A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Fabiana Bueno Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/828
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi analisar a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática de cinco Escolas Estaduais do Ensino Fundamental de ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio-SP, implantadas a essa modalidade de ensino a partir do ano de 2005. A pesquisa partiu do questionamento de que os professores do ensino fundamental, não utilizam as Salas de Ambiente de Informática com seus alunos ou pouco utilizam. E, quando as utilizam não integram os recursos disponibilizados pelo computador com a sua proposta de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, os dados foram levantados mediante a observação sistemática do local estudado, de questionários aplicados com 49 professores, entrevistas com 53 alunos, análise dos Projetos Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino das cinco unidades escolares participantes da pesquisa. Dos dados coletados, emergiram três categorias: A Sala de Ambiente de Informática na visão dos professores; A Sala de Ambiente de Informática na visão dos alunos e a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática. Encontramos duas realidades: escolas que apresentam atividades pedagógicas realizadas com os recursos disponibilizados da Sala de Ambiente de Informática e escolas que ignoram as potencialidades do computador como recurso pedagógico.
id UOES_2006fe8a066fecc1b316765543e90fa6
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/828
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SPThe pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SPInformática na EducaçãoInformática - Utilização Pedagógica - Escola PúblicaComputer science in EducationComputer sciencePedagogical usePublic schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo geral deste trabalho foi analisar a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática de cinco Escolas Estaduais do Ensino Fundamental de ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio-SP, implantadas a essa modalidade de ensino a partir do ano de 2005. A pesquisa partiu do questionamento de que os professores do ensino fundamental, não utilizam as Salas de Ambiente de Informática com seus alunos ou pouco utilizam. E, quando as utilizam não integram os recursos disponibilizados pelo computador com a sua proposta de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, os dados foram levantados mediante a observação sistemática do local estudado, de questionários aplicados com 49 professores, entrevistas com 53 alunos, análise dos Projetos Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino das cinco unidades escolares participantes da pesquisa. Dos dados coletados, emergiram três categorias: A Sala de Ambiente de Informática na visão dos professores; A Sala de Ambiente de Informática na visão dos alunos e a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática. Encontramos duas realidades: escolas que apresentam atividades pedagógicas realizadas com os recursos disponibilizados da Sala de Ambiente de Informática e escolas que ignoram as potencialidades do computador como recurso pedagógico.This paper tries to analyze the pedagogical use of computer labs in five units of public school (from elementary to junior high school) related to Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP , those rooms were established since 2005. The research started from the inquiry that teachers of elementary level did not use the computer labs properly to teach their students, or almost did not use those places. Some of the teachers could not make a suitable link between computer sources and their educational curriculum. The methodology used was the case study, a qualitative and quantitative approach, the data came from questionnaires presented for 49 teachers, interviews with 53 students, and the analysis of the educational curriculum of the five schools involved in this research. From the data we could realize three categories: the computer labs under the teacher s point of view; the computer labs under the student s point of view, and the activities are prepared according to the computer labs purposes, and schools where these places are completely ignored.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Wiezzel, Andréia Cristiane SilvaCPF:16452728857http://lattes.cnpq.br/9140007564247346Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Mantovani, Fabiana Bueno Gomes2016-07-18T17:54:14Z2011-08-022011-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANTOVANI, Fabiana Bueno Gomes. The pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:03:01Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
The pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
title A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
spellingShingle A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
Mantovani, Fabiana Bueno Gomes
Informática na Educação
Informática - Utilização Pedagógica - Escola Pública
Computer science in Education
Computer science
Pedagogical use
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
title_full A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
title_fullStr A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
title_full_unstemmed A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
title_sort A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
author Mantovani, Fabiana Bueno Gomes
author_facet Mantovani, Fabiana Bueno Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Wiezzel, Andréia Cristiane Silva
CPF:16452728857
http://lattes.cnpq.br/9140007564247346
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani, Fabiana Bueno Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na Educação
Informática - Utilização Pedagógica - Escola Pública
Computer science in Education
Computer science
Pedagogical use
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Informática na Educação
Informática - Utilização Pedagógica - Escola Pública
Computer science in Education
Computer science
Pedagogical use
Public school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo geral deste trabalho foi analisar a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática de cinco Escolas Estaduais do Ensino Fundamental de ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio-SP, implantadas a essa modalidade de ensino a partir do ano de 2005. A pesquisa partiu do questionamento de que os professores do ensino fundamental, não utilizam as Salas de Ambiente de Informática com seus alunos ou pouco utilizam. E, quando as utilizam não integram os recursos disponibilizados pelo computador com a sua proposta de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, os dados foram levantados mediante a observação sistemática do local estudado, de questionários aplicados com 49 professores, entrevistas com 53 alunos, análise dos Projetos Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino das cinco unidades escolares participantes da pesquisa. Dos dados coletados, emergiram três categorias: A Sala de Ambiente de Informática na visão dos professores; A Sala de Ambiente de Informática na visão dos alunos e a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática. Encontramos duas realidades: escolas que apresentam atividades pedagógicas realizadas com os recursos disponibilizados da Sala de Ambiente de Informática e escolas que ignoram as potencialidades do computador como recurso pedagógico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-02
2011-06-21
2016-07-18T17:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANTOVANI, Fabiana Bueno Gomes. The pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/828
identifier_str_mv MANTOVANI, Fabiana Bueno Gomes. The pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159191285760