Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Priscila Danielle Barbosa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/911
Resumo: O presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, realizada na linha de pesquisa Formação e prática do profissional do ensino. Teve-se por objetivos compreender as características do trabalho de formação continuada em serviço que promove o desenvolvimento profissional dos docentes a partir de uma escola que se preocupa com a organização das atividades de um trabalho dessa natureza. O foco dessa análise foi a atuação dos professores de Educação Física, sua participação, reações e aproveitamento das atividades desenvolvidas em formação continuada. O campo da pesquisa foi uma Escola Privada da cidade de Santa Fé do Sul SP, com os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionário com professores de Educação Física, entrevista com as gestoras da escola, análise documental dos planos de ensino da disciplina, materiais de estudo coletivo, projeto político pedagógico da escola e ainda observações in loco das sessões de formação contínua em serviço. Participaram da pesquisa os dois professores de Educação Física, a diretora pedagógica e as quatro coordenadoras atuantes na escola em 2013. A pesquisa tem por fundamento os trabalhos sobre Formação Contínua em serviço de Duarte, Hunger, Imbernón, Marin, Ribeiro e Tardif. Foram consultadas também as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física. Na análise de conteúdo utilizou-se a metodologia indicada por Laurence Bardin, que proporcionou organizar as informações em categorias. Dos dados obtidos pudemos constatar que as atividades de formação contínua e a regulamentação das sessões de estudo devem contar com as sugestões e participações dos docentes em conjunto na definição do cronograma e pauta; a formação contínua em serviço não deve ser realizada como suplência das lacunas da formação inicial, ela deve trabalhar as dimensões técnica, pedagógico-social e política contribuindo para a formação interativo-reflexiva dos profissionais de ensino; desenvolver cultura colaborativa e fazer com que os professores consigam avaliar a própria prática refletindo sobre ela.
id UOES_125a16ee338649a16de3d77c32378e01
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/911
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de casoContinuing formation in service of the teaching professionals: a case studyFormação Contínua em serviçoProfissional DocenteProfessor de Educação FísicaContinuing Formation in serviceProfessional TeacherPhysical Education TeacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, realizada na linha de pesquisa Formação e prática do profissional do ensino. Teve-se por objetivos compreender as características do trabalho de formação continuada em serviço que promove o desenvolvimento profissional dos docentes a partir de uma escola que se preocupa com a organização das atividades de um trabalho dessa natureza. O foco dessa análise foi a atuação dos professores de Educação Física, sua participação, reações e aproveitamento das atividades desenvolvidas em formação continuada. O campo da pesquisa foi uma Escola Privada da cidade de Santa Fé do Sul SP, com os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionário com professores de Educação Física, entrevista com as gestoras da escola, análise documental dos planos de ensino da disciplina, materiais de estudo coletivo, projeto político pedagógico da escola e ainda observações in loco das sessões de formação contínua em serviço. Participaram da pesquisa os dois professores de Educação Física, a diretora pedagógica e as quatro coordenadoras atuantes na escola em 2013. A pesquisa tem por fundamento os trabalhos sobre Formação Contínua em serviço de Duarte, Hunger, Imbernón, Marin, Ribeiro e Tardif. Foram consultadas também as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física. Na análise de conteúdo utilizou-se a metodologia indicada por Laurence Bardin, que proporcionou organizar as informações em categorias. Dos dados obtidos pudemos constatar que as atividades de formação contínua e a regulamentação das sessões de estudo devem contar com as sugestões e participações dos docentes em conjunto na definição do cronograma e pauta; a formação contínua em serviço não deve ser realizada como suplência das lacunas da formação inicial, ela deve trabalhar as dimensões técnica, pedagógico-social e política contribuindo para a formação interativo-reflexiva dos profissionais de ensino; desenvolver cultura colaborativa e fazer com que os professores consigam avaliar a própria prática refletindo sobre ela.This paper refers to a qualitative research linked to the Masters in Education from the Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente-SP, performed in the search line The Teacher Pedagogical Practice and Formation. The objectives were to understand the working features of continuing formation that promotes the teachers professional development starting with a school that cares about the practices organization of a work of this nature. The focus of this analysis was the performance of physical education teachers, their participation, reactions, and use of activities in continuing formation. The research field was a private school of a city called Santa Fé do Sul SP with the following procedures of data collection: questionnaire with physical education teachers, interview with the school managers, documental analysis of the course teaching plans, materials of the collective study, pedagogical and political project of the school and even remarks "in loco" of the sessions in service continuing formation. Two physical education teachers participated in the survey, the pedagogical director and the four active coordinators in the school in 2013.The research is based on the works of in services continuing formation of Duarte, Hunger, Imbernon, Marin, Ribeiro, and Tardif. The national curriculum guidelines of physical education were also consulted. In the content analysis were used the methodology indicated by Laurence Bardin, which provided to organize the information in categories. With the obtained data we could note that the practice of continuing formation and regulation of study sessions must rely on the suggestions and contributions of teachers together in defining the schedule and agenda, the continuing formation in service should not be held as substitutive formation gaps of initial formation; it must work the technical dimensions, pedagogical social and political dimensions contributing to the interactive and reflective formation of the professionals teaching; develop collaborative culture and make teachers able to evaluate their own practice, reflecting on it.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Lima, José Milton deCPF:00493460837http://lattes.cnpq.br/7758444123838079Dias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Almeida, Priscila Danielle Barbosa de2016-07-18T17:54:23Z2014-06-262014-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Priscila Danielle Barbosa de. Continuing formation in service of the teaching professionals: a case study. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:07Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
Continuing formation in service of the teaching professionals: a case study
title Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
spellingShingle Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
Almeida, Priscila Danielle Barbosa de
Formação Contínua em serviço
Profissional Docente
Professor de Educação Física
Continuing Formation in service
Professional Teacher
Physical Education Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
title_full Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
title_fullStr Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
title_full_unstemmed Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
title_sort Formação continuada em serviço de profissionais do ensino: Um estudo de caso
author Almeida, Priscila Danielle Barbosa de
author_facet Almeida, Priscila Danielle Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Lima, José Milton de
CPF:00493460837
http://lattes.cnpq.br/7758444123838079
Dias, Carmen Lúcia
CPF:01545785848
http://lattes.cnpq.br/5779371067985868
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Priscila Danielle Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Contínua em serviço
Profissional Docente
Professor de Educação Física
Continuing Formation in service
Professional Teacher
Physical Education Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação Contínua em serviço
Profissional Docente
Professor de Educação Física
Continuing Formation in service
Professional Teacher
Physical Education Teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP, realizada na linha de pesquisa Formação e prática do profissional do ensino. Teve-se por objetivos compreender as características do trabalho de formação continuada em serviço que promove o desenvolvimento profissional dos docentes a partir de uma escola que se preocupa com a organização das atividades de um trabalho dessa natureza. O foco dessa análise foi a atuação dos professores de Educação Física, sua participação, reações e aproveitamento das atividades desenvolvidas em formação continuada. O campo da pesquisa foi uma Escola Privada da cidade de Santa Fé do Sul SP, com os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionário com professores de Educação Física, entrevista com as gestoras da escola, análise documental dos planos de ensino da disciplina, materiais de estudo coletivo, projeto político pedagógico da escola e ainda observações in loco das sessões de formação contínua em serviço. Participaram da pesquisa os dois professores de Educação Física, a diretora pedagógica e as quatro coordenadoras atuantes na escola em 2013. A pesquisa tem por fundamento os trabalhos sobre Formação Contínua em serviço de Duarte, Hunger, Imbernón, Marin, Ribeiro e Tardif. Foram consultadas também as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física. Na análise de conteúdo utilizou-se a metodologia indicada por Laurence Bardin, que proporcionou organizar as informações em categorias. Dos dados obtidos pudemos constatar que as atividades de formação contínua e a regulamentação das sessões de estudo devem contar com as sugestões e participações dos docentes em conjunto na definição do cronograma e pauta; a formação contínua em serviço não deve ser realizada como suplência das lacunas da formação inicial, ela deve trabalhar as dimensões técnica, pedagógico-social e política contribuindo para a formação interativo-reflexiva dos profissionais de ensino; desenvolver cultura colaborativa e fazer com que os professores consigam avaliar a própria prática refletindo sobre ela.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
2014-04-26
2016-07-18T17:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Priscila Danielle Barbosa de. Continuing formation in service of the teaching professionals: a case study. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/911
identifier_str_mv ALMEIDA, Priscila Danielle Barbosa de. Continuing formation in service of the teaching professionals: a case study. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159424069632