A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurano, Tatiana Ranzani
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255464
Resumo: O objetivo desta Tese em História da Educação, foi entender, segundo os escritos de Maria Lacerda de Moura, em seus livros publicados na década de 1930, quais os instrumentos e mecanismos utilizados por duas instituições, para manter o controle e a domesticação dos corpos e mentes. A primeira delas é a Igreja Católica (Clero), como representante de Deus na Terra, donos do código moral da sociedade, colocando a educação religiosa como única possibilidade de ensino para a salvação da população. A segunda são as instituições governamentais (Estado), na década de 1930, com seus governos autoritários, organizando e nacionalizando o país, dizendo trazer algo novo. Mas ambos têm como premissa a manutenção do Capital e, para isso, se utilizaram de diversos mecanismos de controle, na construção de uma sociedade sem equidade, que tolhe e controla a liberdade dos seres humanos. Dentro dessa lógica perversa de dominação, a educação é um dos principais instrumentos usados por essas instituições, segundo a autora. Os objetivos específicos dessa investigação foram analisar tais escritos, examinar o que Lacerda e outros anarquistas escreviam sobre educação na imprensa anarquista brasileira, na década de 1930, e compreender a concepção de Maria Lacerda de Moura sobre a importância da educação e do quanto a Igreja Católica e o fascismo a ela recorrem, como instrumento de manipulação do povo. Nada como um autodidata para compreender uma autodidata e, nesse sentido, a forma de pensar e questionar o status quo, de Maurício Tratenberg (2004), propiciou a compreensão exata sobre a metodologia da pesquisa. Conhecer a história de vida de Maria Lacerda de Moura, seus escritos e as pesquisas realizadas sobre seus diferentes temários foi crucial para se compreender a autora e verificar que não havia ainda investigações sobre sua obra, em relação à Educação, Igreja Católica e fascismo. Para compreender a concepção educacional, anticlerical, antifacista de Maria Lacerda de Moura sobre a educação e as interferências da Igreja Católica e do fascismo, na década de 1930, assim como de outros anarquistas sobre a educação, fez-se uma análise dos escritos de Maria Lacerda de Moura sobre educação, Igreja Católica e fascismo, na década de 1930, e o que outros anarquistas escreveram sobre educação, na imprensa anarquista brasileira, naquele período. Através dos livros de Maria Lacerda de Moura: Fascismo: filho dileto da Igreja e do Capital, Clero e fascismo: horda de embrutecedores! e Ferrer, o clero romano e a educação laica, e de alguns autores anarquistas que publicaram nos jornais A Lanterna – jornal de combate ao clericalismo e A Plebe – periódico libertário, procurou-se compreender a concepção anarquista sobre educação e a interferência da Igreja Católica e o fascismo, na década de 1930. Através das leituras análise e reflexão dos livros e jornais, pode-se entender essa tríade corruptora apresentada por Maria Lacerda de Moura e outros autores. Ao verificar que o clero e o fascismo não são os únicos responsáveis pelo “embotamento da forma de pensar”, a autora faz uma denúncia contra os intelectuais fascistas, chamando-os de “superelefantes” do fascismo, personagens de uma novela distópica de Han Ryner, autor de referência para ela. Além disso, outro termo muito empregado por ela era o “polvo clerical”, demonstrando dominação da religião católica sobre as instituições sociais. Pela análise dos jornais, pode-se constatar que é um termo utilizado por muitos autores anarquistas da época, como Xisto Leão, o qual se destaca pela concordância de ideias entre os autores. Mas Maria Lacerda de Moura também recebeu críticas de outros anarquistas, as quais são apresentadas, por se acreditar ser importante mostrar que o pensamento de Maria Lacerda de Moura não era uníssono.
id UNSP_ffc216f26e4ecbdcbaffc32fab35fd9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255464
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930The anarchist vision of Maria Lacerda de Moura: interfaces between education, the catholic church and fascism in the 1930sHistória da educaçãoMaria Lacerda de MouraAnarquismoIgreja católicaFascismoHistory of educationAnarchismCatholic churchFascismO objetivo desta Tese em História da Educação, foi entender, segundo os escritos de Maria Lacerda de Moura, em seus livros publicados na década de 1930, quais os instrumentos e mecanismos utilizados por duas instituições, para manter o controle e a domesticação dos corpos e mentes. A primeira delas é a Igreja Católica (Clero), como representante de Deus na Terra, donos do código moral da sociedade, colocando a educação religiosa como única possibilidade de ensino para a salvação da população. A segunda são as instituições governamentais (Estado), na década de 1930, com seus governos autoritários, organizando e nacionalizando o país, dizendo trazer algo novo. Mas ambos têm como premissa a manutenção do Capital e, para isso, se utilizaram de diversos mecanismos de controle, na construção de uma sociedade sem equidade, que tolhe e controla a liberdade dos seres humanos. Dentro dessa lógica perversa de dominação, a educação é um dos principais instrumentos usados por essas instituições, segundo a autora. Os objetivos específicos dessa investigação foram analisar tais escritos, examinar o que Lacerda e outros anarquistas escreviam sobre educação na imprensa anarquista brasileira, na década de 1930, e compreender a concepção de Maria Lacerda de Moura sobre a importância da educação e do quanto a Igreja Católica e o fascismo a ela recorrem, como instrumento de manipulação do povo. Nada como um autodidata para compreender uma autodidata e, nesse sentido, a forma de pensar e questionar o status quo, de Maurício Tratenberg (2004), propiciou a compreensão exata sobre a metodologia da pesquisa. Conhecer a história de vida de Maria Lacerda de Moura, seus escritos e as pesquisas realizadas sobre seus diferentes temários foi crucial para se compreender a autora e verificar que não havia ainda investigações sobre sua obra, em relação à Educação, Igreja Católica e fascismo. Para compreender a concepção educacional, anticlerical, antifacista de Maria Lacerda de Moura sobre a educação e as interferências da Igreja Católica e do fascismo, na década de 1930, assim como de outros anarquistas sobre a educação, fez-se uma análise dos escritos de Maria Lacerda de Moura sobre educação, Igreja Católica e fascismo, na década de 1930, e o que outros anarquistas escreveram sobre educação, na imprensa anarquista brasileira, naquele período. Através dos livros de Maria Lacerda de Moura: Fascismo: filho dileto da Igreja e do Capital, Clero e fascismo: horda de embrutecedores! e Ferrer, o clero romano e a educação laica, e de alguns autores anarquistas que publicaram nos jornais A Lanterna – jornal de combate ao clericalismo e A Plebe – periódico libertário, procurou-se compreender a concepção anarquista sobre educação e a interferência da Igreja Católica e o fascismo, na década de 1930. Através das leituras análise e reflexão dos livros e jornais, pode-se entender essa tríade corruptora apresentada por Maria Lacerda de Moura e outros autores. Ao verificar que o clero e o fascismo não são os únicos responsáveis pelo “embotamento da forma de pensar”, a autora faz uma denúncia contra os intelectuais fascistas, chamando-os de “superelefantes” do fascismo, personagens de uma novela distópica de Han Ryner, autor de referência para ela. Além disso, outro termo muito empregado por ela era o “polvo clerical”, demonstrando dominação da religião católica sobre as instituições sociais. Pela análise dos jornais, pode-se constatar que é um termo utilizado por muitos autores anarquistas da época, como Xisto Leão, o qual se destaca pela concordância de ideias entre os autores. Mas Maria Lacerda de Moura também recebeu críticas de outros anarquistas, as quais são apresentadas, por se acreditar ser importante mostrar que o pensamento de Maria Lacerda de Moura não era uníssono.The objective of this Thesis in History of Education was to understand, according to the writings of Maria Lacerda de Moura, in her books published in the 1930s, which instruments and mechanisms were used by two institutions, to maintain the control and domestication of bodies and minds. The first of them is the Catholic Church (Clergy), as the representative of God on Earth, owners of society's moral code, placing religious education as the only teaching possibility for the salvation of the population. The second is government institutions (State), in the 1930s, with their authoritarian governments, organizing and nationalizing the country, claiming to bring something new. But both are premised on the maintenance of Capital and, to this end, they used various control mechanisms, in the construction of a society without equity, which hinders and controls the freedom of human beings. Within this perverse logic of domination, education is one of the main instruments used by these institutions, according to the author. The specific objectives of this investigation were to analyze such writings, examine what Lacerda and other anarchists wrote about education in the Brazilian anarchist press in the 1930s, and understand Maria Lacerda de Moura's conception of the importance of education and how much the Catholic Church and fascism resort to it, as an instrument of manipulation of the people. There is nothing like a self-taught person to understand a self-taught person and, in this sense, the way of thinking and questioning the status quo, by Maurício Tratenberg (2004), provided an exact understanding of the research methodology. Knowing the life story of Maria Lacerda de Moura, her writings and the research carried out on her different themes was crucial to understanding the author and verifying that there were still no investigations into her work, in relation to Education, the Catholic Church and fascism. To understand Maria Lacerda de Moura's educational, anti-clerical, anti-facist conception of education and the interference of the Catholic Church and fascism in the 1930s, as well as other anarchists on education, an analysis of Maria's writings was carried out. Lacerda de Moura on education, the Catholic Church and fascism, in the 1930s, and what other anarchists wrote about education, in the Brazilian anarchist press, in that period. Through the books of Maria Lacerda de Moura: Fascism: favorite son of the Church and Capital, Clergy and fascism: horde of brutalizers! and Ferrer, the Roman clergy and secular education, and some anarchist authors who published in the newspapers A Lanterna – a newspaper combating clericalism and A Plebe – a libertarian periodical, we sought to understand the anarchist conception of education and the interference of the Catholic Church and fascism, in the 1930s. Through reading analysis and reflection on books and newspapers, one can understand this corrupting triad presented by Maria Lacerda de Moura and other authors. Upon verifying that the clergy and fascism are not the only ones responsible for the “blunting of the way of thinking”, the author makes a complaint against fascist intellectuals, calling them “super elephants” of fascism, characters from a dystopian novel by Han Ryner, author of reference for her. Furthermore, another term frequently used by her was “clerical octopus”, demonstrating the domination of the Catholic religion over social institutions. By analyzing the newspapers, it can be seen that it is a term used by many anarchist authors of the time, such as Xisto Leão, which stands out for the agreement of ideas between the authors. But Maria Lacerda de Moura also received criticism from other anarchists, which are presented, as it is believed to be important to show that Maria Lacerda de Moura's thoughts were not unanimous.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Maurano, Tatiana Ranzani2024-05-03T14:13:06Z2024-05-03T14:13:06Z2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAURANO, Tatiana Ranzani. A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930. 2024. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25546433004110040P520745488767310110000-0002-4649-8882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-04T06:04:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-04T06:04:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
The anarchist vision of Maria Lacerda de Moura: interfaces between education, the catholic church and fascism in the 1930s
title A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
spellingShingle A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
Maurano, Tatiana Ranzani
História da educação
Maria Lacerda de Moura
Anarquismo
Igreja católica
Fascismo
History of education
Anarchism
Catholic church
Fascism
title_short A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
title_full A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
title_fullStr A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
title_full_unstemmed A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
title_sort A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930
author Maurano, Tatiana Ranzani
author_facet Maurano, Tatiana Ranzani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurano, Tatiana Ranzani
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Maria Lacerda de Moura
Anarquismo
Igreja católica
Fascismo
History of education
Anarchism
Catholic church
Fascism
topic História da educação
Maria Lacerda de Moura
Anarquismo
Igreja católica
Fascismo
History of education
Anarchism
Catholic church
Fascism
description O objetivo desta Tese em História da Educação, foi entender, segundo os escritos de Maria Lacerda de Moura, em seus livros publicados na década de 1930, quais os instrumentos e mecanismos utilizados por duas instituições, para manter o controle e a domesticação dos corpos e mentes. A primeira delas é a Igreja Católica (Clero), como representante de Deus na Terra, donos do código moral da sociedade, colocando a educação religiosa como única possibilidade de ensino para a salvação da população. A segunda são as instituições governamentais (Estado), na década de 1930, com seus governos autoritários, organizando e nacionalizando o país, dizendo trazer algo novo. Mas ambos têm como premissa a manutenção do Capital e, para isso, se utilizaram de diversos mecanismos de controle, na construção de uma sociedade sem equidade, que tolhe e controla a liberdade dos seres humanos. Dentro dessa lógica perversa de dominação, a educação é um dos principais instrumentos usados por essas instituições, segundo a autora. Os objetivos específicos dessa investigação foram analisar tais escritos, examinar o que Lacerda e outros anarquistas escreviam sobre educação na imprensa anarquista brasileira, na década de 1930, e compreender a concepção de Maria Lacerda de Moura sobre a importância da educação e do quanto a Igreja Católica e o fascismo a ela recorrem, como instrumento de manipulação do povo. Nada como um autodidata para compreender uma autodidata e, nesse sentido, a forma de pensar e questionar o status quo, de Maurício Tratenberg (2004), propiciou a compreensão exata sobre a metodologia da pesquisa. Conhecer a história de vida de Maria Lacerda de Moura, seus escritos e as pesquisas realizadas sobre seus diferentes temários foi crucial para se compreender a autora e verificar que não havia ainda investigações sobre sua obra, em relação à Educação, Igreja Católica e fascismo. Para compreender a concepção educacional, anticlerical, antifacista de Maria Lacerda de Moura sobre a educação e as interferências da Igreja Católica e do fascismo, na década de 1930, assim como de outros anarquistas sobre a educação, fez-se uma análise dos escritos de Maria Lacerda de Moura sobre educação, Igreja Católica e fascismo, na década de 1930, e o que outros anarquistas escreveram sobre educação, na imprensa anarquista brasileira, naquele período. Através dos livros de Maria Lacerda de Moura: Fascismo: filho dileto da Igreja e do Capital, Clero e fascismo: horda de embrutecedores! e Ferrer, o clero romano e a educação laica, e de alguns autores anarquistas que publicaram nos jornais A Lanterna – jornal de combate ao clericalismo e A Plebe – periódico libertário, procurou-se compreender a concepção anarquista sobre educação e a interferência da Igreja Católica e o fascismo, na década de 1930. Através das leituras análise e reflexão dos livros e jornais, pode-se entender essa tríade corruptora apresentada por Maria Lacerda de Moura e outros autores. Ao verificar que o clero e o fascismo não são os únicos responsáveis pelo “embotamento da forma de pensar”, a autora faz uma denúncia contra os intelectuais fascistas, chamando-os de “superelefantes” do fascismo, personagens de uma novela distópica de Han Ryner, autor de referência para ela. Além disso, outro termo muito empregado por ela era o “polvo clerical”, demonstrando dominação da religião católica sobre as instituições sociais. Pela análise dos jornais, pode-se constatar que é um termo utilizado por muitos autores anarquistas da época, como Xisto Leão, o qual se destaca pela concordância de ideias entre os autores. Mas Maria Lacerda de Moura também recebeu críticas de outros anarquistas, as quais são apresentadas, por se acreditar ser importante mostrar que o pensamento de Maria Lacerda de Moura não era uníssono.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03T14:13:06Z
2024-05-03T14:13:06Z
2024-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAURANO, Tatiana Ranzani. A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930. 2024. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255464
33004110040P5
2074548876731011
0000-0002-4649-8882
identifier_str_mv MAURANO, Tatiana Ranzani. A visão anarquista de Maria Lacerda de Moura: interfaces entre a educação, a igreja católica e o fascismo na década de 1930. 2024. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.
33004110040P5
2074548876731011
0000-0002-4649-8882
url https://hdl.handle.net/11449/255464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649510530875392