A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920 |
Resumo: | A pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização. |
id |
UOES_5dd8b8cf029b817f97c2cdc86eb56c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/920 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário DiocesanoThe management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesanGestão da EducaçãoFormação de PresbíterosSeminário DiocesanoCurrículoManagement of the EducationFormation of MinistersSeminary Diocesan and ResumeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização.The research had the intention to verify the occurred changes in the formation of the seminaristas, candidates to the priesthood catholic, in a seminary diocesan, through the verification of the occurred changes after Vatican Concílio II (1962-1965), that served of inspiration for a renewed presence in the society. For the reason it analyzed the proposal curricular and the changes suffered during the time to evidence its adequacy to the requirements of efficient the presbiteral formation. The institutions adjusted for this work of formation are the seminaries. The initial formation of the candidate to the priesthood passes for the Lesser Seminary, where it develop the studies of Ensino Médio and Propedêutico. The used methodology was quali-quantitative. The results collected through: questionnaires and interviews had favored the critical analysis theoretician-reflexive on the subject. The quantitative data had been transformed into tables to facilitate to the reading and interpretation of the data. The gotten results had indicated, that the changes must occur whenever to become necessary, so that the process teach-learning is more efficient and the preparation of the seminarista for the future sacerdotal exercise. In the reality of the evolution of the sacerdotal formation was emerged the proposal of renewal of the formative method given by the Vatican II. This formative method aims at a formation as form of inserted seminary in the everyday reality that answers to the requirement to form a priest, communion man . The aim of this work is to form priests who live and that form the people of God for the culture of the communion, the allotment, social justice. The aim of this work is to form the discovery of the joy of living the communion as an accomplishment way.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoFerri, Lúcia Maria Gomes CorreaCPF:72686634804http://lattes.cnpq.br/0782110237768691Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Reis, Cláudio Edward dosCPF:06305716890http://lattes.cnpq.br/0452490121292795Montovani, Dirceu2016-07-18T17:54:24Z2007-09-242007-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:45Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan |
title |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano |
spellingShingle |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano Montovani, Dirceu Gestão da Educação Formação de Presbíteros Seminário Diocesano Currículo Management of the Education Formation of Ministers Seminary Diocesan and Resume CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano |
title_full |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano |
title_fullStr |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano |
title_full_unstemmed |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano |
title_sort |
A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano |
author |
Montovani, Dirceu |
author_facet |
Montovani, Dirceu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa CPF:72686634804 http://lattes.cnpq.br/0782110237768691 Barros, Helena Faria de CPF:14746921849 http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 Reis, Cláudio Edward dos CPF:06305716890 http://lattes.cnpq.br/0452490121292795 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montovani, Dirceu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Educação Formação de Presbíteros Seminário Diocesano Currículo Management of the Education Formation of Ministers Seminary Diocesan and Resume CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão da Educação Formação de Presbíteros Seminário Diocesano Currículo Management of the Education Formation of Ministers Seminary Diocesan and Resume CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-24 2007-04-25 2016-07-18T17:54:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920 |
identifier_str_mv |
MONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1800306039035265024 |