Ensino de Português Língua Estrangeira pelo viés literário: revisitando as representações do feminino.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182599 |
Resumo: | Em razão da crescente demanda do ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), parece ser necessária a contínua formação de professores na área. Ao longo de nossa trajetória no ensino de PLE, observamos que muitos aprendentes se interessam por literatura, porém desconhecem a literatura brasileira. Sabemos que por meio da literatura de um país podemos compreender especificidades da cultura, tais como costumes, crenças, pensamentos e tradições, os quais se encontram muitas vezes presentes no texto literário e podem resultar no entendimento de muitas situações, que para o estrangeiro podem ser conflituosas. O objetivo deste trabalho é despertar a atenção do aluno de PLE para a herança patriarcal, presente na literatura brasileira, por meio do romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles, cuja análise se dá focalizando algumas falas das personagens centrais femininas e está pautada no conceito de representações sociais, de Serge Moscovici (2003). Tomamos por público alvo alunos de PLE, do nível avançado ou avançado superior, e por isso apresentamos, de acordo com o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), os níveis de proficiência, e a justificativa da utilização do texto literário no ensino de Língua Estrangeira proposto no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Assim sendo, este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, em relação à compreensão e análise de documentos, compostos por diferentes textos que integram a teoria e a análise de um texto literário, de natureza qualitativa e interpretativista. Pretendemos com a análise também promover a utilização da literatura, no caso de romances, no ensino de PLE em níveis mais avançados de aprendizagem. Portanto, esperamos que esta pesquisa possa contribuir em sala de aula de PLE. Os resultados obtidos na análise sobre a herança patriarcal mostram-nos como uma representação prototípica de mulher pode ser considerada normal, imposta para ser seguida em uma sociedade e assim passada adiante através de gerações e que chega de certo modo até os dias de hoje. Desse modo, com a análise do texto literário, problematizando a herança patriarcal em nossa sociedade, pode-se tentar uma aprendizagem mais adequada e compreensível sobre a língua/cultura/história e sociedade brasileira aos aprendentes de nossa língua portuguesa que vão além dos conteúdos comunicativos, geralmente trabalhados em sala de aula. |
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Ensino de Português Língua Estrangeira pelo viés literário: revisitando as representações do feminino.Teaching of Portuguese Foreign Language based on the literature: rethinking the representations of the feminine.Portugês Língua Estrangeira (PLE)Ensino e aprendizagemLiteratura brasileiraRepresentações do femininoHerança patriarcalPortuguese Foreign LanguageTeaching and learningBrazilian literatureRepresentations of the femininePatriarchal inheritanceEm razão da crescente demanda do ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), parece ser necessária a contínua formação de professores na área. Ao longo de nossa trajetória no ensino de PLE, observamos que muitos aprendentes se interessam por literatura, porém desconhecem a literatura brasileira. Sabemos que por meio da literatura de um país podemos compreender especificidades da cultura, tais como costumes, crenças, pensamentos e tradições, os quais se encontram muitas vezes presentes no texto literário e podem resultar no entendimento de muitas situações, que para o estrangeiro podem ser conflituosas. O objetivo deste trabalho é despertar a atenção do aluno de PLE para a herança patriarcal, presente na literatura brasileira, por meio do romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles, cuja análise se dá focalizando algumas falas das personagens centrais femininas e está pautada no conceito de representações sociais, de Serge Moscovici (2003). Tomamos por público alvo alunos de PLE, do nível avançado ou avançado superior, e por isso apresentamos, de acordo com o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), os níveis de proficiência, e a justificativa da utilização do texto literário no ensino de Língua Estrangeira proposto no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Assim sendo, este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, em relação à compreensão e análise de documentos, compostos por diferentes textos que integram a teoria e a análise de um texto literário, de natureza qualitativa e interpretativista. Pretendemos com a análise também promover a utilização da literatura, no caso de romances, no ensino de PLE em níveis mais avançados de aprendizagem. Portanto, esperamos que esta pesquisa possa contribuir em sala de aula de PLE. Os resultados obtidos na análise sobre a herança patriarcal mostram-nos como uma representação prototípica de mulher pode ser considerada normal, imposta para ser seguida em uma sociedade e assim passada adiante através de gerações e que chega de certo modo até os dias de hoje. Desse modo, com a análise do texto literário, problematizando a herança patriarcal em nossa sociedade, pode-se tentar uma aprendizagem mais adequada e compreensível sobre a língua/cultura/história e sociedade brasileira aos aprendentes de nossa língua portuguesa que vão além dos conteúdos comunicativos, geralmente trabalhados em sala de aula.Due to the increasing demand for the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language (PFL), it seems necessary to mantein teachers training in the area. Throughout our trajectory in teaching Portuguese for Foreigners, we observe that many learners appreciate literature, but they are not familiar with the Brazilian literature. We know that through the literature of a country we can understand cultural specificities such as customs, beliefs, thoughts and traditions, which are often present in the text and it can result in the understanding of many situations that are disturbing to the foreigner. The objective of this work is to call the attention of Portuguese as a Foreign student Language to the patriarchal inheritance, present in the Brazilian literature, through the novel As meninas, by Lygia Fagundes Telles, whose analysis is focused on the speeches of the female central characters and will be based on the concept of social representations, by Serge Moscovici. Our target audience is Portuguese as a Foreign student at the advanced or proficient and therefore we will present, according to the Celpe-Bras, the levels of proficiency and the justification of the use of the literary text in the teaching of Foreign Language proposed in the Common European Framework of Reference. Therefore, this work is configured as documentary research in relation to the comprehension and analysis of documents, composed of different texts that integrate the theory and the analysis of the literary text, of a qualitative and interpretative nature. We also intend with the analysis to promote the use of literature, in the case of novels, in teaching PFL at more advanced levels of learning, so this research could be a contribution to Portuguese as a Foreign Language classroom. The results obtained in the analysis of the patriarchal inheritance show us how a prototypical representation of woman can be considered normal, imposed in a society and thus passed on through and that arrives in a certain way until the present day. Therefore, with the analysis of the literature text, problematizing the patriarchal heritage in our society, one can focus on a more adequated and comprehensible learning about the language/culture/history and Brazilian society to learners of the Portuguese language that goes beyond the communicative contents generally worked in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1691902Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildiceia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rosangela Pereira de [UNESP]2019-07-23T17:20:03Z2019-07-23T17:20:03Z2019-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18259900091864833004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:39.566952Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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