O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aléx Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/859
Resumo: A presente dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. O blog ganha importância no cenário educacional aprimorando o conhecimento e apresentando-se como um recurso facilitador/mediador da aprendizagem pelo fato de possuir fatores que lhe são específicos como: dispensar o conhecimento da linguagem de programação; permitir a hospedagem gratuita em alguns sites; possuir grande capacidade de interação entre visitantes e quem administra o blog. Valendo-se da importância educacional do blog, um programa proposto e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, intitulado Peas Juventude (Programa Educacional de Atenção ao Jovem) utiliza-se de um conjunto de blogs para divulgar suas ações, no qual cada instituição estadual de ensino apresenta e organiza seu blog, ao integrar o projeto. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, cujo objetivo foi analisar o blog do Projeto Peas Juventude, no âmbito de uma das instituições da rede estadual de ensino de Minas Gerais, compreendendo, dessa forma, a dinâmica dos blogs como espaços de socialização de ideias, além de sistematizar as atividades desenvolvidas no projeto e divulgadas no referido blog. Utilizou-se, também, para a coleta de dados, questionários, aplicados aos participantes, e uma entrevista semiestruturada realizada com o coordenador. Os dados obtidos permitiram concluir que o blog, de fato, tem se revelado uma importante mídia promotora de informação, comunicação, integração e capacitação, sendo reconhecido por professores e alunos como meio de promover conhecimento e interação entre os envolvidos, com possibilidades promissoras no processo ensino-aprendizagem
id UOES_5175317c18892099b79ad1a0ab2a55f8
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/859
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS JuventudeThe use of blog in the field of education: a survey into the Educational Program to Provide Care for Youth - PEAS JuventudeBlogProjeto Peas JuventudeJovensBlogPeas Juventude ProjectYouthCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. O blog ganha importância no cenário educacional aprimorando o conhecimento e apresentando-se como um recurso facilitador/mediador da aprendizagem pelo fato de possuir fatores que lhe são específicos como: dispensar o conhecimento da linguagem de programação; permitir a hospedagem gratuita em alguns sites; possuir grande capacidade de interação entre visitantes e quem administra o blog. Valendo-se da importância educacional do blog, um programa proposto e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, intitulado Peas Juventude (Programa Educacional de Atenção ao Jovem) utiliza-se de um conjunto de blogs para divulgar suas ações, no qual cada instituição estadual de ensino apresenta e organiza seu blog, ao integrar o projeto. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, cujo objetivo foi analisar o blog do Projeto Peas Juventude, no âmbito de uma das instituições da rede estadual de ensino de Minas Gerais, compreendendo, dessa forma, a dinâmica dos blogs como espaços de socialização de ideias, além de sistematizar as atividades desenvolvidas no projeto e divulgadas no referido blog. Utilizou-se, também, para a coleta de dados, questionários, aplicados aos participantes, e uma entrevista semiestruturada realizada com o coordenador. Os dados obtidos permitiram concluir que o blog, de fato, tem se revelado uma importante mídia promotora de informação, comunicação, integração e capacitação, sendo reconhecido por professores e alunos como meio de promover conhecimento e interação entre os envolvidos, com possibilidades promissoras no processo ensino-aprendizagemThis dissertation resulted from a research developed in the Master s Program in Education at Universidade do Oeste Paulista, in the research area of Teachers Background Development and Pedagogical Practice. The blog has become relevant in the educational scenario since it furthers improvement of knowledge and is a facilitating/mediating learning resource due to the fact that it includes specific factors such as: it does not need the skill of programming language; it allows the free hosting of some sites; it has great interacting capacity concerning visitors and the person who manages it. Availing itself of its educational importance, a program proposed and coordinated by the Board of Education of Minas Gerais State, called Peas Juventude (Educational Program for Providing Care for Youth) avails itself of some blogs to make its actions public, in which each state teaching institution presents and organizes its own blog when it integrates itself into the project. The research was based on a qualitative approach showing a case study in which one aims at analyzing the Peas Juventude within one of the state teaching institutions of Minas Gerais State, thus including the dynamics of blogs as spaces for sharing ideas within society, besides systematizing the activities developed in the project and made public in the blog at issue. To collect data one also used questionnaires filled in by those participating in it and semi-structured interviews held with its coordinator Such data allowed us to conclude that the blog has indeed become an important media reporting information, communication, integration, and empowerment, earning recognition on the part of teachers and students as a means used to share knowledge and to foster interaction among those involved with it, with promising prospects for the teaching-learning processUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Bertoletti, Estela Natalina MantovaniCPF:04516897636http://lattes.cnpq.br/6635594534694580Silva, Aléx Gomes da2016-07-18T17:54:17Z2012-09-112012-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Aléx Gomes da. The use of blog in the field of education: a survey into the Educational Program to Provide Care for Youth - PEAS Juventude. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:03:04Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:03:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
The use of blog in the field of education: a survey into the Educational Program to Provide Care for Youth - PEAS Juventude
title O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
spellingShingle O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
Silva, Aléx Gomes da
Blog
Projeto Peas Juventude
Jovens
Blog
Peas Juventude Project
Youth
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
title_full O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
title_fullStr O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
title_full_unstemmed O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
title_sort O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude
author Silva, Aléx Gomes da
author_facet Silva, Aléx Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Bertoletti, Estela Natalina Mantovani
CPF:04516897636
http://lattes.cnpq.br/6635594534694580
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aléx Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Projeto Peas Juventude
Jovens
Blog
Peas Juventude Project
Youth
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Blog
Projeto Peas Juventude
Jovens
Blog
Peas Juventude Project
Youth
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. O blog ganha importância no cenário educacional aprimorando o conhecimento e apresentando-se como um recurso facilitador/mediador da aprendizagem pelo fato de possuir fatores que lhe são específicos como: dispensar o conhecimento da linguagem de programação; permitir a hospedagem gratuita em alguns sites; possuir grande capacidade de interação entre visitantes e quem administra o blog. Valendo-se da importância educacional do blog, um programa proposto e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, intitulado Peas Juventude (Programa Educacional de Atenção ao Jovem) utiliza-se de um conjunto de blogs para divulgar suas ações, no qual cada instituição estadual de ensino apresenta e organiza seu blog, ao integrar o projeto. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, cujo objetivo foi analisar o blog do Projeto Peas Juventude, no âmbito de uma das instituições da rede estadual de ensino de Minas Gerais, compreendendo, dessa forma, a dinâmica dos blogs como espaços de socialização de ideias, além de sistematizar as atividades desenvolvidas no projeto e divulgadas no referido blog. Utilizou-se, também, para a coleta de dados, questionários, aplicados aos participantes, e uma entrevista semiestruturada realizada com o coordenador. Os dados obtidos permitiram concluir que o blog, de fato, tem se revelado uma importante mídia promotora de informação, comunicação, integração e capacitação, sendo reconhecido por professores e alunos como meio de promover conhecimento e interação entre os envolvidos, com possibilidades promissoras no processo ensino-aprendizagem
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
2012-04-25
2016-07-18T17:54:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Aléx Gomes da. The use of blog in the field of education: a survey into the Educational Program to Provide Care for Youth - PEAS Juventude. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/859
identifier_str_mv SILVA, Aléx Gomes da. The use of blog in the field of education: a survey into the Educational Program to Provide Care for Youth - PEAS Juventude. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159276220416