História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Deize Denise
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821
Resumo: A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismo
id UOES_027dff5bdaedcb07788f437220b2ecdf
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/821
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São PauloHistory and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São PauloEnsino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-BrasileiraPrimary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismoThe black population in Brazil from the historical point of view has always been placed on the margins of society. The process of implementation of Law 10639/2003 and other laws make mandatory the teaching of History and Culture african-brazilian and african, as contents to be inserted in all disciplines of the school curriculum, as well as discussions related to education of ethno-racial relationship. This study aims to examine how the story developed and presented in african-brazilian Curriculum Course 6th to 9th grade History of the State of São Paulo, implemented from 2008. Is being performed a qualitative study which will involve documentary analysis of the Curriculum for teaching History from the 6th to 9th grades of elementary school official of the State of Sao Paulo published in 2009 by emphasizing issues: cultural diversity, appreciation, respect and racial prejudice. The analyses revealed that the Curriculum is not the current situation of Afro-Brazilian in our society, its importance in the construction of the Brazilian History and Culture and provides a consistent debate on cultural diversity, prejudice and racismUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Basílio, Valéria CristinaCPF:01511757809http://lattes.cnpq.br/3119552867413960Ponciano, Deize Denise2016-07-18T17:54:13Z2011-05-242011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:58Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo
title História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
spellingShingle História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
Ponciano, Deize Denise
Ensino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileira
Primary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
title_full História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
title_fullStr História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
title_sort História e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulo
author Ponciano, Deize Denise
author_facet Ponciano, Deize Denise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Basílio, Valéria Cristina
CPF:01511757809
http://lattes.cnpq.br/3119552867413960
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Deize Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileira
Primary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileira
Primary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-24
2011-04-14
2016-07-18T17:54:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821
identifier_str_mv PONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158666997760