O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Desireé Lorane Negrão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/897
Resumo: A pesquisa, intitulada O Uso da Teoria da Intertextualidade no Livro Didático para O Ensino da Leitura , objetivou, de modo geral, identificar e analisar os usos da teoria citada nos modos de ensino e aprendizagem da leitura, propostos pelo Livro Didático da Educação Fundamental (Ciclo II, 6º ano). A metodologia envolveu estudos bibliográficos sobre a teoria intertextual do Texto e da Leitura (Bakhtin,1979, Kristeva, 1969 e outros teóricos) em uma pesquisa qualitativa, que se pautou na Análise Documental (Ludke & André, 1986; Gatti, 2005 e Gonsalves, 2005). Foi utilizado, como objeto de análise, um livro didático, selecionado pela pesquisadora. Justificou-se o presente estudo, pois, apesar de já existirem inúmeras pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura, há necessidade, ainda, de se avaliar a qualidade dos livros didáticos mais recentes (dos últimos cinco anos) adotados pelas escolas públicas da Educação Fundamental, pelo fato de que estes livros vêm utilizando, com frequência, a teoria da Intertextualidade para elaboração das sequências didáticas sobre leitura. Como resultados obtidos, confirmou-se a hipótese inicial de que, apesar do aproveitamento atual da teoria da Intertextualidade pelos autores de livros didáticos, as atividades propostas por eles não condizem com os pressupostos teóricos anunciados, não levando, assim, à formação crítica do leitor.
id UOES_1618610ad2f5b52cb235df014207de9e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/897
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leituraThe use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of readingEnsino e Aprendizagem da LeituraLeitura e Livro DidáticoUsos Didáticos da Teoria da IntertextualidadeLearning and Teaching ReadingReading TextbookInstructional Uses of Intertextuality Theory.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa, intitulada O Uso da Teoria da Intertextualidade no Livro Didático para O Ensino da Leitura , objetivou, de modo geral, identificar e analisar os usos da teoria citada nos modos de ensino e aprendizagem da leitura, propostos pelo Livro Didático da Educação Fundamental (Ciclo II, 6º ano). A metodologia envolveu estudos bibliográficos sobre a teoria intertextual do Texto e da Leitura (Bakhtin,1979, Kristeva, 1969 e outros teóricos) em uma pesquisa qualitativa, que se pautou na Análise Documental (Ludke & André, 1986; Gatti, 2005 e Gonsalves, 2005). Foi utilizado, como objeto de análise, um livro didático, selecionado pela pesquisadora. Justificou-se o presente estudo, pois, apesar de já existirem inúmeras pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura, há necessidade, ainda, de se avaliar a qualidade dos livros didáticos mais recentes (dos últimos cinco anos) adotados pelas escolas públicas da Educação Fundamental, pelo fato de que estes livros vêm utilizando, com frequência, a teoria da Intertextualidade para elaboração das sequências didáticas sobre leitura. Como resultados obtidos, confirmou-se a hipótese inicial de que, apesar do aproveitamento atual da teoria da Intertextualidade pelos autores de livros didáticos, as atividades propostas por eles não condizem com os pressupostos teóricos anunciados, não levando, assim, à formação crítica do leitor.The name search "The Use of the Theory of Intertextuality in Textbook for Teaching Reading", aimed, in general, to identify and analyze the uses of the theory mentioned in the modes of teaching and learning of reading proposed by the Education Textbook key (Cycle II, 6th year). The methodology involved bibliographical studies on the theory of intertextual Text and Reading (Bakhtin, 1979, Kristeva, 1969 and other theorists) in a qualitative study, which was based on Document Analysis (Ludke & André 1986; Gatti, 2005, and Gonsalves, 2005). Was used as the object of analysis, a textbook, selected by the researcher. Justified the present study because, although there are already many researches on the processes of teaching and learning of reading, there is a need also to evaluate the quality of the textbooks most recent (last five years) adopted by public schools of Elementary Education, by the fact that these books have been using often the theory of intertextuality for preparation of didactic sequences on reading. The results obtained, confirmed the initial hypothesis that, despite the current use of the theory of intertextuality by textbook authors, the activities proposed for them are not consistent with the theoretical announced, not leading thus to the formation of the critical reader.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoPerez, Maria de Lourdes Zizi TrevizanCPF:01760320889http://lattes.cnpq.br/2967248644893507Souza, Renata Junqueira deCPF:06648438835http://lattes.cnpq.br/9778200016779533Annibal, Sérgio FabianoCPF:26783367860http://lattes.cnpq.br/9747306063454703Sampaio, Desireé Lorane Negrão2016-07-18T17:54:21Z2014-03-072013-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Desireé Lorane Negrão. The use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of reading. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:00Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/897Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
The use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of reading
title O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
spellingShingle O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
Sampaio, Desireé Lorane Negrão
Ensino e Aprendizagem da Leitura
Leitura e Livro Didático
Usos Didáticos da Teoria da Intertextualidade
Learning and Teaching Reading
Reading Textbook
Instructional Uses of Intertextuality Theory.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
title_full O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
title_fullStr O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
title_full_unstemmed O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
title_sort O uso da teoria da intertextualidade no livro didático para o ensino da leitura
author Sampaio, Desireé Lorane Negrão
author_facet Sampaio, Desireé Lorane Negrão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
CPF:01760320889
http://lattes.cnpq.br/2967248644893507
Souza, Renata Junqueira de
CPF:06648438835
http://lattes.cnpq.br/9778200016779533
Annibal, Sérgio Fabiano
CPF:26783367860
http://lattes.cnpq.br/9747306063454703
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Desireé Lorane Negrão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem da Leitura
Leitura e Livro Didático
Usos Didáticos da Teoria da Intertextualidade
Learning and Teaching Reading
Reading Textbook
Instructional Uses of Intertextuality Theory.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino e Aprendizagem da Leitura
Leitura e Livro Didático
Usos Didáticos da Teoria da Intertextualidade
Learning and Teaching Reading
Reading Textbook
Instructional Uses of Intertextuality Theory.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa, intitulada O Uso da Teoria da Intertextualidade no Livro Didático para O Ensino da Leitura , objetivou, de modo geral, identificar e analisar os usos da teoria citada nos modos de ensino e aprendizagem da leitura, propostos pelo Livro Didático da Educação Fundamental (Ciclo II, 6º ano). A metodologia envolveu estudos bibliográficos sobre a teoria intertextual do Texto e da Leitura (Bakhtin,1979, Kristeva, 1969 e outros teóricos) em uma pesquisa qualitativa, que se pautou na Análise Documental (Ludke & André, 1986; Gatti, 2005 e Gonsalves, 2005). Foi utilizado, como objeto de análise, um livro didático, selecionado pela pesquisadora. Justificou-se o presente estudo, pois, apesar de já existirem inúmeras pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura, há necessidade, ainda, de se avaliar a qualidade dos livros didáticos mais recentes (dos últimos cinco anos) adotados pelas escolas públicas da Educação Fundamental, pelo fato de que estes livros vêm utilizando, com frequência, a teoria da Intertextualidade para elaboração das sequências didáticas sobre leitura. Como resultados obtidos, confirmou-se a hipótese inicial de que, apesar do aproveitamento atual da teoria da Intertextualidade pelos autores de livros didáticos, as atividades propostas por eles não condizem com os pressupostos teóricos anunciados, não levando, assim, à formação crítica do leitor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-03
2014-03-07
2016-07-18T17:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Desireé Lorane Negrão. The use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of reading. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/897
identifier_str_mv SAMPAIO, Desireé Lorane Negrão. The use of the theory of intertextuality in the textbook for the teaching of reading. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159384223744