Modelos de formação continuada em um município do noroeste paulista: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORTUNA, Mariza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1204
Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e à linha de pesquisa “Formação e Ação Profissional Docente e Práticas Educativas”, teve como objetivo identificar e analisar a criticidade e a atualização dos modelos de formação continuada ofertados em duas escolas de Ensino Fundamental dos Anos Finais da rede estadual de um município do noroeste paulista. O aporte teórico utilizado foi o histórico-cultural (bakhtiniano e vygotskyano), com foco nos conceitos dialéticos de identidade profissional, ação docente, formação docente e formação continuada; a abordagem foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com análise documental de partes da legislação brasileira sobre Educação Continuada, análise de materiais pedagógicos produzidos pela Diretoria Estadual de Ensino e a Proposta Político-Pedagógica das duas escolas estaduais envolvidas na pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três gestores de cada Unidade Escolar e dois docentes de cada escola, totalizando dez participantes da pesquisa. A análise dos dados coletados foi efetuada pela técnica da triangulação. Os dados obtidos apontaram que gestores e docentes não conseguem definir concepções epistemológicas que fomentem um trabalho docente autoavaliativo e crítico-reflexivo. Portanto, a falta de identificação dessas concepções faz com que os gestores não consigam planejar e organizar, de modo mais contributivo, os atuais modelos de formação continuada ofertados nas escolas referidas, o que acaba por não favorecer para uma formação crítica e autorreflexiva dos docentes. Assim, os resultados contribuíram para uma revisão crítica dos modelos institucionais de planejamento e realização das ações formativas nos processos de educação continuada de professores da Diretoria Estadual de Ensino do Município pesquisado.
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O aporte teórico utilizado foi o histórico-cultural (bakhtiniano e vygotskyano), com foco nos conceitos dialéticos de identidade profissional, ação docente, formação docente e formação continuada; a abordagem foi de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com análise documental de partes da legislação brasileira sobre Educação Continuada, análise de materiais pedagógicos produzidos pela Diretoria Estadual de Ensino e a Proposta Político-Pedagógica das duas escolas estaduais envolvidas na pesquisa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três gestores de cada Unidade Escolar e dois docentes de cada escola, totalizando dez participantes da pesquisa. A análise dos dados coletados foi efetuada pela técnica da triangulação. Os dados obtidos apontaram que gestores e docentes não conseguem definir concepções epistemológicas que fomentem um trabalho docente autoavaliativo e crítico-reflexivo. Portanto, a falta de identificação dessas concepções faz com que os gestores não consigam planejar e organizar, de modo mais contributivo, os atuais modelos de formação continuada ofertados nas escolas referidas, o que acaba por não favorecer para uma formação crítica e autorreflexiva dos docentes. Assim, os resultados contribuíram para uma revisão crítica dos modelos institucionais de planejamento e realização das ações formativas nos processos de educação continuada de professores da Diretoria Estadual de Ensino do Município pesquisado.The present research, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) and the research line "Training and Professional Teacher Action and Educational Practices", aimed to identify and analyze criticality and updating of the models of continuing education offered in two schools of Elementary School of the Final Years of the state network of a municipality of northwest São Paulo. The theoretical contribution was historical-cultural (Bakhtinian and Vygotskyan), focusing on the dialectical concepts of professional identity, teaching action, teacher training and continuing education; the qualitative approach was the case study, with documentary analysis of parts of the Brazilian legislation on Continuing Education, analysis of pedagogical materials produced by the State Board of Education, and the Political-Pedagogical Proposal of the two state schools involved in the research. Semi-structured interviews were conducted with three managers from each School Unit and two teachers from each school, totaling ten participants of the research. The analysis of the data collected was performed by the triangulation technique. The data obtained showed that managers and teachers can not define epistemological conceptions that foster a self-evaluating and critical-reflexive teaching work. Therefore, the lack of identification of these concepts makes it impossible for managers to plan and organize, in a more contributory way, the current models of continuing education offered in the mentioned schools, which does not favor a critical and self-reflexive formation of teachers. Thus, the results contributed to a critical review of the institutional models of planning and implementation of the training actions in the processes of continuing education of teachers of the State Board of Education of the Municipality surveyed.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoPerez, Maria de Lourdes Zizi Trevizanhttp://lattes.cnpq.br/2967248644893507Parisotto , Ana Luzia Videirahttp://lattes.cnpq.br/7961313550477392Francisco, Marcos Viniciushttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239FORTUNA, Mariza2019-11-04T12:42:10Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFORTUNA, Mariza. Modelos de formação continuada em um Município do Noroeste Paulista: um estudo de caso. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1204porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-11-05T03:00:14Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-11-05T03:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
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