Universidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1352 |
Resumo: | Diante dos problemas ambientais causados pelo desenvolvimento humano, as instituições de ensino superior têm desempenhado um importante papel para a formação de recursos humanos capazes de mudar a realidade ambiental. O objetivo principal foi verificar os indicadores de ambientalização curricular dos cursos de Engenharia do UniSalesiano no campus da cidade de Araçatuba, São Paulo. Como metodologia, para as análises do PDI e dos PPCs de cinco cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Computação e Mecatrônica) foram realizadas por meio de um levantamento de natureza documental a partir da presença dos radicais: ambient*,sustent*, natur*, ecolog*, soc* e conserv*. Para quantificação dos radicais, utilizou-se a ferramenta “localizar” do editor de texto do Microsoft Word®. Todos os radicais avaliados foram encontrados nos documentos, com exceção da PPC do Eng. Mecatrônica, que não apresentou os radicais ecolog* e conserv*. O radical mais frequente foi o soc* seguido o radical ambiente* enquanto que os outros indicadores foram presentes em um menor número. Os resultados mostram que a preocupação ambiental está expressa no Projeto Pedagógico do Curso e em 12 dos Planos de Ensino. Portanto, a preocupação ambiental tem sido um aspecto presente nos documentos institucionais, embora poucas politicas pedagógicas tenham trazido essa preocupação transformada em diretrizes e práticas curriculares. Conclui-se que a UniSalesiano apresenta indícios de ambientalização no PDI e nas PPCs nos cursos de Engenharia, indicando que os documentos apresentam um baixo grau de ambientalização. |
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Universidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SPSustainable universities: curricular environmentalization in unisalesian engineering courses - Araçatuba / SPEducação ambientalEngenhariaEnsino superiorPreocupação ambientalSustentabilidadeEnvironmental educationEngineeringUniversity educationEnvironmental concernSustainabilityOUTROS::CIENCIASDiante dos problemas ambientais causados pelo desenvolvimento humano, as instituições de ensino superior têm desempenhado um importante papel para a formação de recursos humanos capazes de mudar a realidade ambiental. O objetivo principal foi verificar os indicadores de ambientalização curricular dos cursos de Engenharia do UniSalesiano no campus da cidade de Araçatuba, São Paulo. Como metodologia, para as análises do PDI e dos PPCs de cinco cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Computação e Mecatrônica) foram realizadas por meio de um levantamento de natureza documental a partir da presença dos radicais: ambient*,sustent*, natur*, ecolog*, soc* e conserv*. Para quantificação dos radicais, utilizou-se a ferramenta “localizar” do editor de texto do Microsoft Word®. Todos os radicais avaliados foram encontrados nos documentos, com exceção da PPC do Eng. Mecatrônica, que não apresentou os radicais ecolog* e conserv*. O radical mais frequente foi o soc* seguido o radical ambiente* enquanto que os outros indicadores foram presentes em um menor número. Os resultados mostram que a preocupação ambiental está expressa no Projeto Pedagógico do Curso e em 12 dos Planos de Ensino. Portanto, a preocupação ambiental tem sido um aspecto presente nos documentos institucionais, embora poucas politicas pedagógicas tenham trazido essa preocupação transformada em diretrizes e práticas curriculares. Conclui-se que a UniSalesiano apresenta indícios de ambientalização no PDI e nas PPCs nos cursos de Engenharia, indicando que os documentos apresentam um baixo grau de ambientalização.Faced with environmental problems caused by human development, higher education institutions have played an important role in the formation of human resources capable of changing environmental reality. The main objective to verify the curricular environmentalization indicators of the UniSalesiano Engineering courses at the campus of the city of Araçatuba, São Paulo. As a methodology, the PDI and PPCs analyzes of five Engineering courses (Civil, Mechanical, Electrical, Computing and Mechatronics) were performed through a documentary survey based on the presence of the radicals: ambient *, sust *, natur *, ecolog *, soc * and conserv *. To quantify the radicals, we used the "find" tool of the Microsoft Word® text editor. All evaluated radicals were found in the documents, except for the Mechatronic Eng. PPC, which did not present the ecolog * and conserv * radicals. The most frequent radical was soc * followed by the ambient radical * while the other indicators were present in a smaller number. The results show that the environmental concern is expressed in the Pedagogical Project of the Course and in 12 of the Teaching Plans. Therefore, environmental concern has been an aspect present in institutional documents, although few pedagogical policies have brought this concern transformed into guidelines and curricular practices. It is concluded that UniSalesiano presents evidence of environmentalization in the PDI and PPCs in Engineering courses, indicating that the documents have a low degree of environmentalization.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento RegionalBrasilUNOESTEMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento RegionalBertolli, Suzana Chiarihttp://lattes.cnpq.br/0027401311996919Uliana, Maíra Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0002-2794-0217http://lattes.cnpq.br/7335993135052889Arana, Alba Regina Azevedohttps://orcid.org/0000-0001-8995-4449http://lattes.cnpq.br/1931029698985787Negreiros, Natália Felixhttp://lattes.cnpq.br/3086420642087602PINCERATO, Giuliano Mikael Tonelo2021-07-06T17:38:00Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINCERATO, Giuliano Mikael Tonelo. Universidades sustentáveis: ambientalização curricular nos cursos de engenharia do Unisalesiano – Araçatuba/SP. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1352porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2021-07-07T04:01:33Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2021-07-07T04:01:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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