Escola Parque: Educação Ambiental na Região do Parque Nacional do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbado, Norma
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/961
Resumo: O Parque Nacional do Iguaçu abriga enorme riqueza de espécies da fauna e da flora de uma floresta que praticamente desapareceu. É o maior parque nacional da Mata Atlântica e está encravado numa área intensamente ocupada do Sudoeste do Paraná. Hoje é uma área sob constante ameaça. Em busca de minimizar alguns problemas ambientais como a caça e a pesca predatória, a extração ilegal do palmito, doenças dos animais silvestres devido à alimentação indevida recebida pelos turistas, discussões a respeito do fechamento do Caminho do Colono, lixo encontrado em locais indevidos, atropelamento de animais por automóveis dentro e no entorno do Parque Nacional do Iguaçu, o surgimento de plantas exóticas no local, uso de agrotóxicos na região de entorno do Parque Nacional do Iguaçu, foram criados vários programas de Educação Ambiental através da Escola Parque, situada no interior do parque. Tal escola atende diariamente pessoas da comunidade local e também de outros municípios para um trabalho de sensibilização a respeito da importância da preservação da Unidade de Conservação. Na Escola Parque também são ministrados cursos para monitores ambientais e professores dos municípios de entorno ao Parque para que possam trabalhar com projetos de Educação Ambiental. O estudo de caso apresentado nesta pesquisa usa o método qualitativo, com o objetivo de realizar um diagnóstico dos trabalhos da Escola Parque, seguido de uma análise crítica das ações e programas da mesma, através dos resultados obtidos por entrevistas e questionários aplicados aos envolvidos no processo educativo da mesma. Observa-se que os resultados do trabalho da Escola Parque têm sido excelentes, mas que, ainda podem evoluir, contribuindo ainda mais para a preservação, garantindo um futuro melhor para atual e, também, para futuras gerações. Espera-se, portanto, que esta pesquisa colabore para a evolução dos trabalhos da Escola Parque, que desempenhe seu papel como fonte de inspiração e referência para os próximos passos e planos, levando a sociedade a entender o seu papel e a sua responsabilidade nesse processo.
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Em busca de minimizar alguns problemas ambientais como a caça e a pesca predatória, a extração ilegal do palmito, doenças dos animais silvestres devido à alimentação indevida recebida pelos turistas, discussões a respeito do fechamento do Caminho do Colono, lixo encontrado em locais indevidos, atropelamento de animais por automóveis dentro e no entorno do Parque Nacional do Iguaçu, o surgimento de plantas exóticas no local, uso de agrotóxicos na região de entorno do Parque Nacional do Iguaçu, foram criados vários programas de Educação Ambiental através da Escola Parque, situada no interior do parque. Tal escola atende diariamente pessoas da comunidade local e também de outros municípios para um trabalho de sensibilização a respeito da importância da preservação da Unidade de Conservação. Na Escola Parque também são ministrados cursos para monitores ambientais e professores dos municípios de entorno ao Parque para que possam trabalhar com projetos de Educação Ambiental. O estudo de caso apresentado nesta pesquisa usa o método qualitativo, com o objetivo de realizar um diagnóstico dos trabalhos da Escola Parque, seguido de uma análise crítica das ações e programas da mesma, através dos resultados obtidos por entrevistas e questionários aplicados aos envolvidos no processo educativo da mesma. Observa-se que os resultados do trabalho da Escola Parque têm sido excelentes, mas que, ainda podem evoluir, contribuindo ainda mais para a preservação, garantindo um futuro melhor para atual e, também, para futuras gerações. Espera-se, portanto, que esta pesquisa colabore para a evolução dos trabalhos da Escola Parque, que desempenhe seu papel como fonte de inspiração e referência para os próximos passos e planos, levando a sociedade a entender o seu papel e a sua responsabilidade nesse processo.The Iguassu National Park holds enormous richness of species of fauna and flora of a forest that has practically disappeared. It is the largest National Park of Atlantic forest and it is located in an intensely crowded region in the southwestern part of Paraná. This area is today under constant threat. Aiming to minimize some of the environmental problems such as uncontrolled hunting and fishing, the illegal extraction of heart of palm, wild animals sicknesses due to feeding them improperly practiced by the tourists, discussions on closing Caminho do Colono, garbage found in inappropriate places, animals being run over on the road in and around the Iguassu National Park, The coming of exotic plants in the area, The use of fertilizers in and around The Iguassu National Park, various environmental and educational programs have been created through Parque School, located inside the park. That school works with community people every day as well as people from other cities, increasing their sensitvity concerning the importance to preserve the Conservation Unit. Parque School also offers courses for environmental agents and teachers who live around the park so that they become able to work with projects of environmental education. The study of case presented in this research uses the qualitative method, with the aim of performing a diagnostic of the Parque School,jobs, followed by a critical analysis of the actions and programs performed by it, through the results obtained in polls and questionnaires answered by the people involved in the process of educating. It is observed that the results of the school work have been excellent, however, they can still be improved, contributing even more to the preservation, therefore assuring a better future for the present and later generations. It is expected that the research helps improve the Parque School jobs, and that it performs its role and serves as inspiration and reference for the next steps and plans, leading the society to understand their role and responsibility in this process.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBertan, LevinoCPF:00363162968http://lattes.cnpq.br/2769738085234668Capelo, Maria Regina ClivatiCPF:19044127934http://lattes.cnpq.br/5590048838322287Leal, Antonio CezarCPF:06316223811http://lattes.cnpq.br/0761968373272452Barbado, Norma2016-07-18T17:54:28Z2008-09-242008-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBADO, Norma. School Park: environmental education in the region of the Iguassu National Park. 2008. 176 f. 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