A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montovani, Dirceu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920
Resumo: A pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização.
id UOES_5dd8b8cf029b817f97c2cdc86eb56c9b
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/920
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário DiocesanoThe management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesanGestão da EducaçãoFormação de PresbíterosSeminário DiocesanoCurrículoManagement of the EducationFormation of MinistersSeminary Diocesan and ResumeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização.The research had the intention to verify the occurred changes in the formation of the seminaristas, candidates to the priesthood catholic, in a seminary diocesan, through the verification of the occurred changes after Vatican Concílio II (1962-1965), that served of inspiration for a renewed presence in the society. For the reason it analyzed the proposal curricular and the changes suffered during the time to evidence its adequacy to the requirements of efficient the presbiteral formation. The institutions adjusted for this work of formation are the seminaries. The initial formation of the candidate to the priesthood passes for the Lesser Seminary, where it develop the studies of Ensino Médio and Propedêutico. The used methodology was quali-quantitative. The results collected through: questionnaires and interviews had favored the critical analysis theoretician-reflexive on the subject. The quantitative data had been transformed into tables to facilitate to the reading and interpretation of the data. The gotten results had indicated, that the changes must occur whenever to become necessary, so that the process teach-learning is more efficient and the preparation of the seminarista for the future sacerdotal exercise. In the reality of the evolution of the sacerdotal formation was emerged the proposal of renewal of the formative method given by the Vatican II. This formative method aims at a formation as form of inserted seminary in the everyday reality that answers to the requirement to form a priest, communion man . The aim of this work is to form priests who live and that form the people of God for the culture of the communion, the allotment, social justice. The aim of this work is to form the discovery of the joy of living the communion as an accomplishment way.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoFerri, Lúcia Maria Gomes CorreaCPF:72686634804http://lattes.cnpq.br/0782110237768691Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Reis, Cláudio Edward dosCPF:06305716890http://lattes.cnpq.br/0452490121292795Montovani, Dirceu2016-07-18T17:54:24Z2007-09-242007-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:45Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan
title A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
spellingShingle A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
Montovani, Dirceu
Gestão da Educação
Formação de Presbíteros
Seminário Diocesano
Currículo
Management of the Education
Formation of Ministers
Seminary Diocesan and Resume
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
title_full A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
title_fullStr A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
title_full_unstemmed A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
title_sort A gestão da educação dos presbíteros: a experiência de formação num Seminário Diocesano
author Montovani, Dirceu
author_facet Montovani, Dirceu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
CPF:72686634804
http://lattes.cnpq.br/0782110237768691
Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Reis, Cláudio Edward dos
CPF:06305716890
http://lattes.cnpq.br/0452490121292795
dc.contributor.author.fl_str_mv Montovani, Dirceu
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Educação
Formação de Presbíteros
Seminário Diocesano
Currículo
Management of the Education
Formation of Ministers
Seminary Diocesan and Resume
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão da Educação
Formação de Presbíteros
Seminário Diocesano
Currículo
Management of the Education
Formation of Ministers
Seminary Diocesan and Resume
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa teve a intenção de verificar as mudanças ocorridas na formação dos seminaristas, candidatos ao sacerdócio católico, num seminário diocesano, através da verificação das mudanças ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que serviu de inspiração para uma renovada presença na sociedade. Para tanto foi analisada a proposta curricular e as mudanças sofridas nos decorrer do tempo para constatar sua adequação às exigências da formação presbiteral eficiente hoje. As instituições adequadas para este trabalho de formação são os seminários. A formação inicial do candidato ao sacerdócio passa pelo Seminário Menor, onde se realiza os estudos do Ensino Médio e Propedêutico. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Os resultados coletados através de: questionários e entrevistas favoreceram a análise teórico-reflexiva crítica sobre o tema. Os dados quantitativos foram transformados em tabelas para facilitar a leitura e interpretação dos dados. Os resultados obtidos indicaram, que as mudanças devem ocorrer sempre que se fizerem necessárias, para que o processo ensino-aprendizagem seja mais eficiente e a preparação do seminarista para o futuro exercício sacerdotal. Na realidade da evolução da formação sacerdotal emergiu a proposta de renovação do método formativo dado pelo Vaticano II. Este método formativo visa uma formação como forma de seminário inserido na realidade atual que responde à exigência de formar um sacerdote, homem de comunhão. Trata-se de formar sacerdotes que vivem e que formam o povo de Deus para a cultura da comunhão, da partilha, da justiça social. Trata-se de formar para a descoberta da alegria de viver a comunhão como modo de realização.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-24
2007-04-25
2016-07-18T17:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920
identifier_str_mv MONTOVANI, Dirceu. The management of the education of the ministers: the experience of formation in a seminary diocesan. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306039035265024