História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821 |
Resumo: | A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismo |
id |
UOES_027dff5bdaedcb07788f437220b2ecdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/821 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São PauloHistory and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São PauloEnsino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-BrasileiraPrimary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismoThe black population in Brazil from the historical point of view has always been placed on the margins of society. The process of implementation of Law 10639/2003 and other laws make mandatory the teaching of History and Culture african-brazilian and african, as contents to be inserted in all disciplines of the school curriculum, as well as discussions related to education of ethno-racial relationship. This study aims to examine how the story developed and presented in african-brazilian Curriculum Course 6th to 9th grade History of the State of São Paulo, implemented from 2008. Is being performed a qualitative study which will involve documentary analysis of the Curriculum for teaching History from the 6th to 9th grades of elementary school official of the State of Sao Paulo published in 2009 by emphasizing issues: cultural diversity, appreciation, respect and racial prejudice. The analyses revealed that the Curriculum is not the current situation of Afro-Brazilian in our society, its importance in the construction of the Brazilian History and Culture and provides a consistent debate on cultural diversity, prejudice and racismUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Basílio, Valéria CristinaCPF:01511757809http://lattes.cnpq.br/3119552867413960Ponciano, Deize Denise2016-07-18T17:54:13Z2011-05-242011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:58Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo |
title |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo Ponciano, Deize Denise Ensino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileira Primary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo |
title_full |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo |
title_sort |
História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo |
author |
Ponciano, Deize Denise |
author_facet |
Ponciano, Deize Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebran, Raimunda Abou CPF:12107141835 http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Basílio, Valéria Cristina CPF:01511757809 http://lattes.cnpq.br/3119552867413960 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponciano, Deize Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileira Primary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileira Primary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismo |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-24 2011-04-14 2016-07-18T17:54:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821 |
identifier_str_mv |
PONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158666997760 |