Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Paloma Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252112
Resumo: As diferentes modalidades e práticas ginásticas são marcadas pelos movimentos básicos dessa grande prática corporal. Dentre as diversas formas de classificação de tais movimentos, os Padrões Básicos de Movimento (PBM) foram abordados por Russell e Kinsman (1986) em seis categorias: posições estacionárias (apoios, equilíbrios e suspensões), saltos, deslocamentos, rotações, balanços e aterrissagens. Apesar de tais movimentos serem a base para a realização das práticas gímnicas, muitas vezes ainda são ensinados de maneira direcionada, uniformizada e pouco criativa, sem reflexões sobre a temática, em mesmos arranjos pedagógicos por parte dos/as professores/as e treinadores/as. Além disso, muitos/as profissionais de Educação Física sentem-se inseguros/as em trabalhar com a Ginástica, seja de forma competitiva ou não, em clubes, academias ou escolas. Isso ocorre, em grande parte, pelo fato de esses/as profissionais não terem conhecimentos técnicos suficientes sobre a prática. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar diferentes estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para o ensino dos PBM nas aulas de Ginástica. Este é um ensaio de abordagem qualitativa e, para a realização da pesquisa, realizou-se um levantamento sobre a temática em Manuais de Ginástica, livros didáticos e artigos e trabalhos que trazem informações pedagógicas sobre o tema proposto, bem como levantadas atividades realizadas pela pesquisadora como aluna e como monitora de aulas de Ginástica em projetos de Extensão Universitária. Como resultado, foram apresentadas estratégias pedagógicas, divididas nos seguintes segmentos: brincadeiras, circuitos, colunas, diagonais, em roda e estações. Por fim, pode-se dizer que são muitas as possibilidades de ensino dos PBM, mas ainda é necessária a elaboração de materiais que possibilitem e estimulem a reflexão dos/as profissionais da área quanto aos seus métodos de ensino e/ou que possam ser utilizados como inspirações para profissionais que estão iniciando sua atuação pedagógica.
id UNSP_ff696f4e36bc80fdb7db0bd4a16de6f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginásticaPedagogical strategies for teaching basic movement patterns in gymnastics classesEstratégias pedagógicasGinásticaPadrões básicos de movimentoPedagogical strategiesGymnasticsBasic movement patternsAs diferentes modalidades e práticas ginásticas são marcadas pelos movimentos básicos dessa grande prática corporal. Dentre as diversas formas de classificação de tais movimentos, os Padrões Básicos de Movimento (PBM) foram abordados por Russell e Kinsman (1986) em seis categorias: posições estacionárias (apoios, equilíbrios e suspensões), saltos, deslocamentos, rotações, balanços e aterrissagens. Apesar de tais movimentos serem a base para a realização das práticas gímnicas, muitas vezes ainda são ensinados de maneira direcionada, uniformizada e pouco criativa, sem reflexões sobre a temática, em mesmos arranjos pedagógicos por parte dos/as professores/as e treinadores/as. Além disso, muitos/as profissionais de Educação Física sentem-se inseguros/as em trabalhar com a Ginástica, seja de forma competitiva ou não, em clubes, academias ou escolas. Isso ocorre, em grande parte, pelo fato de esses/as profissionais não terem conhecimentos técnicos suficientes sobre a prática. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar diferentes estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para o ensino dos PBM nas aulas de Ginástica. Este é um ensaio de abordagem qualitativa e, para a realização da pesquisa, realizou-se um levantamento sobre a temática em Manuais de Ginástica, livros didáticos e artigos e trabalhos que trazem informações pedagógicas sobre o tema proposto, bem como levantadas atividades realizadas pela pesquisadora como aluna e como monitora de aulas de Ginástica em projetos de Extensão Universitária. Como resultado, foram apresentadas estratégias pedagógicas, divididas nos seguintes segmentos: brincadeiras, circuitos, colunas, diagonais, em roda e estações. Por fim, pode-se dizer que são muitas as possibilidades de ensino dos PBM, mas ainda é necessária a elaboração de materiais que possibilitem e estimulem a reflexão dos/as profissionais da área quanto aos seus métodos de ensino e/ou que possam ser utilizados como inspirações para profissionais que estão iniciando sua atuação pedagógica.The different modalities and gymnastic practices are characterized by the basic movements of this extensive body practice. Among the various ways of classifying such movements, the Basic Movement Patterns (BMP) were approached by Russell and Kinsman (1986) in six categories: stationary positions (supports, balances and suspensions), jumps, displacements, rotations, balances and landings. Although these movements are the basis for performing gymnastics practices, they are often taught in a targeted, standardized and uncreative way, without reflections on the subject, in the same pedagogical arrangements by teachers and coaches. In addition, many physical education professionals feel insecure about working with gymnastics, whether competitively or not, in clubs, gyms or schools. This is largely due to the fact that these professionals do not have sufficient technical knowledge about the practice. Therefore, the present study aimed to present different pedagogical strategies that can be used for teaching BMP in gymnastic classes. This is a qualitative approach essay, and for the research, a survey was conducted on the subject in Gymnastics Manuals, textbooks, articles, and works that provide pedagogical information on the proposed topic, as well as activities carried out by the researcher as a student and as a monitor in Gymnastics classes in university extension projects. As a result, pedagogical strategies were presented, divided into the following segments: games, circuits, lines, diagonals, in a circle and stations. Finally, it can be said that there are many possibilities for teaching BMP, but the development of materials that enable and encourage reflection among professionals in the field regarding their teaching methods is still necessary, and these materials can also serve as inspiration for professionals who are beginning their pedagogical work.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bento-Soares, Daniela [UNESP]Jesus, Paloma Rodrigues de2023-12-18T23:36:17Z2023-12-18T23:36:17Z2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-27T06:16:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:23:55.605181Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
Pedagogical strategies for teaching basic movement patterns in gymnastics classes
title Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
spellingShingle Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
Jesus, Paloma Rodrigues de
Estratégias pedagógicas
Ginástica
Padrões básicos de movimento
Pedagogical strategies
Gymnastics
Basic movement patterns
title_short Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
title_full Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
title_fullStr Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
title_sort Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
author Jesus, Paloma Rodrigues de
author_facet Jesus, Paloma Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento-Soares, Daniela [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Paloma Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias pedagógicas
Ginástica
Padrões básicos de movimento
Pedagogical strategies
Gymnastics
Basic movement patterns
topic Estratégias pedagógicas
Ginástica
Padrões básicos de movimento
Pedagogical strategies
Gymnastics
Basic movement patterns
description As diferentes modalidades e práticas ginásticas são marcadas pelos movimentos básicos dessa grande prática corporal. Dentre as diversas formas de classificação de tais movimentos, os Padrões Básicos de Movimento (PBM) foram abordados por Russell e Kinsman (1986) em seis categorias: posições estacionárias (apoios, equilíbrios e suspensões), saltos, deslocamentos, rotações, balanços e aterrissagens. Apesar de tais movimentos serem a base para a realização das práticas gímnicas, muitas vezes ainda são ensinados de maneira direcionada, uniformizada e pouco criativa, sem reflexões sobre a temática, em mesmos arranjos pedagógicos por parte dos/as professores/as e treinadores/as. Além disso, muitos/as profissionais de Educação Física sentem-se inseguros/as em trabalhar com a Ginástica, seja de forma competitiva ou não, em clubes, academias ou escolas. Isso ocorre, em grande parte, pelo fato de esses/as profissionais não terem conhecimentos técnicos suficientes sobre a prática. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar diferentes estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para o ensino dos PBM nas aulas de Ginástica. Este é um ensaio de abordagem qualitativa e, para a realização da pesquisa, realizou-se um levantamento sobre a temática em Manuais de Ginástica, livros didáticos e artigos e trabalhos que trazem informações pedagógicas sobre o tema proposto, bem como levantadas atividades realizadas pela pesquisadora como aluna e como monitora de aulas de Ginástica em projetos de Extensão Universitária. Como resultado, foram apresentadas estratégias pedagógicas, divididas nos seguintes segmentos: brincadeiras, circuitos, colunas, diagonais, em roda e estações. Por fim, pode-se dizer que são muitas as possibilidades de ensino dos PBM, mas ainda é necessária a elaboração de materiais que possibilitem e estimulem a reflexão dos/as profissionais da área quanto aos seus métodos de ensino e/ou que possam ser utilizados como inspirações para profissionais que estão iniciando sua atuação pedagógica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T23:36:17Z
2023-12-18T23:36:17Z
2023-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252112
url https://hdl.handle.net/11449/252112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129316607754240