O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Adriano Aparecido do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1262
Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, especificamente à linha de pesquisa Formação e ação profissional docente e práticas educativas. A relação do Ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a implicância da formação do docente na sua prática no ensino da disciplina é uma das premissas deste estudo. O objetivo principal consistiu em analisar o processo de formação do docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como se configura a sua ação pedagógica ao trabalhar os conceitos básicos de Geografia nesse nível de ensino. Para tanto, foi selecionada uma Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade de pequeno porte do interior paulista. O processo investigativo analisou também a importância do ensino da disciplina na formação do aluno. Os objetivos específicos permitiram traçar o perfil profissional e pessoal dos docentes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais as propostas pedagógicas de formação docente para a metodologia de Ensino de Geografia, por meio de pesquisa nos documentos oficiais de política de formação docente; analisar quais as concepções dos docentes pesquisados sobre o Ensino de Geografia; e, com a utilização dos instrumentos de pesquisa (questionários e observação de regência), analisar a formação docente e sua relação com o processo de ensino da disciplina, observando como sua formação é refletida em sua ação, mediante a análise dos seguintes quesitos: abordagem do conteúdo, utilização de procedimentos e recursos inovadores, interações na sala de aula e práticas avaliativas utilizadas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Foram utilizados os seguintes procedimentos na pesquisa: aplicação de questionário, com questões fechadas e abertas, análise documental (Legislação e Orientações Curriculares) e observações em sala de aula. Para a análise dos dados coletados recorreu-se à técnica de Bardin (2010), com a devida triangulação metodológica aplicada aos dados (compreensão, interpretação e dialetização). Evidenciou-se que a formação e a ação docente caminham juntamente nesse processo e que a formação inicial é insuficiente para uma prática de ensino efetiva para o Ensino de Geografia, demonstrando que a ação docente é permeada muito mais pelo senso de responsabilidade própria do docente do que pela formação inicial recebida, reiterando a necessidade do investimento em formação continuada, o que leva o docente a entender que o processo de formação é contínuo e diversos são os sujeitos que compõem esse processo, cabendo a ele agir com responsabilidade e em conjunto com todos os indivíduos que formam a comunidade escolar para uma prática eficiente no Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
id UOES_21f44fc13a80706e0be5f1843fe11e07
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1262
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino FundamentalThe Teaching of Geography in the process of training and action of teachers of the Early Years of Elementary SchoolAnos Iniciais do Ensino FundamentalEnsino de GeografiaFormação DocenteAção DocenteGeography teachingTeacher TrainingTeacher ActionEarly Years of Elementary SchoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, especificamente à linha de pesquisa Formação e ação profissional docente e práticas educativas. A relação do Ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a implicância da formação do docente na sua prática no ensino da disciplina é uma das premissas deste estudo. O objetivo principal consistiu em analisar o processo de formação do docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como se configura a sua ação pedagógica ao trabalhar os conceitos básicos de Geografia nesse nível de ensino. Para tanto, foi selecionada uma Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade de pequeno porte do interior paulista. O processo investigativo analisou também a importância do ensino da disciplina na formação do aluno. Os objetivos específicos permitiram traçar o perfil profissional e pessoal dos docentes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais as propostas pedagógicas de formação docente para a metodologia de Ensino de Geografia, por meio de pesquisa nos documentos oficiais de política de formação docente; analisar quais as concepções dos docentes pesquisados sobre o Ensino de Geografia; e, com a utilização dos instrumentos de pesquisa (questionários e observação de regência), analisar a formação docente e sua relação com o processo de ensino da disciplina, observando como sua formação é refletida em sua ação, mediante a análise dos seguintes quesitos: abordagem do conteúdo, utilização de procedimentos e recursos inovadores, interações na sala de aula e práticas avaliativas utilizadas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Foram utilizados os seguintes procedimentos na pesquisa: aplicação de questionário, com questões fechadas e abertas, análise documental (Legislação e Orientações Curriculares) e observações em sala de aula. Para a análise dos dados coletados recorreu-se à técnica de Bardin (2010), com a devida triangulação metodológica aplicada aos dados (compreensão, interpretação e dialetização). Evidenciou-se que a formação e a ação docente caminham juntamente nesse processo e que a formação inicial é insuficiente para uma prática de ensino efetiva para o Ensino de Geografia, demonstrando que a ação docente é permeada muito mais pelo senso de responsabilidade própria do docente do que pela formação inicial recebida, reiterando a necessidade do investimento em formação continuada, o que leva o docente a entender que o processo de formação é contínuo e diversos são os sujeitos que compõem esse processo, cabendo a ele agir com responsabilidade e em conjunto com todos os indivíduos que formam a comunidade escolar para uma prática eficiente no Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.This research is linked to the Graduate Program in Education of Unoeste, specifically to the research line Training and teaching professional action and educational practices. The relationship between geography teaching in the early years of elementary school and the implication of teacher education in their practice in the teaching of the discipline is one of the premises of this study. The main objective was to analyze the teacher's training process of the Early Years of Elementary School and how their pedagogical action is configured by working on the basic concepts of Geography at this level of education. To this end, a School of the Early Years of Elementary School of a small city in the interior of São Paulo was selected. The investigative process also analyzed the importance of teaching the discipline in the student's education. The specific objectives allowed to trace the professional and personal profile of teachers working in the Early Years of Elementary School; identify which pedagogical proposals of teacher education for the geography teaching methodology, through research in the official documents of teacher education policy; to analyze the conceptions of the teachers surveyed about geography teaching; and, with the use of research instruments (questionnaires and conducting observation), analyze teacher education and its relationship with the teaching process of the discipline, observing how its training is reflected in its action, through the analysis of the following requirements: content approach, use of innovative procedures and resources, interactions in the classroom and evaluation practices used. The research is characterized as qualitative, configuring itself as a case study. The following procedures were used in the research: questionnaire application, with closed and open questions, documentary analysis (Legislation and Curriculum Guidelines) and observations in the classroom. For the analysis of the collected data, the Bardin technique (2010) was used, with the proper methodological triangulation applied to the data (comprehension, interpretation and dialectization). It was evidenced that teacher training and action go hand in hand in this process and that initial training is insufficient for an effective teaching practice for geography teaching, demonstrating that the teaching action is permeated much more by the teacher's sense of own responsibility than by the initial training received, reiterating the need for investment in continuing education, which leads the teacher to understand that the training process is continuous and is diverse subjects who are the subjects that they compose this process, and it is up to him to act responsibly and together with all the individuals who form the school community for an efficient practice in the Teaching of Geography in the Early Years of Elementary School.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda Abouhttps://orcid.org/0000-0002-8050-4932http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Dias, Carmen Lúciahttps://orcid.org/0000-0002-6521-8209http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Marin, Fátima Aparecida Dias Gomeshttp://lattes.cnpq.br/2093765979850981NASCIMENTO, Adriano Aparecido do2020-06-25T15:04:26Z2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Adriano Aparecido do. O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1262porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-06-26T04:00:14Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-06-26T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
The Teaching of Geography in the process of training and action of teachers of the Early Years of Elementary School
title O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
NASCIMENTO, Adriano Aparecido do
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ensino de Geografia
Formação Docente
Ação Docente
Geography teaching
Teacher Training
Teacher Action
Early Years of Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author NASCIMENTO, Adriano Aparecido do
author_facet NASCIMENTO, Adriano Aparecido do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
https://orcid.org/0000-0002-8050-4932
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Dias, Carmen Lúcia
https://orcid.org/0000-0002-6521-8209
http://lattes.cnpq.br/5779371067985868
Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
http://lattes.cnpq.br/2093765979850981
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Adriano Aparecido do
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ensino de Geografia
Formação Docente
Ação Docente
Geography teaching
Teacher Training
Teacher Action
Early Years of Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ensino de Geografia
Formação Docente
Ação Docente
Geography teaching
Teacher Training
Teacher Action
Early Years of Elementary School
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste, especificamente à linha de pesquisa Formação e ação profissional docente e práticas educativas. A relação do Ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a implicância da formação do docente na sua prática no ensino da disciplina é uma das premissas deste estudo. O objetivo principal consistiu em analisar o processo de formação do docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como se configura a sua ação pedagógica ao trabalhar os conceitos básicos de Geografia nesse nível de ensino. Para tanto, foi selecionada uma Escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade de pequeno porte do interior paulista. O processo investigativo analisou também a importância do ensino da disciplina na formação do aluno. Os objetivos específicos permitiram traçar o perfil profissional e pessoal dos docentes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar quais as propostas pedagógicas de formação docente para a metodologia de Ensino de Geografia, por meio de pesquisa nos documentos oficiais de política de formação docente; analisar quais as concepções dos docentes pesquisados sobre o Ensino de Geografia; e, com a utilização dos instrumentos de pesquisa (questionários e observação de regência), analisar a formação docente e sua relação com o processo de ensino da disciplina, observando como sua formação é refletida em sua ação, mediante a análise dos seguintes quesitos: abordagem do conteúdo, utilização de procedimentos e recursos inovadores, interações na sala de aula e práticas avaliativas utilizadas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Foram utilizados os seguintes procedimentos na pesquisa: aplicação de questionário, com questões fechadas e abertas, análise documental (Legislação e Orientações Curriculares) e observações em sala de aula. Para a análise dos dados coletados recorreu-se à técnica de Bardin (2010), com a devida triangulação metodológica aplicada aos dados (compreensão, interpretação e dialetização). Evidenciou-se que a formação e a ação docente caminham juntamente nesse processo e que a formação inicial é insuficiente para uma prática de ensino efetiva para o Ensino de Geografia, demonstrando que a ação docente é permeada muito mais pelo senso de responsabilidade própria do docente do que pela formação inicial recebida, reiterando a necessidade do investimento em formação continuada, o que leva o docente a entender que o processo de formação é contínuo e diversos são os sujeitos que compõem esse processo, cabendo a ele agir com responsabilidade e em conjunto com todos os indivíduos que formam a comunidade escolar para uma prática eficiente no Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25T15:04:26Z
2020-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Adriano Aparecido do. O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1262
identifier_str_mv NASCIMENTO, Adriano Aparecido do. O Ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100161936457728