O ambiente de abrigamento de crianças vítimas de violência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97540 |
Resumo: | As instituições abrigo são ainda pouco conhecidas e pouco pesquisadas, e quase nenhuma ênfase é dada ao cuidado dispensado numa entidade abrigo em termos de compreender o que é proporcionar um ambiente de cuidado e de acolhimento suficientemente bom para a criança em desenvolvimento. O objetivo dessa pesquisa foi analisar o cuidado institucional dispensado às crianças de um abrigo de um município do interior do Paraná, a fim de compreender a capacidade do ambiente em suprir as necessidades da criança em risco social devido à violência. Para isso, selecionamos o autor Donald Winnicott, que, em suas formulações psicanalíticas, deu especial ênfase no papel da maternagem no desenvolvimento emocional de uma criança, principalmente nos primeiros meses de vida. A metodologia de pesquisa eleita foi o método de investigação psicanalítico dos fenômenos sociais para interpretação e compreensão dos dados levantados. Concluímos que, devido à sobrecarga de trabalho das cuidadoras e ao acúmulo de funções, muito ainda há de ser melhorado para que o ambiente de abrigamento deixe de ser uma casa de passagem que dispensa um cuidado com as questões físicas de higiene, hospedagem e alimentação, para que se torne um local de acolhimento de traumas emocionais, de problemas de aprendizagem e de estabelecimento de vínculos que possibilitem a maturação emocional. |
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O ambiente de abrigamento de crianças vítimas de violênciaCriançasViolenciaEnvironmentChild - ViolenceAs instituições abrigo são ainda pouco conhecidas e pouco pesquisadas, e quase nenhuma ênfase é dada ao cuidado dispensado numa entidade abrigo em termos de compreender o que é proporcionar um ambiente de cuidado e de acolhimento suficientemente bom para a criança em desenvolvimento. O objetivo dessa pesquisa foi analisar o cuidado institucional dispensado às crianças de um abrigo de um município do interior do Paraná, a fim de compreender a capacidade do ambiente em suprir as necessidades da criança em risco social devido à violência. Para isso, selecionamos o autor Donald Winnicott, que, em suas formulações psicanalíticas, deu especial ênfase no papel da maternagem no desenvolvimento emocional de uma criança, principalmente nos primeiros meses de vida. A metodologia de pesquisa eleita foi o método de investigação psicanalítico dos fenômenos sociais para interpretação e compreensão dos dados levantados. Concluímos que, devido à sobrecarga de trabalho das cuidadoras e ao acúmulo de funções, muito ainda há de ser melhorado para que o ambiente de abrigamento deixe de ser uma casa de passagem que dispensa um cuidado com as questões físicas de higiene, hospedagem e alimentação, para que se torne um local de acolhimento de traumas emocionais, de problemas de aprendizagem e de estabelecimento de vínculos que possibilitem a maturação emocional.The shelter institutions are still under-researched and little known and almost no emphasis is given to the care given under a shelter entity in terms of understanding what it is to provide an environment of care and good enough to host the developing child. The aim of this study was to analyze the institutional care dispensed to children under one shelter of a city of Paraná, in order to understand the environment's ability to accommodate the needs of children at social risk due to violence. To do this, was selected the author Donald Winnicott, who, in his psychoanalytic formulations, gave special emphasis on the role of mothering a child's emotional development, especially in the first months of life. The research methodology chosen was the psychoanalytic method of investigation of social phenomena for interpretation and understanding of the data collected. We conclude that due to the workload of caregivers and the accumulation of functions, there is still much to be improved so that the shelter environment is no longer a halfway house that needs a careful physical issues of hygiene, accommodation and food, to become a host site for emotional trauma, learning problems and to build bridges to allow for emotional maturity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Laíssa Muniz da [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f.application/pdfSILVA, Laíssa Muniz da. O ambiente de abrigamento de crianças vítimas de violência. 2011. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97540000675840silva_lm_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:44:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:02:59.937611Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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