pode ser feita por meio de relações interindustriais – linkages – esses consistem nas conexões de insumo-produto entre as indústrias, são oriundos da externalização de etapas produtivas, por meio de processos de subcontratação de outras fábricas ou de trabalhadores, expandindo a produção. Além disso, as unidades produtivas contratam serviços, desde atividades mais comuns, tais como: segurança, limpeza, alimentação, por exemplo, até serviços mais sofisticados, quais sejam: marketing, design, informática, etc. Tais serviços envolvem uma gama de atividades que podem ser intensivas em capitais, tecnologias e mão de obra altamente especializada. Para operar na economia global, as indústrias tiveram que se tornar principalmente mais “flexíveis”. Dessa forma, fica evidente que há circuitos espaciais da produção desde a extração da matéria-prima até os serviços pós-venda, em nível local, nacional e global. Ademais, existem círculos de cooperação entre empresas, indústrias, fornecedores e clientes, havendo interação entre os agentes e, quanto maior for a troca de informações ou conhecimentos, maior será a vantagem competitiva de uma unidade produtiva, em um processo de divisão do trabalho e da produção. A análise dos processos e das estratégias empregadas pelas empresas automotivas selecionadas, nas relações interindustriais e nos serviços demandados pelas unidades produtivas e o papel que tais linkages e serviços vêm desempenhando, contemporaneamente, nos circuitos espaciais e nos círculos de cooperação dessas atividades econômicas foi o objetivo da pesquisa. Em economias avançadas ou não, em regiões metropolitanas ou cidades médias, guardadas as devidas proporções, consolida-se, cada vez mais, o elo indústrias-serviços por meio da terceirização. A partir dos anos 1970, iniciou-se uma desconcentração industrial, na Região Metropolitana de São Paulo, em direção ao interior paulista. Tais fábricas deslocaram-se num raio de aproximadamente 200 km a partir da capital, pois a mesma passou a apresentar uma série de deseconomias de aglomeração. As cidades do interior iniciaram uma política de incentivos fiscais, tais como: doação de terreno; instalação de rede de água, esgoto, energia; isenção de impostos; entre outros. Nesse contexto, a Honda se implantou em Sumaré, em 1997; a Toyota em Indaiatuba, em 1998 e; a Hyundai em Piracicaba, em 2012, formando o Corredor Asiático das Indústrias Automotivas (CAIA) no estado de São Paulo ou na chamada “metrópole expandida” ou, ainda, “cidade-região”, no qual tais fábricas usam esse território de forma corporativa para produzir e reproduzir o capital. Nos procedimentos metodológicos foram feitos inventários bibliográficos, aprofundamento teórico na Universidade de Oxford, entrevistas com os secretários de desenvolvimento econômico dos municípios investigados, trabalho de campo junto às indústrias automotivas pesquisadas, análise dos dados e redação final. A quantidade de mão de obra contratada para os serviços comuns é muito maior do que nos serviços sofisticados.
id UNSP_ff4d488a10e73f170fca100bca33e95e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152143
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São PauloThe importance of linkages and service business to automotive manufacturing at asian corridor in São Paulo stateLinkagesServiçosIndústrias automotivasCircuitos espaciais da produçãoCírculos de cooperaçãoService businessesAutomotive industriesSpatial circuits of productionCooperation circlesA atividade industrial, especialmente no setor automotivo, a partir da década de 1970, passou a apresentar desintegração vertical da produção, que pode ser feita por meio de relações interindustriais – linkages – esses consistem nas conexões de insumo-produto entre as indústrias, são oriundos da externalização de etapas produtivas, por meio de processos de subcontratação de outras fábricas ou de trabalhadores, expandindo a produção. Além disso, as unidades produtivas contratam serviços, desde atividades mais comuns, tais como: segurança, limpeza, alimentação, por exemplo, até serviços mais sofisticados, quais sejam: marketing, design, informática, etc. Tais serviços envolvem uma gama de atividades que podem ser intensivas em capitais, tecnologias e mão de obra altamente especializada. Para operar na economia global, as indústrias tiveram que se tornar principalmente mais “flexíveis”. Dessa forma, fica evidente que há circuitos espaciais da produção desde a extração da matéria-prima até os serviços pós-venda, em nível local, nacional e global. Ademais, existem círculos de cooperação entre empresas, indústrias, fornecedores e clientes, havendo interação entre os agentes e, quanto maior for a troca de informações ou conhecimentos, maior será a vantagem competitiva de uma unidade produtiva, em um processo de divisão do trabalho e da produção. A análise dos processos e das estratégias empregadas pelas empresas automotivas selecionadas, nas relações interindustriais e nos serviços demandados pelas unidades produtivas e o papel que tais linkages e serviços vêm desempenhando, contemporaneamente, nos circuitos espaciais e nos círculos de cooperação dessas atividades econômicas foi o objetivo da pesquisa. Em economias avançadas ou não, em regiões metropolitanas ou cidades médias, guardadas as devidas proporções, consolida-se, cada vez mais, o elo indústrias-serviços por meio da terceirização. A partir dos anos 1970, iniciou-se uma desconcentração industrial, na Região Metropolitana de São Paulo, em direção ao interior paulista. Tais fábricas deslocaram-se num raio de aproximadamente 200 km a partir da capital, pois a mesma passou a apresentar uma série de deseconomias de aglomeração. As cidades do interior iniciaram uma política de incentivos fiscais, tais como: doação de terreno; instalação de rede de água, esgoto, energia; isenção de impostos; entre outros. Nesse contexto, a Honda se implantou em Sumaré, em 1997; a Toyota em Indaiatuba, em 1998 e; a Hyundai em Piracicaba, em 2012, formando o Corredor Asiático das Indústrias Automotivas (CAIA) no estado de São Paulo ou na chamada “metrópole expandida” ou, ainda, “cidade-região”, no qual tais fábricas usam esse território de forma corporativa para produzir e reproduzir o capital. Nos procedimentos metodológicos foram feitos inventários bibliográficos, aprofundamento teórico na Universidade de Oxford, entrevistas com os secretários de desenvolvimento econômico dos municípios investigados, trabalho de campo junto às indústrias automotivas pesquisadas, análise dos dados e redação final. A quantidade de mão de obra contratada para os serviços comuns é muito maior do que nos serviços sofisticados.The industry, mainly the automotive manufacturing, since 1970, has revealed vertical disintegration of production, it may be done through linkages, they connect input and output among the factories, from the externalization of productive stages, by means of subcontracting processes both another firms and employees, expanding the production. Furthermore, the productive units have hired service businesses, from simple activities, such as: security, cleaning, feeding, for instance, to sophisticated ones, which are: marketing, design, computer, etc. These service businesses involve a group of activities that can be intensive in capital, technology and highly specialized labour force. To operate in global economy, industries have been especially more flexible. In this way, surely, there are spatial circuits of production since raw material extraction until after sales service businesses, in local, national and global levels. Besides, there are cooperation circles among companies, factories and customers and how much more is the exchange of information or knowledge, the competitive advantage of a productive unit will be higher, in a production and labour division process. The analysis of processes and of strategies applied by automotive companies selected, in linkages and service businesses demanded by factories that have been performing, contemporaneity, in spatial circuits of production and cooperation circles of these economic activities was the objective of this research. In developed economies or not, in metropolitan areas or medium cities, considering their proportion, it consolidates, increasingly, the link between firms and service businesses through outsourcing. After the 1970s, the industrial deconcentrating has started, at Metropolitan Area of São Paulo, towards the countryside of São Paulo state. Such factories have moved within a radius of approximately 200 km from the capital, because it has presented a lot of diseconomies of scale. The cities of countryside have begun the tax incentive policies, such as: donation of land, installation of water network, sewage, energy; tax-free; among others. In this context, the car manufacturing of Honda installed in Sumaré, in 1997; Toyota in Indaiatuba, in 1998 and; Hyundai in Piracicaba, in 2012, creating the Asian Corridor of Automotive Industries in São Paulo state it is called too “expanded metropolis” or, still, “region-city”, firms have used this territory in a corporative way to produce and reproduce the capital. In methodological procedure was made bibliographical survey, theoretical improvement at Oxford University, interview with economic development secretary of researched cities, field work with automotive industries investigated, analysis of data and final essay. The quantity of workers hired to common services is higher than sophisticated services.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Auro Aparecido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Takami, Saulo Teruo [UNESP]2017-11-28T10:40:23Z2017-11-28T10:40:23Z2017-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15214300089457833004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T07:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152143Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:48:20.455616Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
The importance of linkages and service business to automotive manufacturing at asian corridor in São Paulo state
title A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
spellingShingle A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
Takami, Saulo Teruo [UNESP]
Linkages
Serviços
Indústrias automotivas
Circuitos espaciais da produção
Círculos de cooperação
Service businesses
Automotive industries
Spatial circuits of production
Cooperation circles
title_short A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
title_full A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
title_fullStr A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
title_full_unstemmed A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
title_sort A importância dos linkages e dos serviços para as indústrias automotivas no corredor asiático no estado de São Paulo
author Takami, Saulo Teruo [UNESP]
author_facet Takami, Saulo Teruo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Auro Aparecido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Takami, Saulo Teruo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linkages
Serviços
Indústrias automotivas
Circuitos espaciais da produção
Círculos de cooperação
Service businesses
Automotive industries
Spatial circuits of production
Cooperation circles
topic Linkages
Serviços
Indústrias automotivas
Circuitos espaciais da produção
Círculos de cooperação
Service businesses
Automotive industries
Spatial circuits of production
Cooperation circles
description A atividade industrial, especialmente no setor automotivo, a partir da década de 1970, passou a apresentar desintegração vertical da produção, que pode ser feita por meio de relações interindustriais – linkages – esses consistem nas conexões de insumo-produto entre as indústrias, são oriundos da externalização de etapas produtivas, por meio de processos de subcontratação de outras fábricas ou de trabalhadores, expandindo a produção. Além disso, as unidades produtivas contratam serviços, desde atividades mais comuns, tais como: segurança, limpeza, alimentação, por exemplo, até serviços mais sofisticados, quais sejam: marketing, design, informática, etc. Tais serviços envolvem uma gama de atividades que podem ser intensivas em capitais, tecnologias e mão de obra altamente especializada. Para operar na economia global, as indústrias tiveram que se tornar principalmente mais “flexíveis”. Dessa forma, fica evidente que há circuitos espaciais da produção desde a extração da matéria-prima até os serviços pós-venda, em nível local, nacional e global. Ademais, existem círculos de cooperação entre empresas, indústrias, fornecedores e clientes, havendo interação entre os agentes e, quanto maior for a troca de informações ou conhecimentos, maior será a vantagem competitiva de uma unidade produtiva, em um processo de divisão do trabalho e da produção. A análise dos processos e das estratégias empregadas pelas empresas automotivas selecionadas, nas relações interindustriais e nos serviços demandados pelas unidades produtivas e o papel que tais linkages e serviços vêm desempenhando, contemporaneamente, nos circuitos espaciais e nos círculos de cooperação dessas atividades econômicas foi o objetivo da pesquisa. Em economias avançadas ou não, em regiões metropolitanas ou cidades médias, guardadas as devidas proporções, consolida-se, cada vez mais, o elo indústrias-serviços por meio da terceirização. A partir dos anos 1970, iniciou-se uma desconcentração industrial, na Região Metropolitana de São Paulo, em direção ao interior paulista. Tais fábricas deslocaram-se num raio de aproximadamente 200 km a partir da capital, pois a mesma passou a apresentar uma série de deseconomias de aglomeração. As cidades do interior iniciaram uma política de incentivos fiscais, tais como: doação de terreno; instalação de rede de água, esgoto, energia; isenção de impostos; entre outros. Nesse contexto, a Honda se implantou em Sumaré, em 1997; a Toyota em Indaiatuba, em 1998 e; a Hyundai em Piracicaba, em 2012, formando o Corredor Asiático das Indústrias Automotivas (CAIA) no estado de São Paulo ou na chamada “metrópole expandida” ou, ainda, “cidade-região”, no qual tais fábricas usam esse território de forma corporativa para produzir e reproduzir o capital. Nos procedimentos metodológicos foram feitos inventários bibliográficos, aprofundamento teórico na Universidade de Oxford, entrevistas com os secretários de desenvolvimento econômico dos municípios investigados, trabalho de campo junto às indústrias automotivas pesquisadas, análise dos dados e redação final. A quantidade de mão de obra contratada para os serviços comuns é muito maior do que nos serviços sofisticados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-28T10:40:23Z
2017-11-28T10:40:23Z
2017-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152143
000894578
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/152143
identifier_str_mv 000894578
33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129553354194944